A importância das fibras na alimentação + 5 dicas!

Neste artigo explicamos o que são fibras, porque elas são tão importantes e apresentamos 5 dias para ingerir mais esse tipo de nutriente em seu dia a dia.  

Conteúdos

Se alimentar bem nem sempre é fácil, e uma coisa que passa despercebido por muitas pessoas é a importância de uma ingestão eficiente de fibras. Nem para mais, nem para menos. 

Uma alimentação de qualidade deve ser equilibrada e diversificada, e as fibras são indispensáveis para prevenir doenças e garantir a saúde e bem-estar no dia a dia

Você já deve ter percebido que a nossa saúde intestinal e digestiva tem impacto no nosso bem-estar e saúde. Mas você sabe por quê?

O que são as fibras? 

Primeiramente você precisa saber que as fibras são compostos vegetais presentes em verduras, legumes, frutas e grãos. Existem, no entanto,  dois tipos:

  1. Fibras solúveis em água
  2. Fibras insolúveis 

As mais comuns são as fibras insolúveis. Isso significa que devido a essa característica não conseguimos absorver e digerir elas, mas seu consumo traz inúmeros benefícios para nosso organismo, em especial, para nossa microbiota intestinal

Vamos falar sobre ela mais a frente. 

Por hora, vamos falar sobre o segundo tipo de fibra.

Já a solúvel está presente em alimentos como lentilha, feijão, aveia e frutas. Quando elas se ligam a moléculas de água formam um gel no intestino e ela diminui a absorção de gorduras nocivas. 

Em frutas e legumes, por exemplo, é comum acharmos a pectina. Veja onde encontrar algumas delas:

Quantidade de fibras em 100 g

  • Flocos de aveia – 6,40 g
  • Farelo de trigo – 47 g
  • Arroz integral – 1,50 g
  • Pão de centeio – 5,24 g
  • Pão integral – 5,03 g
  • Pão francês – 3,20 g
  • Milho verde – 2,88 g
  • Brócolis – 2,86 g
  • Couve-flor – 2,05 g
  • Mandioca – 1,80 g
  • Cenoura – 1,54 g

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da USP 

Qual a importância das fibras na alimentação?

Na verdade as fibras auxiliam no trânsito intestinal e levam embora algumas toxinas do corpo. Elas também: 

  • Combatem o colesterol e a diabetes;
  • Auxiliam no controle glicêmico;
  • Contribuem para o emagrecimento;
  • Auxiliam o sistema imunológico;
  • Previnem infartos e derrames.

Além disso, o tipo solúvel faz os carboidratos serem absorvidos mais lentamente evitando assim picos de glicose

Já falamos sobre a microbiota, lembra? 

Saiba o que é a Microbiota intestinal

No nosso corpo existem milhões e milhões de bactérias. E essas complexas comunidades são chamadas de microbiotas. A principal delas é a intestinal, também chamada de segundo cérebro.

Sua importância se deve ao entendimento de que muitas vezes doenças autoimunes, inflamatórias e até mesmo a obesidade podem ter origem intestinal

O desequilíbrio entre as bactérias boas e ruins, por exemplo, é chamado de disbiose e ela pode indicar diversas doenças. 

O que a falta de fibra pode causar?

Um adulto precisa ingerir em média de 30 a 40 gramas por dia. Quando não ingerimos fibras suficientes, nosso corpo dá sinais dessa deficiência, e eles vão muito além de uma simples prisão de ventre. 

Outro fator preocupante é a ingestão excessiva. Ela pode causar diarréia, gases e constipação. Consumir muita fibra pode também limpar o intestino demais. 

Quando ingeridas de forma descontrolada não levam apenas as toxinas embora, mas também minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco, e dificultam a absorção de vitaminas. Veja algumas consequências de uma dieta pouco equilibrada de fibras.

Cansaço e mau humor

Cerca de 90% do hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina, é produzido no trato gastrointestinal

Quando temos prisão de ventre devido a baixa ingestão de fibras, por exemplo, isso acaba por atrapalhar a fabricação desses hormônio tão importante para nosso humor. 

As consequências, como não poderia deixar de ser, são óbvias: cansaço excessivo, mau humor, estresse e ansiedade

Imunidade baixa

A baixa imunidade acontece porque as fibras são importantes para a microbiota intestinal pois são alimentos para as bactérias boas que habitam no intestino. 

Além disso, é lá também que vivem metade das células de defesa que fazem parte do nosso sistema imunológico — os linfócitos. Ou seja, quando não ingerimos fibras, ficamos mais suscetíveis a inflamações e doenças.

5 Dicas para ingerir mais fibras

1 – Dê atenção a sua alimentação

Retire tóxicos, alimentos industrializados e frituras. Se for muito difícil, faça isso aos poucos. Não seja extremista e dê tempo ao tempo. 

2 – Opte por cereais integrais

Arroz e outros alimentos à base de cereais refinados perdem grande parte de suas fibras e nutrientes no processo. Portanto, prefira os integrais. 

3 – Monte seu prato estrategicamente

Reserve, por exemplo, metade do prato para legumes e verduras. Leguminosas como o feijão também são importantes pois são uma ótima fonte de fibras insolúveis e solúveis. 

4 – Aproveite todo o potencial dos alimentos

Por exemplo, muitos legumes como batata, cenoura e batata doce podem ser ingeridos com cascas. Basta higienizá-los bem antes do consumo. 

5 – Opte por frutas in natura

Tudo bem que existem frutas processadas como pêssego em calda e ultraprocessados como suco de caixinha, por exemplo. 

Porém, tome sempre sucos produzidos diretamente da fruta, de preferência inteiras, ou seja, com casa e bagaço. Outra recomendação importante é evitar coar o suco

Como é a alimentação no Rituaali? 

A alimentação é um dos principais pilares do Rituaali e está presente em todos os nossos programas.

Aqui, quem participa deles têm a oportunidade de conhecer uma dieta vegetariana estrita e vital com alimentos ricos em nutrientes como brotos, leguminosas e nuts.

Se precisa conquistar bem-estar, controlar estresse e ansiedade ou ainda para emagrecer, poderá aprender não só como se alimentar de forma equilibrada, mas também a melhorar diversos outros aspectos de sua vida.

A gastronomia do Rituaali é pensada de forma que possibilite qualidade de vida e saúde por meio de uma alimentação anti-inflamatória e antioxidante

O legal é que vamos te ensinar na prática como levar esses ensinamentos para a vida. Aqui dentro, por exemplo, você participa de fóruns de conhecimentos e workshops com diversos pratos para saborear no seu dia a dia. 

Neste artigo explicamos o que são fibras, porque são tão importantes e 5 dias para ingerir mais esse tipo de nutriente em seu dia a dia.  

Que tal ter essa experiência única e transformar sua vida? Faça sua reserva e venha para o Rituaali!

E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Viva Rituaali

 

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.