Café da manhã: veja o que comer para começar o dia com o pé direito

Quem não ama um bom café da manhã? Ele e fundamental para começarmos o dia bem, feliz e com disposição. Mas nem sempre isso é sinônimo de alimentação saudável.

Conteúdos

Se você pula o café da manhã ou prefere tomá-lo na rua sem se preocupar com a qualidade do que está ingerindo, fique atento: a primeira refeição do dia é a mais importante e saber o que comer é essencial para garantir a energia, disposição e produtividade necessárias para o resto do dia.  

Mas, por que o café da manhã é tão essencial assim? Enquanto estamos dormindo, o nosso organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas, como a circulação, a respiração, o funcionamento dos órgãos, queima de gordura, entre outras atividades. Todas essas funções geram um gasto das reservas corporais dos nutrientes que precisam ser repostas ao acordar.  

Quer descobrir o que comer no café da manhã para reabastecer as energias? Então, continue lendo este artigo!  

O que comer no café da manhã: veja os principais grupos de alimentos!  

Você sabia que o café da manhã pode ser responsável pelo consumo de todos os importantes grupos alimentares, como os carboidratos, vitaminas, fibras e minerais? Se você souber exatamente o que comer no café da manhã e seguir as dicas do Rituaali, é possível garantir a harmonia entre os nutrientes essenciais e a energia que o seu corpo precisa para trabalhar bem, ter bom humor e disposição. 

Abaixo, confira o que não pode faltar na sua primeira refeição do dia.  

1. Frutas  

As frutas proporcionam vitaminas e minerais importantes para o organismo. Você pode misturá-las com outras ou comer apenas uma porção da sua fruta favorita, o que já é suficiente. Mas lembre-se: quanto mais diversificado for o seu café da manhã, maior é a quantidade de nutrientes ingerida.  

Outra dica é consumir os sucos integrais de frutas ou fazer smoothies com elas congeladas e adicionar grãos, como a granola. Se você tem pouco tempo durante o dia para fazer o café da manhã, tente deixar as frutas já cortadas e armazenadas na geladeira para facilitar.  

2. Grãos e cereais integrais 

Esses alimentos, além de serem ricos em vitaminas e minerais, também ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Além disso, eles fornecem carboidratos de baixo índice glicêmico, o que ajuda a manter a saciedade por um tempo maior.

Os principais grãos e cereais integrais são: 

  • chia;
  • linhaça;
  • quinoa;
  • granola;
  • aveia (sem adição de açúcares). 

Uma boa dica é comê-los com as frutas, vitaminas e até misturar com a tapioca.  

3. Pães, tapioca e tubérculos 

Ótimas fontes de carboidratos, os pães integrais, tapioca, batata, mandioca e inhame também podem ser consumidos pela manhã. Eles são incríveis fontes de fibras e outras substâncias que ajudam no sistema digestivo.  

Uma dica é sempre optar pelo consumo de pães integrais, evitando as opções feitas com farinha branca.  

Além disso, uma regrinha importante sobre o que comer no café da manhã é apostar nas variações. Afinal, comer sempre o mesmo tipo de refeição pode ser enjoativo e não oferece todos os nutrientes que o seu corpo precisa.

E o que não comer no café da manhã? 

Agora que você já sabe sobre os alimentos ideais, também é importante atentar-se no que não comer no café da manhã. 

Os especialistas indicam evitar os alimentos com grande quantidade de carboidratos refinados, como pães de massa branca, pães doce e bolos, assim como os alimentos excessivamente açucarados.

Se você gosta de consumir bebida láctea achocolatada, por exemplo, tente substituí-la por um copo de suco, vitamina ou um copo de leite vegetal acrescido de alfarroba — que tem um gosto adocicado muito semelhante ao cacau.  

Outra dica importante: evite pular a refeição! Quem abre mão do café da manhã tende a exagerar no almoço ou sentir mais fome durante a tarde, além do cansaço, náuseas e fraqueza ao longo do dia. Comer em ambientes movimentados e de forma rápida contribui para a má digestão, fazendo o organismo não aproveitar bem os nutrientes.  

Opções saudáveis do que comer no café da manhã:  

1. Tofu mexido  

Os adeptos ao veganismo costumam usar o tofu como um substituto para os ovos mexidos. Esse interessante alimento pode ser temperado à sua maneira, garantindo um gosto especial.  

2. Bebidas quentes à base de milho ou cevada 

Em busca de um substituo para o café ou chocolate quente? As bebidas à base de grãos de milho e cevadas são ótimas opções. 

3. Pudim de chia 

Esse pudim é feito com apenas dois ingredientes: leite de caju e sementes de chia. Uma boa dica é prepará-lo à noite e deixar na geladeira. Assim, quando acordar, terá uma refeição gelada e saborosa.  

4. Mingau de aveia  

Feito com leite vegetal, é uma ótima alternativa para os intolerantes à lactose. É um prato que pode ser consumido quente ou frio, além de ser uma excelente opção para os cafés da manhã e lembrar a infância.

5. Smoothie  

Aqui, o segredo é congelar as frutas que você vai usar para garantir a cremosidade da receita. Depois, é só batê-las no liquidificador com outros adicionais da sua preferência como o mel, chia e granola.  

Quer conferir mais dicas de alimentação? Então, acesse o nosso blog e veja outros conteúdos para você comer melhor!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.