Pilates: saiba como ele ajuda no tratamento das dores nas costas

Você sofre com dores nas costas? O pilates pode ser um grande aliado! Descubra de que forma a atividade pode aliviar o incômodo e melhorar a postura.

Conteúdos

No último mês, você tem praticado pilates para ajudar nas dores nas costas? Se sim, quantas vezes? As dores na coluna têm sido uma queixa recorrente entre as pessoas na sociedade moderna. Em muitos casos, esse problema é resultado de vícios posturais, patologias e da falta de atividades físicas.

Para quem sofre com isso, o pilates para coluna é um método eficiente para aliviar ou até mesmo eliminar as incômodas dores nessa região.

pilates

Por que o pilates ajuda nas dores nas costas?

O pilates se baseia na realização de um programa de exercícios que compreende todo um trabalho de conscientização corporal por meio da prática física. A maioria das atividades contribui para o fortalecimento dos músculos que dão suporte para a coluna, facilitando o entendimento do que realmente é uma postura correta.

Como funciona o pilates para coluna?

Quando utilizado para tratar a dor na coluna, o pilates se divide em três pontos essenciais. Em primeiro lugar, é feita a contrologia que foca no controle consciente de todos os músculos do corpo. Nessa fase, você deve realizar atividades que utilizam os músculos abdominais para diminuir as dores e, simultaneamente, melhorar o seu condicionamento físico.

O segundo ponto trabalhado é a respiração, que é feita pelo abdômen, tendo como finalidade despertar as células do corpo e efetuar o descarte dos detritos que estão relacionados à fadiga. O paciente inspira durante a preparação do exercício e expira na realização dos movimentos.

Também é trabalhada a concentração, que é a capacidade de focar a mente e o corpo para que a atividade física seja cumprida da melhor forma possível, mas sem deixar de respeitar os limites de dor.

Quais são os benefícios da prática de pilates?

Os princípios do pilates ajudam a recuperar a saúde da coluna, atuam na reabilitação de lesões e promovem a melhora do alinhamento postural, aliviando as dores e corrigindo os problemas de postura. 

Além disso, ele também consegue corrigir a postura por meio dos exercícios de alongamento, aumenta a flexibilidade, fortalece os músculos de maneira completa, melhora a coordenação motora — nada de levar tombos por aí, viu? — e previne contra fraturas osteoporóticas. 

Por todos esses benefícios, o pilates é indicado para todas as fases da vida, inclusive na terceira idade, fase em que temos a maior perda de massa óssea. 

E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Referência:

  • https://www.tuasaude.com/dor-nas-costas-pode-ser-causada-por-ma-postura/#:~:text=A%20m%C3%A1%20postura%20pode%20causar,retifica%C3%A7%C3%A3o%20da%20coluna%2C%20por%20exemplo.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.