Tabagismo: pare de fumar próximo aos seus filhos!

Tabagismo: você sabe as consequências para sua família? Leia esse texto e descubra por que você precisa parar de fumar perto deles!

Conteúdos

Hoje vamos falar sobre tabagismo… Uma pergunta: seus filhos fumam? Pode ser que você responda que sim, pode ser que responda que não, ou até mesmo diga, “claro que não, ele é só uma criança!”. 

Então, eu vou reformular a pergunta: você fuma? Caso a resposta seja não, parabéns! Você e as pessoas à sua volta possuem mais qualidade de vida e saúde do que boa parte dos fumantes ativos e passivos mundo afora. 

Contudo, se respondeu que sim…então pode considerar seus filhos fumantes também. Afinal de contas, o tabagismo passivo existe, e é uma ameaça quase invisível para as pessoas ao seu redor. 

Para que entenda o por quê você não deve fumar próximo aos seus filhos, neste artigo, vamos alertar sobre as consequências do cigarro para aqueles que nem sequer fumam. 

Como o seu tabagismo pode afetar seus filhos? 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o tabaco é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Em outras palavras, é a maior causa, evitável, diga se de passagem, de morte precoce e adoecimentos no mundo.

O cigarro causa doenças respiratórias como bronquite e asma. Além é claro, de ser um fator determinante para o surgimento de doenças cardiovasculares e até mesmo câncer de pulmão. 

Tanto para fumantes, como para não fumantes.

Somente no Brasil são mais de 161.853 óbitos por ano, para ficar mais claro… 443 mortes por dia

A luta contra o tabagismo vai muito além de perseguir boa saúde e qualidade de vida, é exemplo, e, um compromisso para com as novas gerações. 

Afinal de contas, todos sabemos dos malefícios do cigarro, mas você sabe o impacto que seu fumo tem no futuro dos seus filhos e das pessoas com o qual convive

Pra inicio de conversa não são apenas danos à saúde física como, tosse, irritação nos olhos, dor de cabeça, alergias, elevação da pressão arterial e infecções respiratórias…

Existe um fator frequentemente ignorado: a influência comportamental. 

O que sabemos sobre a influência do vício?

Pesquisas e estudos colocam a exposição à nicotina durante a infância e o exemplo dos pais entre os fatores que influenciam o vício

Ou seja, seu vício aumenta a probabilidade de que seu filho fume durante a adolescência. 

Na edição do TEDx Rio+20 realizada em 2012, o médico canadense Gabor Maté ressalta que o cérebro humano desenvolve uma interação com o ambiente.

Ele não é apenas geneticamente programado. O tipo de ambiente em que a criança vive irá moldar o desenvolvimento do seu cérebro.

Vamos à alguns dados: o percentual de fumantes com 18 anos ou mais no país é de 9,1%

Você sabia disso? Isso mesmo, 18 anos ou mais..

Pelo menos é o que a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) realizado em 2021 afirma. 

Desde montante, 6,7% são mulheres e 11,8% são homens. Vale lembrar que fumantes em geral tendem a viver menos do que não fumantes. Cerca de 10 anos a menos para ser mais exato.

A verdade é que crianças e adolescentes têm contato cada vez mais cedo com o cigarro e bebidas alcoólicas. E são fortemente influenciadas por esses fatores.  

Isso acontece porque estão em fase de formação da sua consciência crítica, e ainda estão construindo sua própria autoestima e personalidade, o que faz com que usem as pessoas a sua volta como padrão de referência

O que eles assimilam durante essa fase, levam para toda a vida, de forma consciente ou não. 

Ou seja, seu tabagismo não prejudica apenas sua saúde, mas também aqueles à sua volta. E o pior, de formas que até então você nem imaginava, não é mesmo? 

Você luta contra o tabagismo? Procure ajuda! 

No Rituaali oferecemos aos participantes dos nossos programas e experiências um tratamento antitabagismo para quem deseja aproveitar sua estadia em nosso Centro de Medicina do Estilo de Vida para parar de fumar.

Por meio de uma alimentação adequada, apoio psicológico, resiliência e profissionais especializados iremos te ajudar a reduzir o desejo pelo cigarro e a dar o primeiro passo nessa caminhada tão importante de combate ao vício. 

Ao parar de fumar, além de conseguir mais saúde e qualidade de vida ao lado das pessoas que você ama, você também irá:

  • respirar melhor;

  • aumentar a autoestima — afinal de contas, o cigarro causa diversos danos à pele e cabelo;

  • aumentar a qualidade da sua vida social;

  • sentir melhor o gosto dos alimentos;

Um exemplo claro dos benefícios percebidos… Dentre 2 a 3 semanas sem a nicotina em seu organismo já se percebe uma melhora significativa da circulação sanguínea, da capacidade pulmonar e redução dos sintomas da abstinência.

Neste artigo você entendeu que o tabagismo não afeta apenas sua saúde e porque que você deve parar de fumar próximo a seus filhos. 

No Rituaali nossos hóspedes que enfrentam esse problema tem ajuda integral de uma equipe especializada para enfrentar esse vício. Faça sua reserva em um de nossos programas!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.