Cafeína te faz mal? Conheça 7 substitutos

Você sabe o que a cafeína pode fazer com o seu corpo? Ela pode parecer ótima e inofensiva, mas pode trazer graves consequências.

Conteúdos

Geralmente a cafeína é associada ao velho e bom cafezinho. O que muitas pessoas não sabem é que ela não está presente só ali. Muitos produtos e alimentos que consumimos diariamente apresentam essa substância.

No entanto, olha aí o perigo, o consumo excessivo de cafeína pode levar a efeitos colaterais indesejáveis, como ansiedade, insônia e aumento da pressão arterial. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

O que é a cafeína?

Cafeína é uma substância química naturalmente encontrada em muitos grãos, folhas e frutas de plantas, incluindo café, chá, cacau e guaraná. Ela age no sistema nervoso central, bloqueando a ação de uma substância chamada adenosina.

A adenosina é um neurotransmissor que aumenta ao longo do dia, causando sonolência e cansaço. Ao bloquear a ação da adenosina, a cafeína aumenta a liberação de outros neurotransmissores, como dopamina e norepinefrina, o que pode levar a efeitos estimulantes.

A impressão é que ganhamos uma carga de energia devido ao aumento do ritmo cardíaco, da pressão arterial, do relaxamento dos músculos lisos dos vasos sanguíneos e estimulação da circulação sanguínea. Contudo, tudo isso em excesso tem algumas consequências.

É importante ressaltar que a cafeína não está presente apenas no café, mas também em alguns alimentos como:

  • Chá verde (tem só um pouquinho de cafeína);
  • Chá preto;
  • Chá matte;
  • Guaraná em pó;
  • Refrigerantes;
  • Bebidas energéticas;
  • Chocolates;
  • Alguns medicamentos sem prescrição médica.

Quais os efeitos colaterais da cafeína para a nossa saúde?

A cafeína é um produto químico presente em muitos alimentos e bebidas estimulantes, e seu consumo em grande quantidade pode causar efeitos colaterais significativos à saúde.

Para você ter uma ideia, um café expresso contém, em média, 64 mg de cafeína e segundo um estudo da USP publicado na revista “Clinical Nutrition”, mais do que 3 xícaras (720 ml) por dia já pode causar pressão alta em pessoas com predisposição.

Quando o consumo da cafeína é prejudicial?

Seu consumo pode oferecer benefícios para a saúde, como melhorar a cognição e aumentar a energia, mas o consumo excessivo pode ter efeitos prejudiciais. Sim, cafeína faz mal. Veja algumas consequências:

  • Ansiedade;
  • Pode causar dependência e sintomas de abstinência quando interrompido abruptamente;
  • Pode interferir na absorção de nutrientes e minerais essenciais.
  • Insônia;
  • Pode causar problemas digestivos, como azia e refluxo.
  • Pode afetar a fertilidade em homens e mulheres.

Enfim, controlar o consumo de cafeína ajuda a prevenir efeitos negativos e garantir uma vida mais saudável.

Agora, se você gosta de café e acha muito dificil parar de beber, separamos 5 bebidas que podem te ajudar, principalmente para conseguir mais foco e concentração.

1 – Café de Milho

Além de não ter cafeína, também não tem glutém. É fonte de fibras, proteínas e antioxidantes e é cheio de vitaminas e minerais e o mais importante de tudo, não tem efeitos colaterais. 

2 – Suco de Grama do Trigo (wheatgrass)

O wheatgrass é uma excelente fonte de clorofila. Funciona como um tônico para o organismo, garantindo mais energia e disposição.

3 – Chá de Ginko Biloba

Favorece a produção de óxido nítrico. Esse gás relaxa a parede das artérias, dilata os vaso e melhora o fluxo sanguíneo. Consequência, melhora o funcionamento cerebral e a circulação.

4 – Chá de Alecrim

Aumenta o foco e concentração, é fácil de preparar e bastante acessivel.

5 – Chá de Chicória

Ideal para quem gosta do sabor do café. Esse chá é feito a partir da planta torrada e moída. E olha só, contém os mesmo nutrientes da Chicória como Vitamina A, B e minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio.

6 – Matcha

Não tem cafeína, mas tem teína que faz parte da mesma molécula, porém, é metabolizado de forma diferente. É uma execelente alternativa para aumentar produtividade e foco.

7 – Café Verde

Uma boa opção é optar por bebidas que possuem cafeína de liberação lenta. O Café verde é uma dessas bebidas. É ótimo para dar uma acelerada no metabolismo.

Caso você ainda esteja com dúvida se deve ou não retirar o cafeína de sua vida, leia nosso artigo “5 razões para parar de tomar café hoje mesmo”. 

Você conhece nosso Empório? Temos alguns produtos bem legais por lá. E o melhor, recebe no conforto da sua casa! Clique no banner abaixo e confira! 

home-empório

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.