De acordo com o National Institute of Mental Health, dos Estados Unidos, os distúrbios de ansiedade são os transtornos mentais mais comuns no país e representam 18% da população.
Terapias e medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. Porém, existem outras opções como os alimentos que diminuem a ansiedade.
Além de hábitos saudáveis, como ter uma dieta equilibrada, beber bastante água, e limitar ou evitar álcool e cafeína, existem outros alimentos que diminuem a ansiedade, como ter uma dieta rica em grãos integrais, legumes e frutas.
Quando você come também é importante.
Não pule as refeições. Fazer isso pode resultar em liberação de açúcar no sangue que faz você se sentir nervoso e pode agravar os sintomas de ansiedade.
A conexão intestino-cérebro também é muito importante, uma vez que uma grande percentagem (cerca de 95%) dos receptores da serotonina são encontrados no revestimento do intestino.
Alimentos que diminuem a ansiedade
- Pesquisas mostram que dietas ricas em magnésio ajudam a controlar comportamentos relacionados com a ansiedade. Como fontes de alimentos ricos em magnésio podemos citar folhas verdes tais como espinafre e acelga, além de nozes, sementes e grãos integrais;
- Os alimentos ricos em zinco, tais como castanhas de caju têm sido associados à redução de ansiedade;
- Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como abacate e amêndoas.
- Estes alimentos estimulam a liberação de neurotransmissores como a serotonina e dopamina. Eles são um primeiro passo para te ajudar a lidar com a ansiedade.
Alimentos ricos em nutrientes específicos, como aminoácidos, são essenciais para a produção de serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar, que regula o humor, o sono e a ansiedade. Uma dieta balanceada, incluindo alimentos que diminuem a ansiedade, fornece os blocos de construção necessários para o corpo manter um estado mental saudável e reduzir os sintomas da ansiedade.
Para ler a matéria completa, visite o site da Harvard Health Publications.
E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!