Terapias alternativas — da meditação à geoterapia. Saiba porquê considerá-las!

Terapias alternativas, terapias naturais, tratamentos alternativos ou Práticas Integrativas e Complementares em Saúde… Por quê você precisa conhecê-las?

Conteúdos

Você já ouviu falar de terapias alternativas? Talvez você não saiba, mas elas podem contribuir bastante para sua saúde e qualidade de vida.

Existem várias, algumas até mesmo milenares e você pode sim colocar algumas delas em prática no seu dia a dia. Neste artigo vamos explicar o que elas são e quais benefícios podem trazer para a sua vida. Confira!

O que são terapias alternativas?

As terapias alternativas, ou naturais, também conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), são sistemas terapêuticos que usam recursos da natureza para promover a saúde, prevenir e tratar doenças.

Essas terapias usam métodos que não agridem o organismo, sendo assim, têm como objetivo tratar de forma integrativa e complementar a saúde do indivíduo. Elas são divididas em três tipos: terapia corporal, terapia mental e terapia vibracional.

A terapia corporal é a mais conhecida e engloba a fitoterapia, a acupuntura, a massagem, a shiatsu, a drenagem linfática, o ayurveda, o exercício postural, o yoga, o tai chi e a osteopatia.

A terapia mental inclui a meditação, o mindfulness, a hipnose, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia de regressão e a terapia da fala.

E a terapia vibracional por sua vez abarca a aromaterapia, a geoterapia, o uso de florais, o reiki, o cristaloterapia, o feng shui, a homeopatia e a musicoterapia.

De modo geral as terapias alternativas como recurso terapêutico não só ajudam a combater doenças como a hipertensão, estresse, dores e depressão como também trazem os seguintes benefícios:

  • Bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional
  • Autoconhecimento, com benefícios para autoestima
  • Alívio de dores físicas
  • Melhora a disposição física e emocional
  • Alívio de ansiedade e estresse
  • Tranquilidade emocional, que leva o indivíduo a agir e lidar melhor com as dificuldades
  • Harmoniza e equilibra respiração

As vantagens dessas terapias são comprovadamente benéficas, algumas até mesmo são milenares. No decorrer do texto você irá entender.

Quais são as principais terapias alternativas?

As terapias naturais têm vários benefícios para a saúde, pois são uma forma de autocuidado e auxiliam na prevenção e tratamento de doenças. A seguir, conheça algumas delas!

Fitoterapia

A fitoterapia usa plantas e seus derivados para tratar diversos problemas de saúde. Ela também estimula o sistema imunológico e ajuda a desintoxicar o organismo.

É uma técnica milenar que nasceu na China há 3000 anos atrás quando o imperador Cho-Chin-Kei, descreveu propriedades terapêuticas para a cânfora e o ginseng.

Meditação

A meditação é excelente para o bem-estar emocional e mental, pois ajuda a promover o relaxamento e o equilíbrio do corpo e da mente.

Hidroterapia

A hidroterapia é o uso da água como terapia para a promoção da saúde e tratamento de doenças. Isso inclui várias técnicas, como banhos, chuveiros, imersões em piscinas terapêuticas, entre outras.

Aromaterapia

A aromaterapia é uma terapia alternativa que usa óleos essenciais para tratar problemas físicos e emocionais.

Geoterapia

A geoterapia é uma terapia que usa minerais para tratar problemas de saúde. Seu próprio nome já esclarece, “geo” (terra) + terapia, podendo ser usado frutos da terra como barro, rochas, cristais e até mesmo banhos de argila.

 

Você pode aprender um pouco mais sobre essa técnica nesse nosso artigo aqui Conheça a geoterapia e se apaixone por esse tratamento!

Inclusive falamos sobre as propriedades medicinais de cada tipo de argila nele!

 

Florais

E o uso de florais também é muito utilizado para tratar problemas emocionais e ajudar a equilibrar o sistema energético.

Cada uma tem seus benefícios específicos para saúde, e quando usadas em conjunto, elas podem ajudar a promover o bem-estar físico, mental e emocional. Portanto, as terapias naturais podem ser excelentes alternativas para o tratamento e cuidado da saúde.

Massoterapia

A massoterapia nada mais é do que uma terapia que envolve o uso de técnicas manuais para aliviar dores musculares e outros problemas de saúde.

No Rituaali temos uma cartela de serviços que visam o reequilíbrio físico e emocional dos hóspedes como massagem craniana, drenagem linfática, massagem com pedras quentes, entre outros.

Aqui investimos não só em infraestrutura mas também em produtos e serviços que possam equilibrar a mente, corpo e espírito dos nossos hóspedes.

Quer saber mais? Faça sua pré-reserva e fale com uma de nossas especialistas!

 

Viva com utm

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.