O poder da dieta flexitariana

Conteúdos

“Onívoro”, “vegetariano” e “vegano” são termos comumente usados para indicar, respectivamente, pessoas que consomem uma variedade de alimentos, incluindo carne, apenas vegetais e nenhum produto de origem animal.

No entanto, existe outra filosofia alimentar menos conhecida, porém muito significativa que tem feito a cabeça de milhares de pessoas em todo o mundo…

O que é exatamente a dieta flexitariana? É uma abordagem equilibrada que incorpora um cardápio à base de plantas (plant-based) em sua rotina diária, enquanto ainda permite um espaço menor para alimentos de origem animal.

E qual seria o grande diferencial? Ao adotar uma dieta flexitariana, as pessoas podem experimentar uma série de vantagens, desde a redução do risco de doenças crônicas até a contribuição para a sustentabilidade global.

A ideia do flexitarianismo nasceu nos anos 1990 (em 1998, o dicionário de Oxford já incluiu o termo entre seus verbetes).

Obras como o best-seller The Flexitarian Diet (Dieta Vegetariana Flexível), da nutricionista estadunidense Dawn Jackson Blatner, ajudaram a disseminar o conceito.

Mas foi a partir de 2018/2019 que a discussão sobre a dieta flexitariana ganhoui força na comunidade científica, principalmente a partir de duas publicações de uma importante revista chamada The Lancet.

·        De acordo com Natuur & Milieu, em 2016, 67% dos holandeses eram flexitarianos. 

·        Em 2003, a American Dialect Society escolheu a palavra flexitariano como a palavra mais útil do ano. 

·       Em 2019, um grupo internacional afirmou que a adoção da dieta flexitariana “salvaria vidas, alimentaria 10 milhões de pessoas e tudo isto sem causar danos catastróficos ao planeta”.

Entusiastas têm defendido que a dieta flexitariana também oferece uma variedade de opções culinárias, incentivando a criatividade na cozinha e a descoberta de novos sabores e texturas.

Por fim, ao incorporar mais alimentos à base de plantas em suas refeições e reduzir o consumo de carne, os flexitarianos acreditam estar não apenas melhorando a própria saúde, mas também promovendo práticas alimentares mais sustentáveis.

Mas e você, o que acha dessa filosofia? Já tinha ouvido falar dm dieta flexitariana? 

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.