Não se engane. Você e sua equipe podem estar mais próximos de um Burnout do que imaginam — e as consequências podem ser gravíssimas!
Relacionamentos, carreiras, faturamento, lucro e, principalmente, a saúde individual podem ficar em ruínas.
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema.
Com ele, estresse e esgotamento físico surgem como resultado de situações de trabalho desgastante que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
A principal causa da doença é justamente… o excesso de trabalho.
De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome.
Um estudo da International Stress Management Association (Isma) revela que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados, superando apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema.
Nos últimos anos, o burnout tornou-se uma verdadeira epidemia silenciosa em muitos ambientes profissionais modernos e tem devastado a saúde mental e física de milhões de pessoas em todo o mundo.
Diante desse cenário, você, líder, precisa estar muito atento. Sua equipe pode estar em risco hoje. E se você é um executivo ou outro profissional, você também pode ser uma vítima.
Quando os membros de uma equipe estão sobrecarregados e exaustos, a capacidade de desempenhar bem no trabalho é comprometida.
Isso pode levar a erros, conflitos e uma diminuição geral na qualidade do trabalho — problemas com um potencial gigante de prejudicar os resultados e a reputação da organização.
Além disso, como líderes, também corremos o risco de sofrer de burnout se não abordarmos esses problemas de frente. Começa em nós o dever de estar atento aos sinais de estresse e sobrecarga e tomar medidas proativas para prevenir e mitigar os efeitos do burnout.
Não percamos de vista que: “O maior capital de uma empresa é o capital humano. E precisamos investir nesse capital!”
Se você desconfia que o burnout está batendo à porta, aja imediatamente. Procure apoio profissional e implemente medidas para reduzir o estresse e promover o autocuidado entre seus colaboradores.
A saúde de sua organização agradece!
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