A importância dos hábitos alimentares saudáveis!

Você tem hábitos alimentares saudáveis? Não! Entenda a importância deles para sua saúde e qualidade de vida!

Conteúdos

A alimentação saudável é um dos fatores primordiais para um estilo de vida saudável e de qualidade, mas conseguir isso implica nutrir hábitos alimentares saudáveis. 

Você sabe o que é isso? Ou ainda, como conseguir colocar em prática em meio a toda a correria e estresse do dia a dia? Neste artigo, vamos explicar a importância dos hábitos saudáveis e porque você não deve deixar eles em segundo plano.

O que são hábitos alimentares saudáveis?

Podemos definir hábitos alimentares saudáveis como os costumes e o modo de comer de uma pessoa ou grupo. 

Eles são influenciados, entre outros fatores, pela cultura, religião e por características geográficas, econômicas e ambientais do lugar. 

Aliás, envolvem várias etapas, por exemplo, a seleção e produção dos alimentos disponíveis, suas formas de preparo, valores energéticos e benefícios para o corpo. 

Vale ressaltar que é preciso ter em mente que se alimentar adequadamente não se trata de quantidade, mas sim de qualidade. 

Buscar hábitos alimentares saudáveis não se resume apenas a limitar seu cardápio a alimentos sem gordura, consumir frutas e aderir a dietas. 

Além de uma alimentação rica em nutrientes e balanceada, isso requer também a formação de consciência sobre o que comemos, sua origem, como fazemos isso e o impacto de cada nutriente em nosso organismo. 

Qual a importância de ter hábitos alimentares saudáveis?

Buscar a procedência dos alimentos, se eles são de origem orgânica ou não, e seu potencial nutritivo são fundamentais para prevenir doenças, manter a energia e garantir o bem-estar físico e mental. 

Além disso, existem substâncias que ajudam a combater o estresse e mau humor e melhoram a qualidade do sono. Alguns alimentos como o tomate e a laranja até mesmo ajudam a parar de fumar.

Podemos encontrar ainda aqueles que podem aumentar a imunidade do corpo e a capacidade de combater infecções. 

Outros, reduzem a probabilidade de problemas de saúde como pressão alta e combatem um dos maiores desafios da atualidade, a obesidade. 

Segundo pesquisa Vigitel 2021 25% da população brasileira estará obesa em 2030. Junto com este quadro existe a possibilidade de aumento significativo na quantidade de diabéticos, hipertensos e episódios de infartos e AVCs.

No trabalho, uma alimentação saudável é fundamental para manter a produtividade, atenção e potencializar a memória. 

Dentre os benefícios de uma alimentação saudável estão: fortalecimento do sistema imunológico, controle de peso, melhor rendimento no trabalho, prevenção de doenças, aumento da memória e concentração.

Agora que você já sabe o que são hábitos alimentares saudáveis e sua importância, uma pergunta: como você se alimenta? 

Na verdade, criar hábitos saudáveis é também buscar informação de qualidade, disciplina e foco. A informação você já tem. Neste texto buscamos esclarecer o que precisa saber sobre o assunto e te passar algumas dicas. Confira a seguir como colocar elas em prática! 

Como criar hábitos alimentares saudáveis?

Para aderir a uma alimentação saudável você precisa criar hábitos. Busque fazer isso aos poucos de forma simples, natural e sustentável. 

Aprenda a gostar do processo, observe as mudanças no seu corpo e bem-estar para se manter motivado, busque ajuda de profissionais capacitados como nutricionistas e dê tempo ao tempo. 

Confira a seguir alguns pequenos passos para uma vida mais saudável!

1 . Diversifique sua alimentação

O hábito alimentar mais saudável que você pode ter é prezar por uma alimentação balanceada e de qualidade. 

Busque o equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gorduras na medida certa e beba bastante água. Para saber como fazer isso da maneira certa, procure um nutricionista.

2 . Entenda o que o seu corpo precisa

Busque nutrientes que seu corpo precisa de acordo com suas necessidades e desafios. Pratica esportes como corrida? Busque superalimentos para corredores que tenham capacidade para turbinar seus treinos.

3 . Busque vitaminas

Priorize as vitaminas como C, A e do Complexo B disponíveis em frutas como abacate, banana, figo e outras. Neste artigo você saberá o que encontrar em cada uma delas. 

4 . Mastigue bem os alimentos

A mastigação é a primeira etapa do processo de digestão. É ali que os alimentos são quebrados em pequenas partículas e as enzimas da saliva iniciam sua ação. 

Uma boa mastigação facilita a absorção dos nutrientes e promove sensação de saciedade.

5 . Aprecie o ato de se alimentar

Já ouviu falar de Mindful eating? Ele tem como proposta fazer do ato de se alimentar um momento único que envolve mente e corpo. 

Para fazer isso busque um lugar confortável, não coma com pressa e aprecie cada aspecto da alimentação, o cheiro, o gosto, a textura. Em resumo, dê atenção e importância para o momento. 

Fazer isso pode te ajudar a controlar a compulsão alimentar, estimula bons hábitos, acalma e promove sensação de saciedade e satisfação. 

6 . Se respeite

Sabemos que seguir uma dieta no dia a dia pode não ser nada fácil, não é mesmo? 

Uma boa forma de se ajudar é parar de classificar os alimentos entre proibidos e permitidos. Fazer isso só dificulta. Busque avaliá-los de acordo com suas características nutricionais e momentos. 

Por exemplo, se você está em uma festa e sente vontade de comer um brigadeiro, faça isso. 

Um apenas não lhe fará mal, contudo, se você ignorar essa vontade por muito tempo pode perder o controle e acabar comendo 15, 20 de uma vez quando não estiver tão resiliente.

7 . Busque informação sobre hábitos alimentares saudáveis

Busque conhecer os alimentos que fazem bem para você e tente incluí-los em sua alimentação semanal. Por exemplo, tem predisposição a problemas cardíacos? Opte por alimentos que ajudam a controlar a pressão alta

Aliás, conheça também o que faz mal. Sabemos da relação entre o que comemos e a ansiedade. Alimentos como carboidratos simples e industrializados não ajudam, portanto, evite-os. 

8 . Não deixe de comer para emagrecer

Diferente do que muitas pessoas pensam, reduzir a quantidade de alimentos não resulta em emagrecimento, nem tampouco em qualidade de vida e saúde. 

Portanto, faça ao menos 4 refeições diárias de forma equilibrada e não pule nenhuma delas. 

Se alimentar requer ter consciência sobre o que você consome e como faz isso. Nem sempre é fácil. Requer foco e disciplina, mas não é impossível. 

Neste artigo explicamos a importância de ter hábitos alimentares saudáveis e o que você pode fazer para consegui-los. 

Agora, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais? A alimentação é um dos principais pilares da Medicina do Estilo de Vida e informação de qualidade não se encontra em qualquer lugar!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.