Bebidas estimulantes: consumir para quê?

Você apela para o uso de bebidas estimulantes no dia a dia? Saiba os males que substâncias como café podem causar em sua saúde!

Conteúdos

Antes de mais nada, uma pergunta… Você consome bebidas estimulantes como o café e guaraná em pó com frequência? Mas, por quê? Se é para dar um gás durante as longas horas de trabalho vou dizer uma coisa: não precisa. 

Existem diversas outras alternativas saudáveis e naturais para ingerir no seu dia a dia. 

Neste artigo vamos explicar que existem outras formas de trabalhar sem tomar bebidas energéticas o tempo todo! Além disso, você entenderá o que o consumo excessivo pode acarretar e descobrir algumas soluções. Quer saber quais? Continue a leitura!

Bebidas estimulantes e seus males

Hoje é preciso tomar cada vez mais cuidado com a alimentação. Mesmo lendo aquelas letrinhas pequeninas nos rótulos existem algumas substâncias que passam despercebidas, mas fazem tão mal quanto. Uma delas é o café.

Quem não gosta daquele cafezinho em dias frios, ou precisa beber algo durante o trabalho? Ele aumenta a concentração e atua como termogênico. Contudo, apenas um café expresso contém, em média, 64 mg de cafeína. O que já é bastante coisa.

Aliás, segundo um estudo da USP publicado na revista “Clinical Nutrition”, mais do que 3 xícaras (720 ml) por dia já pode causar pressão alta em pessoas com predisposição

Se consumido diariamente e de forma descontrolada esse cafezinho inofensivo pode trazer algumas consequências desagradáveis como:

  • dor de cabeça;

  • irritabilidade;

  • gastrites e úlceras devido a produção de ácido clorídrico;

  • redução da oxigenação dos neurônios;

  • insônia;

  • confusão mental;

  • nervosismo e ansiedade;

  • ação diurética que leva a perda de minerais e vitaminas;

  • tremores musculares.

Ao tirar tais bebidas estimulantes da sua vida você diminui o estresse, a ansiedade, a insônia e ainda previne problemas psicológicos e estomacais como a gastrite e úlcera

Veja também: 5 razões para parar de tomar café hoje mesmo!

Dicas para tirar essas bebidas da sua vida

Faça exercícios físicos

Primeiramente, vale ressaltar que a prática do exercício físico é boa para diminuir o estresse e ansiedade, alguns dos fatores que nos fazem beber e nos alimentar de forma prejudicial. Portanto, dê adeus ao sedentarismo e se mexa!

Medite

Sob o mesmo ponto de vista, a meditação também é uma boa forma de melhorar o foco, a produtividade e a concentração sem precisar apelar para bebidas estimulantes. Pratique mindfulness uma vez por dia, de preferência pelas manhãs.

Substitua o café por chás naturais 

Por fim, uma boa maneira de tirar essas substâncias energéticas do seu dia a dia é ir substituindo ela aos poucos por chás naturais. Opções como camomila, alecrim, melissa e passiflora não só são boas opções como também acalmam.

Contudo, se procura uma opção que dê energia, uma sugestão é o chá-da-índia. Ele aumenta a disposição, foco e concentração, e o melhor, de forma natural. O café de milho também é uma boa alternativa.

Dessa forma, você perceberá que aquele cafezinho é só um mal hábito que a vida te trouxe e que você consegue se livrar dele de forma fácil. 

Neste artigo, explicamos que você não precisa consumir bebidas estimulantes como energéticos e café para se sentir bem. 

Afinal, viu como você não precisa tomar bebidas energéticas como o café para se sentir bem e produtivo, aproveite e confira esses 7 chás anti-inflamatórios que só vão te fazer bem!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.