Autocuidado: Por que é tão importante?

Você sabe a importância do autocuidado para sua saúde e qualidade de vida? Entende nesse texto como ele pode fazer a diferença!

Conteúdos

Você pratica o autocuidado? Já cuidou da pele, fez exercícios ou se alimentou bem? Nos valorizar é o primeiro passo para uma vida mais feliz e sadia. No entanto, nem todo mundo sabe disso. Ou se sabe, não tem tempo.

Com a rotina cada vez mais frenética da vida moderna o autocuidado emocional, físico e mental tendem a ficar de lado, mas você sabe a importância dessas práticas para nossa saúde e qualidade de vida?

Por isso, para te ajudar, neste artigo, vamos explicar o que é autocuidado e seus benefícios para mente e corpo.

O que é autocuidado?

Antes de tudo, vamos explicar o que é autocuidado. Podemos defini-lo como ações rotineiras capazes de promover benefícios à saúde e qualidade de vida do indivíduo. Resumindo, pode ser qualquer coisa que te faça bem.

É cuidado individual. A melhor pessoa para saber o que de fato precisa é você mesmo. Por exemplo, se trabalha muito e anda tendo pouco descanso, uma ação de autocuidado mental é tirar uma pausa semanal do trabalho, ou uma viagem relaxante.

São exemplos de autocuidado emocional: aderir a alimentação consciente, descansar, priorizar a si mesmo, buscar um psicólogo quando percebemos vulnerabilidades emocionais, praticar exercícios físicos e até mesmo aderir a uma rotina de skin care.

Aliás, realizar procedimentos estéticos e faciais também são boas formas de se cuidar e melhorar a autoestima.

Enfim, autocuidado é priorizar seu emocional e físico buscando bem- estar independente do gênero. Consequentemente, sua saúde de forma integral também será beneficiada. 

Você sabe por que é tão importante? 

Sem dúvida, as rotinas de trabalho exigem cada vez mais e a internet nos bombardeia com novas informações a cada momento. Com isso perdemos a percepção de nós mesmos, de nossas necessidades e do que precisamos…

Temos a certeza de que necessitamos priorizar o autocuidado em nossas vidas quando percebemos que nossa saúde mental não está bem. Pode ter certeza, eles andam de mãos dadas e interferem um no outro.

Nesse sentido, o autocuidado serve para equilibrar esse quadro ao promover a atenção ao corpo e a mente de forma conjunta. Dentre os benefícios do self care para saúde mental, podemos citar:

  • diminuição dos riscos de depressão e ansiedade;

  • melhora da qualidade de vida e saúde;

  • boa qualidade do sono;

  • aumenta o autoconhecimento;

  • melhora a autoestima.

Desse modo, para descobrir o que precisa é importante analisar o que mais impacta sua qualidade de vida, autoestima e saúde. Existem tantas formas de autocuidado: emocional, psicológico, físico, corporal, estético, social, espacial e até financeiro.

Nesse primeiro momento um esforço de autoconhecimento é fundamental. Por isso, tire um tempo para você e relaxe.

Aqui no Rituaali temos programas desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e experiências de spa e hotelaria que visam o cuidado integral da mente e do corpo. Vale ressaltar ainda que o autocuidado é universal, ele é importante tanto para homens como para mulheres.

Contudo, saiba que você também pode ter uma rotina de autocuidado simples em casa mesmo. A Rani, responsável pelo spa do Rituaali, ensina uma técnica de pedilúvio, também chamado banho dos pés, com sal grosso. Confira neste vídeo!

Hoje explicamos a importância do autocuidado e os benefícios que essas práticas diárias podem trazer para sua saúde e bem-estar.

Agora que você já sabe a importância de ter um tempo para cuidar de você, que tal experimentar o Rituaali? Faça sua reserva e reinvente-se. 

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.