Inteligência emocional é uma palavrinha que até então era desconhecida por muitas pessoas, porém, no mundo atual ela é indispensável. Motivo pelo qual tentamos agora trabalhar essa habilidade comportamental em nossas crianças desde cedo.
Ter inteligência emocional ajuda a ter a mentalidade certa para construir relacionamentos duradouros e saudáveis, alcançar sucesso no trabalho e na carreira profissional assim como também em nossos objetivos pessoais.
Mas você sabe a importância dela para a manutenção da sua saúde mental e física? Neste artigo, vamos explicar para você!
Qual a relação entre inteligência emocional e saúde?
Então, se você acompanha nossos conteúdos já deve ter percebido que falamos bastante sobre Medicina do Estilo de Vida, não é mesmo?
Ou seja, “a prática baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotarem e manterem comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida”. Também é a supremacia dos bons hábitos e comportamentos no dia a dia para ajudar a prevenir doenças.
Pois bem, o controle de estresse e ansiedade e a manutenção de relacionamentos no dia a dia, são dois dos pilares mais importantes da MEV. A inteligência emocional nesse sentido apresenta papel estratégico.
Por exemplo, na correria do mundo corporativo, a inteligência emocional no trabalho é cada vez mais necessária para assegurar saúde emocional, física e qualidade de vida.
O estresse e as emoções descontroladas agravadas pela falta de inteligência emocional tem diversas consequências.
Não só afetam o psicológico como também deixam o indivíduo mais suscetível a distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depresão e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) como câncer e diabetes.
E não estamos falando isso apenas da boca para fora.
O que os estudos mostram sobre essa relação?
Um estudo realizado por pesquisadores da Ryerson University, McMaster University e Trent University constatou que pessoas com transtorno de ansiedade social e obsessivo-compulsivo apresentam baixos níveis de inteligência emocional.
Segundo a mesma linha de raciocínio, outro estudo publicado na revista científica Psychology chamado Emotional Intelligence and Health Outcomes constatou que pessoas com IE elevada possuem mais saúde física e mental.
Já o estudo publicado no Global Journal of Health Science diz que ela é um fator indispensável para evitar doenças cardíacas.
Viu, não é só uma habilidade comportamental que faz com que você viva melhor com os outros e alcance objetivos de vida, ela também ajuda a ter mais saúde e evita doenças.
Agora, você deve estar se perguntando: será que eu preciso trabalhar melhor isso em minha vida? Para te ajudar a descobrir, vamos explicar também o que é de fato inteligência emocional. Olha só!
O que é Inteligência emocional?
É a capacidade de entender, usar e gerenciar as emoções de forma prática e positiva. Pode te ajudar a controlar o estresse, superar desafios, desarmar conflitos, cultivar a empatia e se comunicar melhor com as pessoas à sua volta.
Podemos adiantar para você que a ela envolve 5 pilares:
Autoconsciência
Autogestão
Consciência social
Gestão de relacionamentos
Automotivação
Agora que você já tem noção do que é inteligência emocional e qual a relação dela com sua saúde, já está pronto para trabalhar isso em sua vida e dia a dia. Acha difícil?
Temos um texto que pode te ajudar… Leia também 5 estratégias para desenvolver inteligência emocional agora mesmo!
E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!
Referências:
- https://www.researchgate.net/publication/225686341_Emotional_Intelligence_in_Social_Phobia_and_Other_Anxiety_Disorders
- https://file.scirp.org/pdf/PSYCH_2018101115073538.pdf
- https://www.researchgate.net/publication/43199387_Emotional_Intelligence_and_Coronary_Heart_Disease_How_Close_Is_the_Link