Plantas medicinais | Veja o que elas fazem e quais são elas!

imagem de um óleo essencial feito de plantas medicinais
Desde tempos antigos, a humanidade confia na sabedoria das plantas medicinais para curar doenças e promover o bem-estar. Exploramos como as terapias naturais, especialmente as baseadas em plantas, podem nos conduzir a uma jornada de saúde e equilíbrio, conectando corpo, mente e espírito com a natureza e o Criador.

Conteúdos

Desde tempos antigos a humanidade tem confiado na sabedoria das plantas medicinais para curar uma variedade de doenças e promover o bem estar.

Essa conexão com a natureza não apenas representa uma tradição enraizada em culturas de todo o mundo, mas também reflete a possibilidade de uma compreensão e comunicação espiritual profunda.

Somos naturalmente conduzidos ao natural, que nos revela lições para serem aplicadas na vida. É como se o encontro da criatura (ser humano) com a criação (natureza) nos aproximasse do Criador, promovendo equilíbrio, organização mental, física e espiritual.

Neste artigo vamos explorar o papel vital que as terapias naturais com ênfase nas plantas medicinais desempenham em nossa jornada em direção à saúde e equilíbrio.

plantas medicinais

Qual é a importância das plantas medicinais para nossa vida?

Desde os tempos mais remotos, os seres humanos têm recorrido às plantas para aliviar doenças e promover o bem estar físico e mental. A primeira referência escrita data-se de 2.800 a.C, antigos papiros egípcios datados de 200 a. C também descrevem o uso das plantas como remédio (1). No Brasil o uso das plantas medicinais como remédios tem influência das culturas africanas, europeias e indígenas (2).

Para muitas culturas antigas, as plantas não eram apenas fontes de remédios, mas também aliadas espirituais, capazes de facilitar a cura não apenas do corpo, mas também da mente.

O renascimento das terapias naturais e holísticas

Embora o advento da medicina moderna tenha trazido avanços notáveis, muitos estão redescobrindo as vantagens das terapias naturais.

O interesse renovado nas plantas medicinais, no uso da água de forma terapêutica, da respiração profunda em um ambiente de ar puro, da exposição equilibrada ao sol, dos elementos da terra e de alimentos naturais, como frutas, legumes e vegetais, expressam um desejo de reconectar-se com métodos de cura mais naturais e harmoniosos.

Hoje, um número crescente de pessoas está buscando alternativas naturais para tratar uma variedade de condições de saúde, desde problemas digestivos e insônia, até ansiedade e depressão. À medida que as pesquisas científicas continuam a validar o uso destas terapias naturais, mais e mais indivíduos estão se voltando para elas como complemento ou alternativa aos tratamentos convencionais.

A conscientização e adesão mais intensa na direção de um estilo de vida saudável também contribui com o aumento do interesse pelas terapias naturais.

Quais são as plantas medicinais mais populares?

O mundo das plantas medicinais é vasto e diversificado, oferecendo uma riqueza de opções para aqueles que procuram fortalecer sua saúde e bem estar. As plantas medicinais mais populares são:

Camomila: Conhecida por suas propriedades calmantes (3), ela é frequentemente usada para aliviar o estresse, promover o sono tranquilo, também possui propriedades digestivas (4) e anti-inflamatórias (5).

Melissa: Com um aroma suave e relaxante, ela é usada para acalmar, reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono (6).

Valeriana: Uma raiz poderosa, que também possui propriedades calmantes e sedativas, trata os sintomas de ansiedade generalizada e induz o sono (7).

Cúrcuma: Com suas propriedades anti-inflamatórias, essa raiz atua na melhora da dor e no alívio importante de inflamações em geral (8).

Gengibre: Reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e termogênica, o gengibre é frequentemente usado como remédio natural (9).

Espinheira Santa: Suas folhas em um processo de infusão são um excelente digestivo, usada no tratamento da gastrite (10).

A relação entre as plantas medicinais e a natureza

À medida que exploramos o mundo das plantas medicinais e das terapias naturais, é essencial lembrarmos que nossa relação com a natureza vai além do simples uso de seus recursos, é um chamado à sabedoria, para reconectar-nos, para proteger suas belezas e diversidade para as gerações futuras.

Ir para um local cheio de natureza é uma escolha comum, constante, quando se deseja desestressar, diminuir a ansiedade e curar de um Burnout. Chega a ser intuitivo e inerente à cura do corpo e da mente.

Ao estar em contato com o natural, o bem estar e alívio já podem ser sentidos. Isso acontece porque a natureza, nos conduz ao sobrenatural.

A natureza tem seu fluxo, ritmo, constância. O sol se põe e nasce; a grama cresce; a árvore se desenvolve, vive suas estações, dá frutos, folhas e morre; os pássaros cantam todos os dias nos mesmos horários, são intensos no inicio da manhã e no final do dia; as cachoeiras e rios seguem seu fluxo; o mar vem e vai produzindo seus sons. Todo esse movimento reflete uma ordem, uma sincronia de funcionamento.

Estar junto da natureza, coloca o nosso corpo e mente nessa frequência de ordem, o biorritmo se regula. Então, o que as demandas de estresse e sofrimento desregulam, a natureza ajuda a regular.

Há sabedoria maior do que essa em um processo de cura? Criatura com criação se encontram e refletem o Criador. Fica claro que a sabedoria das plantas não vem delas, mas de um Ser que as planejou cuidadosamente.

Lições de sabedoria extraídas das plantas medicinais

Podemos encontrar na natureza, várias lições que se assemelham a vida humana e podem ser aplicadas em um contexto de reflexão que leva a cura.

A lavanda (Lavandula spp.) é uma espécie aromática, medicinal e ornamental da família Lamiaceae cultivada em diferentes regiões do mundo para a produção de óleo essencial obtido de folhas e inflorescências.

No entanto ela, assim como todas as outras plantas, precisa de uma condição adequada de cultivo para que se desenvolva bem e mais do que isso, para que cumpra todas as suas funções. A Lavanda francesa por exemplo, é conhecida por seu alto teor de Linalol, princípio ativo que promove relaxamento, diminuição da ansiedade e indução do sono (11).

Isso se dá porque na França, as condições de cultivo possibilitam o crescimento das glândulas que acumulam ou secretam óleos presentes nas células da epiderme das folhas, sendo este o Linalol.

Para que este princípio ativo tão usado e reconhecido na aromaterapia seja presente, as condições de cultivo precisam ser de solo arenoso, calcário e clima seco, considerados de baixa fertilidade natural.

O aumento do Linalol se dá quando a Lavanda “luta” para se manter e sobreviver. É em condições de sofrimento que ela se torna uma planta curativa, rara e reconhecida no mundo todo por suas propriedades terapêuticas.

Já as Lavandas produzidas no Brasil, em um solo, naturalmente tão fértil e de fácil cultivo, não possuem o Linalol como as Lavandas francesas, por isso não tem as mesmas propriedades terapêuticas.

A condição da Lavanda francesa, se assemelha muito a condições humanas de superação. Muitas vezes, em um contexto “arenoso”, “árido”, é que nos transformamos em pessoas com a real capacidade de cura. As condições difíceis, quando superadas, ou melhor, para serem superadas, precisam de uma dose de “linalol” extra. Então, após o desenvolvimento deste ser humano “sofredor”, ocorre a oportunidade de se transformar em um ser curador.

São especiais as lições extraídas e aplicáveis da natureza, vão desde de um processo de adaptação, generosidade até a lições de cura.

Conclusão

Há muita sabedoria a ser extraída do natural, além dos benefícios físicos, mentais, emocionais, podemos obter reflexões que transformam vidas. Esteja aberto para compreender e explorar as lições e curas reservadas para você.

Referências:

  1. ELDIN S.; DUNFORD A. Fitoterapia na atenção primária a saúde. São Paulo: Manole; 2001.
  1. MARTINS E., R; CASTRO D., M; CASTELLANI D., C; DIAS, J., E. Plantas medicinais. Viçosa: Ed. UFV; 2000
  1. SILVA, A. P.; PACHÚ, C. O. Matricaria recutita (CAMOMILA) NO CONTROLE DA ANSIEDADE:UMA REVISÃO INTEGRATIVA. BIOFARM – Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, v. 17.n. 4, p.773–783, 2023.
  1. ZARDINELLO, M., E; SIEBENEICHLER, A., P; SCUSEL, C; DELIBERAL, E., J; BUDKE, R., B; SARTORETTO, L., M. Anais da Feira de Ciências, Tecnologia, Arte e Cultura do Instituto Federal Catarinense do Campus Concórdia. V.6, n.1, 2023.

5. CAPELLINI, E., S., L.  Potencial terapêutico da camomila (Matricaria chamomilla L., Asteraceae) no manejo da mucosite oral: revisão integrativa. Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos

  1. SILVA, M., J; GOMES, M., L., B; SIQUEIRA, L., P. Tratamento alternativo para ansiedade à base da planta medicinal Melissa Officinalis (erva-cidreira) – uma revisão de literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v.10, n.14. 2021.
  1. SHINJYO N; WADDELL G; GREEN J. Valerian Root in Treating Sleep Problems and Associated Disorders-A Systematic Review and Meta-Analysis. J Evid Based Integr Med.2020.
  1. ZENG, L; YANG, T; YANG, K; YU, G; LI, J; XIANG, W; CHEN, H. Efficacy and Safety of Curcumin and Curcuma longa Extract in the Treatment of Arthritis: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trial. Frontiers in immunology, v.13, 2021.
  1. COMIN, F; CZARNOBAI, I; CANCI, J; BOFF, T.C; HELOU, T., N.

Revista da Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó: IV Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó, 2021.

10.   SILVA, M., K., C., P; LEITE, V., G., F., F; VASCONCELOS, T., C., L. Atividade cicatrizante e antioxidante de Maytenus ilicifolia (espinheira-santa): uma revisão. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v.11, n.4, 2022.

11.   KIM, M; NAM, E., S; LEE, Y; KANG H.,J. Effects of Lavender on Anxiety, Depression, and Physiological Parameters: Systematic Review and Meta-Analysis. Asian Nurs Res (Korean Soc Nurs Sci). V.15, n.5, p. 279-290. 2021.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Estamos felizes em anunciar que o Rituaali é um dos indicados ao prêmio de melhor spa do Brasil pelo World Spa Awards!

Esta é uma oportunidade incrível para sermos reconhecidos mundialmente,
e não podemos fazer isso sem você.
🏆 Melhor spa do Brasil

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.