Café da manhã: veja o que comer para começar o dia com o pé direito

Quem não ama um bom café da manhã? Ele e fundamental para começarmos o dia bem, feliz e com disposição. Mas nem sempre isso é sinônimo de alimentação saudável.

Conteúdos

Se você pula o café da manhã ou prefere tomá-lo na rua sem se preocupar com a qualidade do que está ingerindo, fique atento: a primeira refeição do dia é a mais importante e saber o que comer é essencial para garantir a energia, disposição e produtividade necessárias para o resto do dia.  

Mas, por que o café da manhã é tão essencial assim? Enquanto estamos dormindo, o nosso organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas, como a circulação, a respiração, o funcionamento dos órgãos, queima de gordura, entre outras atividades. Todas essas funções geram um gasto das reservas corporais dos nutrientes que precisam ser repostas ao acordar.  

Quer descobrir como ter um café da manhã saudável e reabastecer as energias? Então, continue lendo este artigo!  

café da manhã saudável

Está a procura de um café da manhã saudável? Veja os principais grupos de alimentos!

Você sabia que o café da manhã pode ser responsável pelo consumo de todos os importantes grupos alimentares, como os carboidratos, vitaminas, fibras e minerais? Se você souber exatamente o que comer no café da manhã saudável e seguir as dicas do Rituaali, é possível garantir a harmonia entre os nutrientes essenciais e a energia que o seu corpo precisa para trabalhar bem, ter bom humor e disposição. 

Abaixo, confira o que não pode faltar na sua primeira refeição do dia.  

1. Frutas  

As frutas proporcionam vitaminas e minerais importantes para o organismo. Você pode misturá-las com outras ou comer apenas uma porção da sua fruta favorita, o que já é suficiente. Mas lembre-se: quanto mais diversificado for o seu café da manhã, maior é a quantidade de nutrientes ingerida.  

Outra dica é consumir os sucos integrais de frutas ou fazer smoothies com elas congeladas e adicionar grãos, como a granola. Se você tem pouco tempo durante o dia para fazer o café da manhã, tente deixar as frutas já cortadas e armazenadas na geladeira para facilitar.  

2. Grãos e cereais integrais 

Esses alimentos, além de serem ricos em vitaminas e minerais, também ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Além disso, eles fornecem carboidratos de baixo índice glicêmico, o que ajuda a manter a saciedade por um tempo maior.

Os principais grãos e cereais integrais são: 

  • chia;
  • linhaça;
  • quinoa;
  • granola;
  • aveia (sem adição de açúcares). 

Uma boa dica é comê-los com as frutas, vitaminas e até misturar com a tapioca.  

3. Pães, tapioca e tubérculos 

Ótimas fontes de carboidratos, os pães integrais, tapioca, batata, mandioca e inhame também podem ser consumidos pela manhã. Eles são incríveis fontes de fibras e outras substâncias que ajudam no sistema digestivo.  

Uma dica é sempre optar pelo consumo de pães integrais, evitando as opções feitas com farinha branca.  

Além disso, uma regrinha importante sobre o que comer no café da manhã é apostar nas variações. Afinal, comer sempre o mesmo tipo de refeição pode ser enjoativo e não oferece todos os nutrientes que o seu corpo precisa.

E o que não comer no café da manhã? 

Agora que você já sabe sobre os alimentos ideais, também é importante atentar-se no que não comer no café da manhã. 

Os especialistas indicam evitar os alimentos com grande quantidade de carboidratos refinados, como pães de massa branca, pães doce e bolos, assim como os alimentos excessivamente açucarados.

Se você gosta de consumir bebida láctea achocolatada, por exemplo, tente substituí-la por um copo de suco, vitamina ou um copo de leite vegetal acrescido de alfarroba — que tem um gosto adocicado muito semelhante ao cacau.  

Outra dica importante: evite pular a refeição! Quem abre mão do café da manhã tende a exagerar no almoço ou sentir mais fome durante a tarde, além do cansaço, náuseas e fraqueza ao longo do dia. Comer em ambientes movimentados e de forma rápida contribui para a má digestão, fazendo o organismo não aproveitar bem os nutrientes.  

Opções do que comer no café da manhã saudável:

1. Tofu mexido  

Os adeptos ao veganismo costumam usar o tofu como um substituto para os ovos mexidos. Esse interessante alimento pode ser temperado à sua maneira, garantindo um gosto especial.  

2. Bebidas quentes à base de milho ou cevada 

Em busca de um substituo para o café ou chocolate quente? As bebidas à base de grãos de milho e cevadas são ótimas opções. 

3. Pudim de chia 

Esse pudim é feito com apenas dois ingredientes: leite de caju e sementes de chia. Uma boa dica é prepará-lo à noite e deixar na geladeira. Assim, quando acordar, terá uma refeição gelada e saborosa.  

4. Mingau de aveia  

Feito com leite vegetal, é uma ótima alternativa para os intolerantes à lactose. É um prato que pode ser consumido quente ou frio, além de ser uma excelente opção para os cafés da manhã e lembrar a infância.

5. Smoothie  

Aqui, o segredo é congelar as frutas que você vai usar para garantir a cremosidade da receita. Depois, é só batê-las no liquidificador com outros adicionais da sua preferência como o mel, chia e granola.

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