O boom das fragrâncias

boom das fragrâncias

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Em 2024, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Circana, fragrâncias foram a categoria de beleza com crescimento mais rápido, tanto em prestígio quanto em massa, com alta de 12% e 9%, respectivamente. Seguindo o movimento “fraghead”, que é um termo que descreve uma pessoa que é apaixonada por fragrâncias, tanto no sentido de apreciá-las como de colecionar, no TikTok, onde termos relacionados a fragrâncias foram visualizados bilhões e bilhões de vezes, garotos que compravam colônias caras entraram no bate-papo sobre fragrâncias no ano passado. Vai pegar? Já pegou! 

Segundo a Beauty Independent, as fragrâncias tornaram-se a segunda maior categoria, depois de maquiagem, respondendo por 28% das vendas. Andrea Lisbona, fundadora e CEO da Touchland, uma marca que se tornou um símbolo de status para adolescentes, que viu suas receitas dispararem de US$ 15,9 milhões em 2022 para mais de US$ 100 milhões em 2024, sugere que os jovens “sellmaxxers” não abandonarão sua adoração por aromas tão cedo. 

Lisbona foi acompanhada por Tanya Gonzalez, cofundadora da Harris’s Eauso Vert, e Maesa diretor de marca Oshiya Savur para o webinar. “Estamos descobrindo as fragrâncias cada vez mais cedo. Não acho que eu fosse uma especialista, pois vejo hoje em dia as gerações mais jovens tão entusiasmadas em aprender sobre fragrâncias, então elas vieram para ficar”, diz Lisbona. “Todas as indústrias passam por ciclos, porque é esperado, mas existe essa conexão real, emoção e autoexpressão, e as pessoas agora têm acesso a mais informações, e há muitas marcas e oportunidades.”

Mas para manter os consumidores inconstantes em um mercado de fragrâncias que já experimentou muitas fragrâncias novas de marcas tão diferentes quanto a marca de cuidados com a pele de luxo, as empresas precisam ficar à frente da curva — elas estão fazendo isso experimentando inteligência artificial, investindo em vários formatos de produtos, de óleos a perfumes sólidos, firmando colaborações atraentes e cultivando laços estreitos com suas comunidades.

O Negócio da Fragrância 

As fragrâncias são particularmente sazonais e voltadas para ocasiões especiais. Para quem não sabe, a categoria de fragrâncias foi transformada pelo e-commerce, que até pouco tempo era considerado apenas um veículo para reabastecimento em uma categoria baseada no olfato para descoberta. O TikTok, a explosão do e-commerce durante a pandemia e a ascensão de formatos de perfumes mais baratos.

Segundo dados da Circana de 2023, os consumidores da geração Z usam fragrâncias pelo menos três vezes por semana e são mais propensos do que os consumidores de outras gerações a comprar fragrâncias para si mesmos várias vezes por ano. Esses hábitos de compra se adequam à tendência de ter um conjunto de fragrâncias que alternam entre si, em vez de se ater a uma fragrância característica por um longo período.

“Antigamente, as pessoas escolhiam sua fragrância característica, e essa era sua identidade”, disse Harris. “As pessoas agora estão montando seus guarda-roupas de fragrâncias e usando fragrâncias diferentes de acordo com seu humor. O PerfumeTok está bombando com as pessoas compartilhando suas ideias e combinações.”

Comunidades apaixonadas por fragrâncias têm impulsionado a conscientização online.

Fundada em 2023, a Fine’ry revolucionou a categoria de fragrâncias no varejo de massa com seu marketing inteligente e expertise digital. A marca é exclusiva da Target e inclui perfumes, body mists e velas perfumadas com preços de US$ 10,99 a US$ 36,99. Em paralelo ao lançamento de uma linha masculina no ano passado, a empresa firmou uma parceria com a Roblox para alcançar os gamers e utiliza IA generativa para seu conteúdo de marca por uma fração do custo da fotografia tradicional. “Abrimos a categoria no mercado de massa”, disse Savur, da Fine’ry, acrescentando: “Queremos que esta marca seja disruptiva, e por isso, entramos em todos os lugares onde a disrupção e as fragrâncias ainda não existiam. Compras online, por exemplo, mídias sociais, por exemplo, conteúdo… Dissemos que experiências digitais são como construir o superpoder desta marca à medida que ela ganha vida.”

A Touchland sabe muito bem como desafiar o status quo. Lançada nos Estados Unidos em 2018, a marca elevou o nível dos higienizadores para as mãos ao unir aromas desenvolvidos com a Givaudan, fornecedora de ingredientes para perfumes, a ingredientes para cuidados com a pele como niacinamida e ácido hialurônico e embalagens elegantes inspiradas na Apple. Em vez de farmácias e supermercados, optou pela distribuição de prestígio, focando em varejistas de prestígio como Sephora, Bloomingdale’s e Ulta Beauty.

Para quem quer começar a entrar no mercado, a dica é concentrar-se em três áreas ao avaliar o que se deve embarcar em uma nova categoria de produtos: design, ingredientes para cuidados com a pele e fragrâncias. No mês passado, expandiu sua seleção para névoas de fragrâncias para cabelo e corpo de US$ 20, incorporando tecnologias de aroma destinadas a eliminar odores e melhorar o humor do usuário. “A fragrância impulsiona o uso. Se você quer ter sucesso no mundo das fragrâncias, é muito importante ter um DNA de fragrância que o torne único”.

O Rituaali tem seu cheiro próprio

Seguindo essa tendência, o Rituaali vem conquistando seu espaço ao integrar fragrâncias cuidadosamente elaboradas em seu portfólio de bem-estar. Seus Sabonetes em Gel, nas versões Gold e Silver, oferecem uma experiência sensorial que vai além da limpeza. A fragrância Gold traz notas envolventes, quentes e sofisticadas, que evocam conforto e elegância. Já a versão Silver aposta em acordes frescos e revigorantes, ideais para momentos de renovação e vitalidade. O aroma permanece suavemente na pele, transformando o cuidado diário em um ritual de prazer e presença.

O Difusor de Aromas Rituaali traduz a essência do equilíbrio e da serenidade. Suas fragrâncias exclusivas foram desenvolvidas para transformar ambientes com sofisticação, criando atmosferas acolhedoras e memoráveis. Com notas que inspiram relaxamento, foco e bem-estar, os difusores Gold e Silver são um convite a viver o presente com leveza. Uma extensão sensorial do universo Rituaali — onde fragrância, design e propósito se encontram para oferecer um bem-estar profundo e duradouro.

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