Dor crônica: conheça os tratamentos para ficar livre de vez!

Você sofre com dores crônicas e está cansado dos tratamentos convencionais? Confira neste artigo novas possibilidades para manter o desconforto longe!

Conteúdos

Você sofre de dor crônica? Aquele desconforto contínuo que persiste por, pelo menos, três meses e pode aparecer nas articulações, na coluna, como inflamações nos órgãos, dores de cabeça e/ou reumáticas. Esse tipo de dor tende a ser um verdadeiro desafio para a medicina, pois nem sempre existe um motivo claro, o que torna mais difícil a procura por um tratamento adequado. Entretanto, existe algumas possibilidades que poucas pessoas dão atenção, mas que podem oferecer grandes resultados para a dor crônica. Quer saber quais? Continue lendo!

Tratamento da dor crônica: possibilidades que você precisa conhecer

1. Exercícios físicos

É claro que tudo dependerá do tipo e da intensidade da sua dor crônica, mas ficar parado nem sempre é a melhor solução para aliviar esses incômodos. Alguns estudos, inclusive, têm mostrado que um programa de atividades ajuda a prevenir o aumento da dor e a minimizar os desconfortos, tornando mais fácil a adesão dos pacientes aos exercícios. O principal motivo para esses resultados é a liberação da dopamina e de determinados opioides quando nos exercitamos. Essas substâncias agem trazendo mais bem-estar, além de terem efeitos analgésicos importantes, combatendo a dor e melhorando o humor de quem está se exercitando. Entretanto, o programa precisa ser pensado e adaptado para as suas necessidades, respeitando o limite do seu corpo e evitando que surjam novas lesões ou problemas que podem causar ainda mais dor.

2. Fisioterapia

A fisioterapia tem sido uma aliada importante no combate à dor crônica. Afinal, ela consegue resgatar a agilidade e restabelecer o equilíbrio corporal, aliviando as dores e restaurando as funções articulares e musculares. Hoje existe uma gama de modalidades dentro da fisioterapia, como RPG (muito indicado para pessoas que sofrem com dores constantes na coluna), quiropraxia, osteopatia, técnicas manuais, acupuntura e pilates. A fisioterapia poderá ajudar tanto a reduzir as dores, como a evitar que novas crises aconteçam, auxiliando o seu corpo a se preparar melhor para as atividades do dia a dia, como caminhar, dirigir, subir uma escada e assim por diante.

3. Massoterapia

A massoterapia e a massagem terapêutica também ajudam a promover alívio para vários casos de dor crônica, melhorando o humor e ainda controlando as crises. Isso porque a massagem aumenta a liberação de serotonina e outros hormônios importantes para o bem-estar. Muitos casos têm como origem problemas osteomusculares. Ou seja, esses pacientes costumam ter a musculatura mais rígida, o que causa as dores. A massagem atua nesses “pontos gatilhos”, reduzindo a rigidez muscular e favorecendo o relaxamento e o alívio da dor.

4. Geoterapia

A geoterapia consiste no uso da terra para promover a cura, valendo-se principalmente da argila. Suas propriedades garantem imensos benefícios, tais como eliminação de toxinas, ação anti-inflamatória, ação descongestionante e auxílio no alívio de dores e tensões. O tratamento com a argila também pode aparecer junto de outros recursos, como a massagem terapêutica ou a fitoterapia, buscando potencializar ainda mais os seus efeitos.

5. Hidroterapia

Que a água possui diversos poderes curativos você já sabe, né? Com o uso adequando e trabalhando na quantidade e temperatura certa, é possível, através do uso da água, aliviar o estresse das articulações, ajudando na realização de movimentos e diminuindo a tensão muscular. Os benefícios são conseguidos graças às propriedades físicas da água que diminuem o peso e o atrito sobre as articulações, além de aumentar o aporte sanguíneo.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.