O que é Maturidade emocional? Conheça 7 dicas para chegar lá!

Maturidade emocional não tem nada a ver com idade. Se você não sabe como conseguir tal habilidade, neste artigo você aprenderá 7 dicas!

Conteúdos

Você acha que sua maturidade emocional está relacionada a quantos anos você tem? Engano seu, são duas coisas bem diferentes. Assim como a Inteligência emocional ela não é uma característica inata da idade, nem tão pouco, da personalidade. 

Ambas são construídas aos poucos e de forma contínua. 

Como bem diz o filósofo Mario Sergio Cortella “Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo”. Quem nasce pronto na opinião dele é sapato, fogão, geladeira… E é para ser assim mesmo. É a vida…

Uma pessoa pode ter 40 anos e muitas experiências de vida, mas não conseguir lidar com seus problemas emocionais seja no campo profissional ou pessoal. 

Mas é exatamente essa dificuldade que fará ela crescer, amadurecer e superar seus desafios. O segredo é manter um mindset focado em mudanças positivas e equilíbrio emocional

Não sabe se você tem maturidade emocional? Neste texto vamos explicar o que é essa característica tão necessária em tempos modernos e apresentar 7 dicas para alcançá-la. Quer saber mais? Leia o artigo! 

maturidade emocional

O que raios é maturidade emocional, e por quê devo me  preocupar com isso? 

Ser emocionalmente maduro é saber controlar suas emoções da melhor forma possível. É assumir defeitos e tentar melhorá-los. Encarar desafios de forma prática e viver a vida de forma calma e saudável. 

Você já recebeu elogios ou críticas quanto a sua capacidade de resolver problemas à sua volta ou com os outros? Já pecou por imprudência ou impulsividade na hora do estresse ao julgar alguém ou fazer algo? 

É justamente seu grau de maturidade emocional que irá definir o quão bem se sairá nesse tipo de situação e na vida, mas não é apenas isso. 

O gerenciamento do estresse, ansiedade e metas de saúde são aspectos que dependem da maturidade, inteligência emocional e autoconhecimento. 

Ou seja, de quão bem você “lapida” suas características com foco no desenvolvimento pessoal e emocional. Se formos parar para pensar, é também um ritual de autocuidado

Como características desse tipo de pessoa podemos citar a autoconsciência, flexibilidade, felicidade, autocontrole, empatia, senso de responsabilidade e otimismo.

Quer saber como conseguir isso? Continue a leitura! 

7 dicas para alcançar a maturidade emocional necessária para viver a vida! 

1 – Pratique o diálogo e aprenda a se comunicar de forma não violenta

Esteja sempre aberto a uma boa conversa, principalmente se ela conter feedbacks construtivos. Essa atitude é fundamental para desenvolver a sua maturidade emocional. 

Isso porque a visão do outro é indispensável para aprimorar sua empatia e autoconhecimento. Você pode encarar isso como um exercício de escuta ativa. 

Vale ressaltar ainda que nada adianta você abrir espaço para as pessoas a sua volta dialogarem com você e não escutar nada do que elas dizem. Ouvir é diferente de escutar, não se esqueça. 

Na hora da contrapartida tende se comunicar de forma não violenta para que os vínculos e experiências enriquecedoras se prolonguem por mais tempo. 

2 – Repense suas ações e tire ensinamentos dos seus erros

Provavelmente você deve ter algo em seu passado do qual se arrependa. Todos nós temos. Não existe motivo para mentir ou esconder esse fato. 

O próprio reconhecimento de que não somos perfeitos é um indicativo de que você esta melhorando a sua maturidade emocional. 

Então, selecione esses momentos de forma breve e repense-os. 

Veja como agiria agora, tire algo para aprender desses possíveis erros e crie um lembrete mental para não repeti-los. 

Faça a seguinte pergunta: como eu agiria agora? Será que errei ao ter perdido a paciência, desistido, cortado relações ou falado tal coisa? 

3 – Pense antes de agir

Depois de já ter feito o exercício anterior de repensar suas ações você provavelmente já deve ter alguns ensinamentos, não é mesmo? São eles que irão regular o seu agir a partir daí. 

Pessoas ansiosas e estressadas costumam ser também impulsivas. E isso é sempre um problema durante o processo de amadurecimento e construção de habilidades sociocomportamentais. 

Em momentos de crise, a pressa e impulsividade não ajudam ninguém, por isso, perante um problema ou conflito junto a alguém, pare, pense e reflita. Não aumente sua lista de arrependimentos. 

4 – Reclame menos

Pode parecer insensível a primeiro momento, mas isso é um conselho prático para sua vida. Quando você reclama se mantém no passado e não usa essa experiência retrospectiva para tirar algo de bom. 

Ou seja, não aprende, não cresce, não amadurece e nem tampouco busca soluções para resolver seus problemas atuais. 

Aja mais, reclame menos. Pessoas maduras emocionalmente se mantém no presente sempre tirando algo de útil das situações e embora reclamem pouco, elas não fogem de situações desconfortáveis. 

5 – Se desapegue do passado, viva apenas o momento presente

Acima falamos da importância de revisar situações e ações do passado para colher ensinamentos e analisar de forma fria nossos comportamentos. Mas cuidado para não tornar isso algo recorrente e ficar preso no passado. 

O passado precisa ser lembrado com saudosismo e felicidade no caso de experiências boas e como ensinamento e alertas para as ruins. E apenas isso. 

Aprecie o momento presente e acolha o seu processo de amadurecimento como algo indispensável. Lembra, não nascemos prontos, vamos nos fazendo? 

Viva com felicidade e aprecie também o presente com as pessoas a sua volta. Saia, converse, troque informações e nutra relacionamentos. 

6 – Exponha seus sentimentos

Expor é diferente de reclamar. Ninguém é uma ilha e você não deve, nem precisa, esconder seus problemas de ninguém. Sempre que se sentir triste, vulnerável e inseguro busque alguém que possa te ajudar e ouvir sem preconceitos. 

É conversando e escutando o outro que se aprende. Temos certeza que você colherá bons conselhos e aprenderá outros pontos de vista a partir dessa experiência. 

7 – Se questione sempre

Não é para se questionar a cada momento, isso pode gerar margem para aumentar sua ansiedade e insegurança. O que propomos aqui é que faça as seguintes perguntas:

  1. Nesta fase em que estou no momento, qual é o meu maior desafio?
  2. Como eu me sinto?
  3. Quais habilidades preciso nutrir para superá-lo?

As respostas que você dará para essas perguntas serão o ponto de partida para melhorar como pessoa e encarar os desafios da vida. 

Por exemplo, você enfrenta problemas familiares:

Seu desafio atual é escutar os outros? Se sente confrontada nesse tipo de situação? Acha que precisa trabalhar sua comunicação e paciência para que tudo dê certo. 

Na vida estamos sempre em mudança, não é mesmo?

Percorremos diversas fases e para que você passe por todas elas com saúde mental e discernimento é bom que sempre invista em seu amadurecimento. Isso não é tão difícil quanto as pessoas pensam.

Na verdade, a maturidade se desenvolve a partir da construção das competências socioemocionais adquiridas desde a infância, experiências de vida e autoconhecimento.

O combate ao sobrepeso e o controle do estresse e ansiedade, por exemplo, tem muito a ganhar com o desenvolvimento e autogerenciamento das emoções. 

Isso acontece porque nosso grau de maturidade reflete em nossos hábitos e comportamentos, e estes impactam, e muito, a saúde emocional e física. 

É um processo que dá trabalho mas pode ser facilmente executado com foco, e nos casos mais graves com a ajuda de profissionais especializados. 

O Rituaali é uma Clínica especializada em Medicina do Estilo de Vida e aqui atendemos pessoas que precisam mudar hábitos e comportamentos para alcançar mais saúde e qualidade de vida. 

A saúde emocional e o desenvolvimento de cada um é um fator indispensável para o sucesso individual dos nossos hóspedes e dos nossos programas. 

Neste artigo explicamos o que é maturidade emocional e como conseguir ela por meio de 7 dicas fantásticas que serão como ouro para você alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito

Quer saber mais como o Rituaali funciona e como ele pode te ajudar? Confira nossa página de reserva! Aqui pode ser o lugar onde você finalmente vai achar o que procura!

E aí, gostou deste post sobre a maturidade emocional? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.