4 benefícios do banho de argila para a sua saúde e beleza

Conteúdos

A rotina acelerada e o estresse têm levado as pessoas a buscarem na natureza formas para cuidar da saúde do corpo e da mente.

Assim, o uso milenar da geoterapia como tratamento medicinal e estético deu origem ao banho de argila.

Ficou interessado em saber o que é e como funciona o processo terapêutico do banho de argila? Continue lendo para entender melhor o tratamento e conferir os 4 benefícios dessa prática em sua vida!

Conceito de geoterapia

Antes de entender como funciona o banho de argila é importante saber de onde surgiu essa prática. A geoterapia é uma técnica que busca a cura baseada nas energias e forças da terra, utilizando principalmente minerais como recurso medicinal.

O banho de argila

No ocidente, o mineral mais utilizado é a argila. Encontrado nas rochas sedimentares, de grãos finíssimos de silicatos de alumínio, ele resulta em propriedades e tonalidades diferentes, além de favorecer o uso terapêutico.

Existem diversos tipos e cores de argilas, sendo os principais:

  • argila verde — pH neutro, rico em sílica, cálcio, alumínio e magnésio;
  • argila branca — pH próximo ao da pele, rica em alumínio;
  • argila vermelha — rica em ferro, silício e cobre;
  • argila amarela — rica em alumínio, potássio, ferro e silício;
  • argila preta — rica em silicato de alumínio e de magnésio, óxidos de silício, zinco e ferro, carbonato de cálcio e de magnésio e enxofre;
  • argila cinza — rica em silício e alumínio;
  • argila roxa — rica em magnésio;
  • argila marrom ou castanha — rica em alumínio, silício, titânio e outros oligoelementos;
  • argila marinha — rica em minerais e extraída do fundo do mar;
  • argila laranja — rica em silício;
  • argila rosa — rica em ferro, resultante da mistura entre as argilas vermelha e branca.

Aqui, vale dizer que as lamas do rio Nilo, no Egito antigo, já eram consideradas eficazes nos cuidados estéticos, sendo um hábito as pessoas se banharem com frequência. Já na era primitiva, os animais recorriam à argila para, instintivamente, curar feridas e aliviar dores articulares.

Isso porque, a composição química da argila engloba elementos como:

  • alumínio, que tem ação cicatrizante;
  • ferro, atua na respiração celular e transferência de elétrons;
  • magnésio, fixa os íons do potássio e cálcio;
  • manganês, é anti-infeccioso, cicatrizante e antialérgico;
  • silício, reconstitui tecidos cutâneos;
  • sódio, faz a manutenção da hidratação e equilíbrio iônico das células cutâneas.

No contexto estético, a terapia com argila trata acnes, poros dilatados, oleosidade da pele, queda de cabelos, celulite, edemas, flacidez, envelhecimento precoce e muito mais!

Quando associada a outros elementos naturais, como óleos essenciais, ervas medicinais e água, seus efeitos podem ser imediatos, gerando uma agradável sensação para quem se submete a esse tratamento.

4 motivos para fazer do banho de argila uma prática regular

O banho de argila é definido de acordo com as necessidades de cada pessoa e promove diversos benefícios ao corpo.

Selecionamos 4 desses benefícios para explicar porque vale a pena incluir esse tratamento nos seus planos de cuidados naturais. Confira!

1. Ativação da circulação sanguínea

A argila tem ação rejuvenescedora, já que suas propriedades ativam a circulação sanguínea — o que faz com que os tecidos gerem menor incidência de flacidez e retarda o envelhecimento precoce da pele.

2. Diminuição da retenção de líquido

Com a circulação sanguínea funcionando corretamente, a retenção de líquido, que ocorre quando há acúmulo de água entre as células, tende a diminuir ou deixar de acontecer.

Ao se submeter a um tratamento recorrente você pode se ver livre daquela sensação incômoda de inchaço e peso acima da medida. Nas mulheres, durante o período menstrual, o banho de argila pode proporcionar um grande alívio.

3. Drenagem de gorduras localizadas

Rica em silício, magnésio e ferro, a argila promove ação tensora e descongestionante. Assim, o banho com esse mineral ajuda a eliminar celulites formadas pela saliência da gordura hipodérmica na pele.

4. Redução de inflamações

Por favorecer a circulação sanguínea, a argila promove maior desintoxicação e rapidez na cicatrização da pele — reduzindo inflamações, queimaduras e irritações.

Vale ressaltar que o banho de argila é recomendado para todas as pessoas que desejam ter uma pele saudável e manter a saúde em dia sem recorrer à química dos remédios alopáticos. Mas, é importante entender quando o tratamento terapêutico é suficiente e quando é necessário buscar ajuda médica.

No Rituaali, disponibilizamos diversas terapias que podem ser inclusas no pacote de hospedagem ou contratadas de forma avulsa. Nossa missão é, além das acomodações confortáveis, oferecer tratamentos que permitam aos nossos hóspedes saírem bem mais leves e felizes do que entraram.Quer saber mais sobre como o Rituaali pode ajudar com os cuidados da sua saúde? Visite o site e confira nosso portfólio completo de terapias!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.