Alimentação detox: entenda como realmente funciona

Muito se fala em alimentação detox. Mas, afinal de contas, você sabe como ela funciona?

Conteúdos

Você sabia que uma alimentação detox é capaz de promover maior bem-estar e equilíbrio do corpo e da mente, assegurando a saúde do organismo? Também conhecida como dieta detox, essa iniciativa já é bastante utilizada por pessoas que se preocupam com a qualidade de vida e querem passar por uma purificação corporal para viverem melhor.

Ficou interessado? Então continue com a leitura e saiba um pouco mais sobre o assunto!

Afinal, o que é uma alimentação detox?

A alimentação detox consiste em um método extremamente funcional, que elimina todas as toxinas que são ingeridas pelo corpo diariamente.

O motivo principal de essas toxinas entrarem no organismo é a alimentação precária e o alto nível de ingestão de lipídeos e alimentos industrializados (com corantes, emulsificantes, adoçantes artificiais e estabilizantes, por exemplo).

Contudo, é possível dizer que os maus hábitos adquiridos com a rotina, como o sedentarismo e o tabagismo, o estresse, a poluição do ar, a ingestão excessiva de medicamentos e as constantes mudanças do mundo também são algumas das causas.

Esse procedimento é bem amplo e não se resume apenas em consumir os tradicionais sucos vitais de hortaliças e frutas, como a maioria acredita.

A alimentação detox consiste no consumo de alimentos que desintoxicam o organismo e na diminuição (ou corte) de alguns outros, como açúcar (em refrigerantes, doces e em sorvetes) e farináceos de trigo (em bolos, biscoitos, bolachas, tortas, massas e pães).

Além de tudo isso, uma dieta detox completa inclui uma imensa variedade de chás naturais e algumas atividades corporais, como:

  • esfoliações que removem as toxinas dos órgãos (intestino, pele, fígado, pulmões e rins);
  • tratamentos terapêuticos detox;
  • depuração intestinal;
  • plano de manutenção;
  • suplementação fitoterápica para desintoxicação orgânica;
  • absorção de suplementos.

É válido dizer que os resultados são visíveis logo de início, como o aumento da disposição física e a perda de peso (devido à perda de líquidos), e em ações do dia a dia, como menos estresse e mais concentração e bem-estar.

Para quem é indicada?

Normalmente, a alimentação detox é indicada para pessoas com indisposição física, com sobrepeso ou que consomem alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gordura.

No entanto, pode ser praticada por quem sofre com dores de cabeça, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, prisão de ventre ou diarreia, baixa imunidade, inchaço, principalmente nos pés e nos tornozelos, má digestão, inchaço ou sensação de desconforto após as refeições, excesso de gases ou por qualquer um que busque uma desintoxicação do organismo e, como consequência, um equilíbrio maior entre o corpo e a mente.

Por que é tão importante?

É importante justamente por levar, de uma maneira natural, inúmeros benefícios ao organismo humano, além do objetivo que a maioria das pessoas tem, que é emagrecer. Além disso, ela mantém o corpo hidratado, mesmo eliminando líquidos do organismo, já que é rica em frutas, verduras e legumes.

Quais são os principais alimentos?

O cardápio é bem rico, regado de alimentos naturais e bem frescos, como:

  • as oleaginosas, que são ricas em ômegas 3 e 6, cálcio, magnésio e zinco e possuem função anti-inflamatória, embora sejam calóricas;
  • as frutas, que são sempre bem-vindas, como os morangos, com propriedades diuréticas, a amora, as frutas cítricas, ricas em vitamina C (limão, laranja e abacaxi), e a maçã, que elimina as toxinas, ativa a liberação da bílis e possui ação adstringente;
  • os legumes e as verduras, como o brócolis e a couve, ricos em clorofila e nutrientes e que ativam as enzimas responsáveis por promover uma limpeza corporal;
  • o gengibre, que age no fígado e como antioxidante;
  • o alho, que protege o processo de limpeza, melhorando as enzimas do fígado e com ação anti-inflamatória;
  • e os chás, como já mencionamos, que possuem enzimas que ajudam na metabolização.

Quais são as vantagens?

Se feita corretamente e com o acompanhamento de um nutricionista ou em um local especializado, a alimentação detox leva inúmeros benefícios ao corpo o humano, como já dissemos. Pensando nisso, vamos apresentar aqui quais são os principais. Confira!

1. Melhora o funcionamento do organismo

Como o intuito principal dessa dieta é eliminar todas as toxinas ingeridas pelo corpo, ela melhora, com eficácia, o funcionamento do organismo. Isso acontece devido ao elevado consumo de alimentos bem naturais, frescos e ricos em fibras, que filtram e eliminam os inchaços e todas as substâncias nocivas à saúde.

Ela também facilita a comunicação entre as células, estabelece o equilíbrio metabólico, favorece a troca de nutrientes de uma maneira que eles sejam melhor aproveitados e, como consequência, aumenta a disposição e resulta em mais vigor.

2. Promove uma limpeza metabólica

Isso acontece devido à alimentação estratégica que regula os níveis de hormônios e melhora o metabolismo, eliminando qualquer sensação de inchaço ou incômodo. Com isso, também é perceptível a perda de peso, pois líquidos e substâncias nocivas são eliminados.

3. Melhora o sono e reduz acnes e celulite

Alimentos gordurosos e cheios de sódio são maléficos ao corpo e, como o cardápio elimina esses grupos, a sua noite de sono será melhor, com mais bem-estar e com um verdadeiro descanso. A limpeza corporal também melhora o aspecto da pele, reduzindo acnes e celulite por meio da hidratação intensiva e do combate da retenção de líquidos.

4. Estimula o consumo de alimentos saudáveis

Por fim, é possível mencionar que o cardápio da dieta é riquíssimo em nutrientes e isso estimula diretamente o consumo diário de alimentos normalmente não tão apreciados pela população. Outros ingredientes, antes desconhecidos, passam a ser apresentados e incluídos na rotina, como o chá de hibisco.

É isso aí, agora que você já sabe tudo sobre a alimentação detox, não perca tempo e faça a sua. Lembre-se de buscar um nutricionista ou um local especializado para auxiliá-lo em todo o processo, tudo bem?

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre a todos os seus amigos a importância da alimentação detox para auxiliar em uma vida mais saudável e equilibrada. Até a próxima!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.