Alerta aos Líderes Corporativos: esta epidemia silenciosa pode devastar a saúde de sua equipe

Síndrome do Esgotamento Profissional

Conteúdos

Não se engane. Você e sua equipe podem estar mais próximos de um Burnout do que imaginam — e as consequências podem ser gravíssimas!

Relacionamentos, carreiras, faturamento, lucro e, principalmente, a saúde individual podem ficar em ruínas.

Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema.

Com ele, estresse e esgotamento físico surgem como resultado de situações de trabalho desgastante que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente… o excesso de trabalho.

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome.

Um estudo da International Stress Management Association (Isma) revela que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados, superando apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema.

Nos últimos anos, o burnout tornou-se uma verdadeira epidemia silenciosa em muitos ambientes profissionais modernos e tem devastado a saúde mental e física de milhões de pessoas em todo o mundo.

Diante desse cenário, você, líder, precisa estar muito atento. Sua equipe pode estar em risco hoje. E se você é um executivo ou outro profissional, você também pode ser uma vítima.

Quando os membros de uma equipe estão sobrecarregados e exaustos, a capacidade de desempenhar bem no trabalho é comprometida.

Isso pode levar a erros, conflitos e uma diminuição geral na qualidade do trabalho — problemas com um potencial gigante de prejudicar os resultados e a reputação da organização.

Além disso, como líderes, também corremos o risco de sofrer de burnout se não abordarmos esses problemas de frente. Começa em nós o dever de estar atento aos sinais de estresse e sobrecarga e tomar medidas proativas para prevenir e mitigar os efeitos do burnout.

Não percamos de vista que: “O maior capital de uma empresa é o capital humano. E precisamos investir nesse capital!”

Se você desconfia que o burnout está batendo à porta, aja imediatamente. Procure apoio profissional e implemente medidas para reduzir o estresse e promover o autocuidado entre seus colaboradores.

A saúde de sua organização agradece!

_______________________________________________________

Para ajudar você e sua equipe, nós do Rituaali Clínica & Spa, criamos o “Rituaali Corporativo” , um programa cuidadosamente planejado para atender às necessidades de saúde e bem-estar de seu corpo de colaboradores. Para saber mais sobre este programa de primeiro mundo capaz de blindar a saúde do seu corporativo, basta tocar neste link.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.