Como resgatar o equilíbrio entre mente, corpo e o estado de espírito?

Precisando resgatar o equilíbrio? Coloque em prática as sugestões que separamos para atingir o bem-estar total e ter uma vida longa e saudável!

Conteúdos

Todo mundo sabe ou já ouviu falar que o segredo para uma vida longa e saudável está no equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Mas parece que conquistar essa condição está cada vez mais distante da nossa realidade, não é mesmo?

O estresse do trabalho, os compromissos, a correria e a diversidade de problemas que enfrentamos todos os dias são uma imensa sobrecarga que acaba nos esgotando e afastando gradativamente desse objetivo.

Manter o equilíbrio entre a mente, corpo e espírito pode parecer difícil, mas não é! Basta colocar em prática as sugestões que separamos para atingir o bem-estar total em sua vida. Confira algumas dicas para conquistar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito!

Dedique 15 minutos do dia para você

O que são 15 minutos, dentre os 1440 que você tem em um dia? Mesmo que você tenha uma rotina corrida, com a agenda cheia de compromissos, certamente ainda é possível dedicar 15 minutos do seu dia para desacelerar, relaxar e fazer uma introspecção acerca de si.

Encontre um lugar que permita o relaxamento

É imprescindível que você tenha um cantinho sossegado para realizar a sua pausa e introspecção, pode ser no seu próprio quarto, no jardim da sua casa, na varanda do seu apartamento ou no parque próximo ao seu bairro. Escolha aquele lugar calmo e tranquilo, que traga paz e harmonia.

Relaxe no silêncio ou com música calma

A música ajuda muito a relaxar. Existem vários aplicativos e playlists de músicas próprias para isso, a maioria instrumental ou com sons de natureza, escolha a que mais funcione para você. Se preferir o silêncio completo, encontre uma hora e local em que ninguém possa atrapalhar o seu momento.

Aproveite para degustar uma bebida saudável

Aproveite e inclua na sua pausa relaxante uma bebida saudável. Existem vários chás e sucos naturais que são muito benéficos à saúde e também fáceis de preparar. Você pode optar por água, lembrando que ela também é muito importante para a saúde e é necessário o consumo mínimo de 2 litros por dia.

O propósito é que, durante esse momento, você ofereça também algo nutritivo ao seu corpo.

Por falar nisso…Você conhece as propriedades curativas dos chás? Esse artigo pode abrir sua mente em relação a esse tipo de bebida — 7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

 

Desenvolva mudanças positivas em sua vida

Deixe de lado hábitos e sentimentos que não façam bem a você e à sua saúde. Promova mudanças positivas em sua vida, abandone vícios nocivos como bebidas, drogas e cigarros e também os sentimentos ruins que só nos consomem e fazem mal. Toda mudança começa de dentro para fora, se você quiser, com certeza, vai conseguir.

Elimine as energias que não façam bem

Elimine todas as energias e sentimentos que não permitam sentir-se bem. Não guarde mágoas, ressentimentos, raiva e rancor, perdoe o que tiver que ser perdoado e siga em frente. Afaste-se de pessoas que façam mal e, sempre que possível, procure resolver de forma amigável os problemas que afligem você. Por muitas vezes, uma conversa sincera e de coração pode ser um santo remédio.

Faça um passeio consigo

Caminhar sozinho pode ser um ótimo pretexto para colocar as ideias no lugar e descarregar as energias ruins. Dedique-se vez ou outra a um passeio autorreflexivo, você sempre será a sua melhor companhia, a final você encontrará todas as respostas que precisa e se sentirá revitalizado e fortalecido.

Respire e expire com calma

Embora respirar seja um hábito involuntário, muito de nós não sabemos fazer isso direito. No entanto, o exercício de respiração ajuda, e muito, a relaxar e potencializar as nossas energias no que é necessário e bom para nós. A boa respiração, além de contribuir para o controle das emoções, é muito bom para aliviar os sintomas do estresse.

Para entender como a respiração pode te ajudar, leia também este artigo — Mindfulness: um momento só para você!

 

Movimente o seu corpo

Pratique exercícios diariamente, encontre uma modalidade que agrade, pode ser corrida, caminhada, bicicleta ou até pilates. Existe uma infinidade de opções de exercícios, com certeza você achará um de que goste. A prática de exercícios é indispensável para longevidade.

Faça do repouso algo sagrado

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde e equilíbrio da mente, corpo e espírito. O repouso ajuda a recompor as energias vitais e nos fortalece.

Há vários estudos que comprovam a eficiência de uma boa noite de sono para a qualidade de vida, que vão desde o controle do estresse e aumento de resistência.

Tenha hábitos alimentares saudáveis

Uma boa alimentação é vital para saúde e uma vida mais longa. Se você não é adepto, comece agora mesmo ao eliminar do cardápio os alimentos que não favorecem a sua saúde, como doces, gorduras e alimentos industrializados, substituindo-os por alimentos naturais. Um especialista em nutrição pode oferecer conselhos para essa nova fase.

Cultive bons relacionamentos

Há pessoas que nos motivam e fazem bem, são essas pessoas que devemos manter ao nosso lado. Cultive os bons relacionamentos, pois valorizar e ajudar o próximo é uma forma de sentir-se bem consigo. Compartilhe mais tempo com sua família, amigos e afetos, várias pesquisas mostram que bons relacionamentos nos ajudam a evoluir e fortalecem a nossa saúde e bem-estar.

Mantenha sempre o bom humor

É muito importante manter o bom humor, sorrir e fazer com que os outros sorriam, isso faz bem à saúde não só do corpo, mas também da mente e do estado de espírito. É cientificamente comprovado que o nosso estado de humor altera nossas defesas, além disso, sentir-se feliz reduz os níveis de estresse e fortalece o sistema imunológico.

Faça o bem a alguém

Sabe aquela frase “fazer o bem, sem olhar a quem”? Ela pode ser um grande estímulo à nossa saúde espiritual. Ser útil e ajudar o próximo é muito gratificante, faz nos sentirmos especiais e seres melhores. Além disso, ajudar é uma verdadeira troca de energias benéficas entre a pessoa que se doa e a que recebe, por isso, quando você transmite o bem, ele volta para você.

Tratamentos e rituais de bem-estar

São vários tratamentos e rituais de bem-estar orientados por especialistas, que auxiliam e estimulam o equilíbrio entre mente, corpo e espírito, alguns focados em tratar um determinado problema, outros em promover uma mudança de vida intencional.

Vale a pena procurar e vivenciar experiências assim. Aqui no Rituaali temos tudo isso. Quer saber mais? Conheça nossos programas

 

Viva Rituaali

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.