Massoterapia: o que é, como funciona e benefícios para o corpo e mente

A massoterapia é uma excelente opção para quem sofre com dores musculares, tensões e estresse, mas engana-se quem acredita que os seus benefícios são apenas esses.

Conteúdos

Após um dia corrido e/ou estressante, uma massagem é sempre bem-vinda, não é mesmo? A massoterapia é uma excelente opção para quem sofre com dores musculares, tensões e estresse, mas engana-se quem acredita que os seus benefícios são apenas esses. 

A massoterapia pode, inclusive, auxiliar tratamentos de doenças crônicas e prevenir quadros de patologias graves. Não à toa, suas técnicas manuais são difundidas há séculos em diferentes culturas.  

Se você acha que as massagens servem apenas para relaxar, então continue lendo este artigo. Você vai se surpreender com o poder da massoterapia.

O que é massoterapia?  

A massoterapia consiste em técnicas de manipulação corporal, feitas manualmente por um profissional, que:

  • melhoram a saúde;
  • promovem o equilíbrio corporal e energético;
  • oferecem uma sensação geral de bem-estar.

Através do toque em regiões estratégicas do corpo, o massoterapeuta consegue trabalhar pontos de dor física e mental de cada pessoa.  

Normalmente, a sessão de massoterapia é feita apenas com o uso das mãos, sem a necessidade de um aparelho mecânico. Para aumentar os benefícios, podem ser usados plantas medicinais, óleos essenciais, óleos corporais, esfoliantes e aromas. Tudo vai depender da necessidade de cada paciente.  

Massoterapia: como funciona e quais são os tipos existentes?  

A massoterapia funciona por meio do toque em pontos específicos do corpo e da conexão entre o físico e o mental. 

Durante a sessão, o massoterapeuta vai identificar os pontos-chaves do seu corpo que atendam a sua necessidade e, então, vai utilizar diferentes técnicas manuais para devolver o alívio e o equilíbrio. O importante é sempre buscar um profissional de qualidade e conversar com ele sobre as suas dores e as opções disponíveis.  

Diferente das massagens tradicionais, na massoterapia existem tipos diversos que se adequam aos objetivos e características de cada pessoa. Abaixo, confira alguns tipos existentes de massoterapia:  

Massagem terapêutica

Responsável pelo equilíbrio entre corpo, mente e energia. Sua intenção é eliminar atrofias, atuar no tratamento das dores, contusões musculares e atuar como uma forma de prevenção. Ela também ajuda a desintoxicar o organismo e estimula o relaxamento e a paciência.  

Massagem relaxante

Atua no combate ao estresse, à ansiedade, à depressão e outras patologias. Através do toque, busca o relaxamento físico e mental. Também é indicada para quem sofre com insônia, enxaquecas e bloqueios emocionais.  

Massagem estética

Pode ser facial ou corporal. É uma ótima opção para quem quer perder medidas e fazer a manutenção do peso. Atua como um complemento ao tratamento tradicional com dietas e exercícios físicos.  

Drenagem linfática 

Ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo, melhora a circulação sanguínea, combate a celulite e diminui o inchaço corporal.  

Shiatsu

Em português, a palavra japonesa “shiatsu” significa pressão com os dedos. Sem o uso de qualquer aparelho, o massoterapeuta usa os dedos para pressionar polegares, palmas das mãos e outros pontos do corpo. Ajuda a corrigir o mau funcionamento do organismo e a promover a saúde.  

Reflexologia podal 

Os nossos pés contêm mais de 70 mil terminações nervosas que estão ligadas a diferentes órgãos do nosso corpo. Os estímulos terapêuticos nessa região refletem em melhorias em todo o organismo.  

Para quem é indicado a massoterapia?  

Todas as pessoas podem se beneficiar das vantagens da massoterapia. A prática é indicada, principalmente, para quem sofre com constantes dores nas:

  • costas;
  • pescoço;
  • dor de cabeça;
  • insônia;
  • lesões musculares;
  • tensões. 

Para pessoas que se sentem constantemente estressadas e vivem uma rotina agitada, também são indicadas a experimentar a massoterapia. Gestantes, idosos e indivíduos com alguma doença devem conversar com o profissional antes da sessão para que a massagem seja feita com cuidado e precaução.  

 

A massoterapia também uma ótima aliada no tratamento de dores. Leia também —  Dores articulares: as principais causas e os melhores tratamentos para você!

 

Para quem sofre com transtorno de ansiedade e/ou depressão, a massagem terapêutica pode funcionar como um complemento ao tratamento convencional. Isso porque ela estimula o relaxamento e a liberação de toxinas benéficas, como os hormônios do prazer e do bem-estar.  

Massoterapia: benefícios para o corpo e mente  

Agora que você já sabe o que é massoterapia, como funciona e para quem é mais indicada, está na hora de saber como as massagens agem no corpo. 

De forma geral, elas desfazem os nódulos de tensão muscular e estimulam a circulação sanguínea, o que promove maior relaxamento e sensação geral de bem-estar. Além disso, a massoterapia estimula o cérebro a liberar substâncias relacionadas ao bem-estar e ao prazer.  

Abaixo, confira todos os benefícios da massagem terapêutica:

  • alívio do estresse;
  • relaxamento muscular; 
  • sensação geral de bem-estar; 
  • potencializa o sistema imunológico; 
  • alívio de dores e tensões;  
  • melhora da circulação sanguínea. 

Para experimentar a massoterapia, procure por um local especializado e um profissional de confiança. 

O Rituaali atua há mais de quatro anos com a Medicina Preventiva e a Medicina do Estilo de Vida, tendo a massoterapia como um dos seus principais tratamentos.

Através de técnicas adequadas e profissionais experientes, a nossa massagem terapêutica promove maior saúde em todos os seus hóspedes.  

Quer saber mais? Fale com uma de nossas especialistas! Elas podem tirar suas dúvidas sobre nossos programas e estadias bem! Faça sua pré-reserva e espere o contato!

Assinar o Viva Rituaali

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.