Férias: 4 dicas para a criança aprender brincando

Férias chegaram? É importante aproveitar esse período para a criança se movimentar, pegar sol e aprender brincando.

Conteúdos

Enfim, as férias chegaram. Para muitas crianças, os meses de janeiro, dezembro e julho (quando estão fora da escola) é sinônimo de ir para cama tarde, dormir até a hora do almoço e passar os dias assistindo desenhos e jogando video-game

Mas a pediatra Jéssica Pinha faz um alerta: fugir da rotina dessa forma pode ser prejudicial para o desenvolvimento dos pequenos. 

Por isso, é importante aproveitar esse período longe da escola para a criança se movimentar, pegar sol e aprender brincando. Confira agora 4 atividades que as crianças devem praticar durante as férias para estimular o desenvolvimento sem esquecer dos hábitos saudáveis.

4 atividades para aproveitar as férias com seus filhos!

1 – Xô, sofá!

A atividade física é ótima para todas as idades, não importa se a criança tem 3 ou 10 anos. Mas é importante adequar o exercício à faixa etária para ter um melhor aproveitamento. Durante as férias, uma criança mais novinha pode frequentar piscinas aquecidas para nadar. Essa atividade ajuda a coordenar a respiração e os músculos“, por exemplo. 

Segundo a pediatra, as atividades em grupo são ideais para crianças a partir dos 7 anos para desenvolver a interação e o trabalho em equipe. “É bom para a criança conhecer outras fora do ambiente escolar. Eu sempre indico o vôlei, que é um esporte muito coletivo. A atividade física é necessária para a criança gastar energia durante as férias“.

2 – Sol e pé no chão

Jéssica também explica que, durante a infância, é importante que a criança entre em contato com a terra e com animais domésticos – desde que com segurança. 

É a chamada Teoria da Higiene: quanto mais exposta aos antígenos a criança estiver desde cedo, menos alergias vai desenvolver ao longo da vida. 

Criança deve ter o pé no chão, na terra. Ficar descalça na natureza, na areia para descobrir texturas diferentes e aumentar a resistência da pele. A sujeira também ensina o corpo a se defender e, depois, é só lavar com água e sabão. Animais também estão liberados, desde que não sejam peçonhentos. Até brincar de correr atrás de borboleta ela pode. Criança deve ser criança, sempre“, diz.

3 – Plante essa ideia!

Uma boa alternativa é apresentar a criança às hortas caseiras. Basta comprar vasos, encher com terra, plantar as sementes e cuidar. A atividade vai fazer com que a criança se interesse mais por alimentos saudáveis, pois ela terá a oportunidade de comer o que plantou e o que vai colher diretamente do pé.

4 – Tem criança na cozinha

Inserir a criança no preparo das refeições também é uma forma de estimular hábitos saudáveis e sair da rotina. 

Experimente ensinar receitas fáceis, seguras e práticas para as crianças, como sacolé de melancia ou o preparo de uma salada verde com molho de mostarda e mel. 

Quando a criança vai para a cozinha e aprende a preparar uma refeição, mesmo que de forma simples, se sente parte daquilo e deixa de ser passiva. Ou seja, deixa de apenas receber o alimento e passa a participar do processo. Isso é fundamental para que ela crie interesse pelos alimentos e passe a se alimentar melhor“, garante a médica. 

Gostou desse e-mail? Compartilhe em sua redes sociais! 

Banner blog conteúdo 1670594089

Saiba como ter mais tempo para os filhos e não perder momentos especiais

Descubra como aumentar a absorção de nutrientes através da alimentação!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.