Conheça os melhores sucos pré e pós corrida

Sucos são excelentes aliados para preparar o corpo e repor os nutrientes após o exercício físico. Nós listamos diferentes receitas essenciais para o seu organismo. Confira!

Conteúdos

Antes de colocar o pé no asfalto e começar a correr, é essencial que o seu organismo esteja bem hidratado e com reservas de energia. Nesse sentido, investir nos sucos pré e pós treino é uma excelente opção, uma vez que são gostosos, nutritivos, fáceis de preparar e ajudam tanto no desempenho quanto na recuperação depois da prática esportiva.

Após nos exercitarmos, o nosso corpo consome mais oxigênio, ativando as vias metabólicas específicas que dão origem à formação dos radicais livres — substâncias altamente reativas que, quando produzidas em excesso, danificam as células sadias do nosso organismo, facilitando a ocorrência de uma lesão muscular.

Com a escolha dos ingredientes certos, você pode preparar sucos que dão aquele gás que você precisa para correr por mais tempo, combatendo os radicais livres e favorecendo o restabelecimento dos músculos. Quer saber mais? Confira quais são os sucos que potencializam os resultados da sua corrida!

Sucos para tomar no pré-treino de corrida

Os sucos são considerados uma boa alternativa de pré-treino para corrida, haja vista que esse tipo de atividade exige um corpo hidratado. Todo atleta precisa de carboidrato para correr no mesmo ritmo do início ao fim do percurso, e nada melhor do que fazer uso dos carboidratos presentes nas frutas e vegetais.

Porém, tome cuidado com as frutas muito doces, já que elas adicionam calorias à sua dieta. É indicado dar preferência para aquelas com maior teor de água, que contribuem significativamente para a sua hidratação. Conheça a seguir os melhores sucos para preparar e tomar antes de correr!

Suco de mamão com água de coco e linhaça

O mamão apresenta grandes quantidades de sais minerais, como fósforo, cálcio, sódio, potássio, ferro, vitamina A, C e vitaminas do complexo B, que juntos melhoram o funcionamento do organismo. A fruta tem betacaroteno que combate os radicais livres e previne contra doenças. Também há a concentração de fibras solúveis que reduzem o colesterol, e papaína, que estimula a digestão, absorção de nutrientes e as funções do intestino.

Quando corremos, perdemos uma grande quantidade de água por meio da respiração e do suor. Caso a perda de líquidos esteja acima de 2% do seu peso corporal, você corre risco de desidratação. A água de coco tem cálcio, potássio e magnésio, que evitam esse problema, além de combater a fadiga, e fazer bem para o coração, pois impede o acúmulo de gordura nas artérias.

Por sua vez, a linhaça é rica em ômega-3, que deixa o sangue menos viscoso, diminuindo os riscos de infarto do miocárdio e AVC e combatendo o colesterol ruim.

Ingredientes:

  • 250g de mamão;
  • 200ml de água de coco;
  • 10g de linhaça.

Modo de preparo:

Coloque o mamão e as sementes de linhaça no liquidificador e bata por dois minutos. Em seguida, acrescente a água de coco e bata por mais três minutos. Feito isso, é só coar e tomar a bebida natural.

Suco de beterraba e laranja

A beterraba tem 88% de água em sua composição, sendo ótima para hidratar o organismo. Essa raiz é fonte de cálcio, ferro, carboidratos, manganês, magnésio, selênio, potássio, vitamina C, colina, vitamina B9 e B3, entre outros nutrientes que ajudam na manutenção da saúde.

O ingrediente tem uma grande quantidade de nitratos, que aumenta a disposição e melhora a performance atlética, principalmente na prática dos exercícios de alta intensidade e que requerem resistência. O potássio da beterraba atua no funcionamento adequado dos músculos e nervos, impedindo a ocorrência da fraqueza, fadiga e cãibras durante a corrida. Já a laranja apresenta propriedades antioxidantes, o que aumenta a proteção contra a degradação muscular provocada pelos radicais livres.

Ingredientes:

  • 200g de laranja;
  • 50g de beterraba.

Modo de preparo:

Primeiro passe a beterraba na centrífuga de frutas, depois a laranja. Se preferir, adoce com uma colher de mel e o suco está pronto para ser consumido.

Suco de melão com limão e hortelã 

O melão é uma fruta rica em bioflavonóides, excelentes fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios. As suas sementes, por exemplo, são incríveis fontes de cálcio para o organismo e podem, inclusive, dar origem ao leite vegetal se batidas em um processador. O limão, por sua vez, ajuda na digestão e no aumento da imunidade, graças ao grande teor de vitamina C, que também ajuda a aumentar a absorção de ferro do organismo.  

Ingredientes: 

1 fatia de melão; 

Caldo de ½ limão; 

2 folhas de hortelã; 

¼ de xícara de chá de água; 

Modo de preparo:

Comece cortando a casca e retirando as sementes do melão. Corte a fatia em pedaços e coloque no liquidificador junto com o caldo de limão, a água e as folhas de hortelã. Bata até ficar uma mistura lisa e transfira para o copo. 

Sucos para tomar no pós-treino de corrida

Depois de praticar um exercício físico intenso, os nossos músculos sofrem um grande desgaste — condição que pode causar fadiga muscular e lesões. Para contornar essa situação, é recomendado consumir proteínas, que também estão presentes nas frutas e agem na recuperação pós-treino. Descubra quais sucos não podem faltar na sua dieta depois de se exercitar.

Suco de goiaba, maçã e cenoura

A goiaba é fonte de carboidratos, sódio, magnésio, fibra pectina, potássio, licopeno, vitamina C, taninos e flavonoides. Portanto, a fruta tem propriedades antioxidantes, ou seja, que inibem a produção de radicais livres, e ainda auxilia no bom funcionamento do coração e do intestino. A sua composição também oferece proteínas, que recuperam os músculos do desgaste sofrido anteriormente.

Na maçã, você encontra uma grande quantidade de catequina, que nada mais é do que fitonutriente com ação anti-inflamatória, responsável por restaurar e regenerar as estruturas danificadas durante o treino. Sem falar que a cenoura é um potente antioxidante, que também combate os radicais livres, tem bastante potássio e evita o cansaço e dores no corpo um dia após a corrida.

Ingredientes:

  • 100g de goiaba;
  • 250g de maçã;
  • 150g de cenoura.

Modo de preparo:

Para começar, passe a maçã e a cenoura na centrífuga. Na sequência, bata a goiaba e o suco obtido no processo anterior no liquidificador por três minutos. Coe o líquido e tome-o.

Suco de couve, laranja e hortelã

A couve é uma aliada poderosa para os atletas, visto que tem vitamina A, vitamina C, manganês, e flavonoides que reduzem a ação dos radicais livres. Como contém muitas fibras, o alimento diminui o colesterol e faz bem para o coração, evita a fadiga e cãibra porque é fonte de potássio, relaxa os músculos devido ao manganês — classificado como um relaxante natural.

Conforme já foi dito, a laranja tem vitamina C, agindo como antioxidante. E a hortelã tem propriedades analgésicas, aliviando as dores musculares que são comuns após um treino longo e intenso.

Ingredientes:

  • 150g de couve;
  • 200g de laranja;
  • 20g de hortelã.

Modo de preparo:

Inicie passando a couve e a laranja na centrífuga. Finalize batendo o suco desses dois ingredientes com a hortelã no liquidificador. Por fim, é só tomar essa bebida gostosa e refrescante.

Suco de melancia com cereja e laranja 

Fruta rica em água, a melancia também tem vitaminas importantes para o organismo, como C e A, e sais minerais: cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio. O licopeno, substância responsável pela cor avermelhada da fruta, é um antioxidante potente que ajuda a prevenir doenças.  

Já a cereja é uma fruta rica em fibras, vitamina A e C e betacaroteno. É capaz de auxiliar no combate ao envelhecimento precoce e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por outro lado, também é fonte de triptofano, que interfere diretamente na produção de serotonina (hormônio do bem-estar).  

Ingredientes: 

100 g de melancia (já sem casca);  

10 morangos;  

1,5 L de suco de laranja  

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Se preferir, adicione gelo para dar mais cremosidade.  

Importância da alimentação natural para quem pratica atividades físicas

Para conquistar bons resultados não basta apenas se exercitar. Antes disso, é fundamental preocupar-se com a sua alimentação. Isso porque uma dieta equilibrada, composta por alimentos naturais, traz inúmeros benefícios que impactam a sua performance no esporte.

A partir do consumo de frutas, legumes e grãos na forma sólida ou líquida, o corredor melhora o seu preparo físico. Tratam-se de alimentos de baixa caloria e que aceleram a queima de gordura extra durante a corrida, apresentando nutrientes que também recuperam os músculos e a energia após o treino.

E aí está pronto para correr? Com os sucos pré e pós treino, você conquista um bom desempenho durante a corrida. Ainda, previne eventuais dores e desconfortos que podem atingir o seu corpo depois de correr e que poderiam atrapalhar a continuidade da atividade física.

Gostou desse post? Siga o nosso Facebook e Instagram e acompanhe mais dicas para uma vida saudável!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.