Enfim, as férias chegaram. Para muitas crianças, os meses de janeiro, dezembro e julho (quando estão fora da escola) é sinônimo de ir para cama tarde, dormir até a hora do almoço e passar os dias assistindo desenhos e jogando video-game.
Mas a pediatra Jéssica Pinha faz um alerta: fugir da rotina dessa forma pode ser prejudicial para o desenvolvimento dos pequenos.
Por isso, é importante aproveitar esse período longe da escola para a criança se movimentar, pegar sol e aprender brincando. Confira agora 4 atividades que as crianças devem praticar durante as férias para estimular o desenvolvimento sem esquecer dos hábitos saudáveis.
4 atividades para seu filho aprender brincando!
1 – Xô, sofá!
“A atividade física é ótima para todas as idades, não importa se a criança tem 3 ou 10 anos. Mas é importante adequar o exercício à faixa etária para ter um melhor aproveitamento. Durante as férias, uma criança mais novinha pode frequentar piscinas aquecidas para nadar. Essa atividade ajuda a coordenar a respiração e os músculos“, por exemplo.
Segundo a pediatra, as atividades em grupo são ideais para crianças a partir dos 7 anos para desenvolver a interação e o trabalho em equipe. “É bom para a criança conhecer outras fora do ambiente escolar. Eu sempre indico o vôlei, que é um esporte muito coletivo. A atividade física é necessária para a criança gastar energia durante as férias“.
2 – Sol e pé no chão
Jéssica também explica que, durante a infância, é importante que a criança entre em contato com a terra e com animais domésticos – desde que com segurança.
É a chamada Teoria da Higiene: quanto mais exposta aos antígenos a criança estiver desde cedo, menos alergias vai desenvolver ao longo da vida.
“Criança deve ter o pé no chão, na terra. Ficar descalça na natureza, na areia para descobrir texturas diferentes e aumentar a resistência da pele. A sujeira também ensina o corpo a se defender e, depois, é só lavar com água e sabão. Animais também estão liberados, desde que não sejam peçonhentos. Até brincar de correr atrás de borboleta ela pode. Criança deve ser criança, sempre“, diz.
3 – Plante essa ideia!
Uma boa alternativa é apresentar a criança às hortas caseiras. Basta comprar vasos, encher com terra, plantar as sementes e cuidar. A atividade vai fazer com que a criança se interesse mais por alimentos saudáveis, pois ela terá a oportunidade de comer o que plantou e o que vai colher diretamente do pé.
4 – Tem criança na cozinha
Inserir a criança no preparo das refeições também é uma forma de estimular hábitos saudáveis e sair da rotina.
Experimente ensinar receitas fáceis, seguras e práticas para as crianças, como sacolé de melancia ou o preparo de uma salada verde com molho de mostarda e mel.
“Quando a criança vai para a cozinha e aprende a preparar uma refeição, mesmo que de forma simples, se sente parte daquilo e deixa de ser passiva. Ou seja, deixa de apenas receber o alimento e passa a participar do processo. Isso é fundamental para que ela crie interesse pelos alimentos e passe a se alimentar melhor“, garante a médica.
E aí, gostou deste post sobre atividades que ajudam a criança aprender brincando? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!
Referência:
- https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/como-fazer-mini-horta-em-casa-com-criancas/#:~:text=Uma%20mini%20horta%20caseira%20pode,alimento%20pode%20nascer%20e%20crescer.