Longevidade: conheça a cidade do mundo onde as pessoas vivem mais

Descubra os segredos dos moradores de Loma Linda para ter longevidade

Conteúdos

Faz muito tempo que o ser humano procura desvendar o segredo das pessoas que vivem mais e melhor. Nessa busca, foram descobertos alguns lugares como Loma Linda, uma cidade californiana onde os habitantes têm mais longevidade e vivem, em média, até dez anos a mais do que o resto da população americana.

Investigando-se as características da região e os hábitos dos moradores dessa cidade, percebe-se que não é preciso morar lá para obter os mesmos benefícios garantidos por esse povo. Para isso, basta prestar alguma atenção à rotina dessas pessoas, a fim de identificar se estamos no caminho certo para ter uma vida longa e saudável.

Quer saber se você está cuidando da sua saúde da maneira correta? Acompanhe este artigo e descubra os segredos de Loma Linda!

Quais são as características de Loma Linda?

Loma Linda, que significa colina linda em espanhol, é uma cidade da Califórnia, localizada cerca de 100 quilômetros a leste de Los Angeles.

Apesar da beleza da região, ao avaliar a expectativa de vida da população vizinha, foi possível concluir que a localização geográfica não é o diferencial para a qualidade de vida das pessoas que vivem ali.

A principal diferença desse povo para o resto da população está no estilo de vida: metade dos habitantes da cidade segue a cultura da religião adventista, que promove uma dieta saudável, à base de vegetais. Além disso, eles também valorizam a celebração do sábado como um dia dedicado para o descanso.

O que podemos aprender com esse exemplo?

Observando os habitantes dos lugares onde a expectativa de vida é elevada, aprendemos como os bons hábitos alimentares exercem grande influência na qualidade de vida das pessoas, prolongando a sua existência.

Além disso, o consumo diário de água e a resistência ao consumo do tabaco também são pontos fundamentais para o aumento da longevidade. Há ainda outros aspectos importantes que contribuem para a boa saúde desses povos, como a prática regular de exercícios físicos e a separação de um dia para o descanso.

É preciso seguir uma alimentação balanceada

Numa pesquisa realizada pela National Geographic, verificou-se que, dentre os alimentos consumidos pelos habitantes dos lugares onde as pessoas vivem mais, três tipos fazem parte da dieta básica: as oleaginosas, as folhas verdes e os grãos.

Quando o assunto é proteína, costuma ser alto o consumo de peixes e ovos, mas ser muito baixo o consumo de outras carnes, sendo que esses povos se alimentam de, no máximo, cinco porções de carne vermelha por mês.

Para completar, o consumo de produtos derivados do leite de vaca e de bebidas contendo gás ou álcool é nulo, de modo que eles consomem apenas bebidas naturais e saudáveis.

Sendo localizada nos Estados Unidos, Loma Linda também possui restaurantes Fast Food, porém, esses lugares são limitados, sendo que as diretrizes alimentares são definidas pela igreja.

Como em outros lugares onde a longevidade é comum, também ocorre ali o baixo consumo de alimentos processados e embutidos. Assim, existe um predomínio de mercados onde são vendidos alimentos mais saudáveis, favorecendo a boa saúde da população.

É preciso descansar o corpo e a mente

Quando o assunto é o descanso, os especialistas concordam que o sono reparador é fundamental para elevar a qualidade de vida das pessoas. Enquanto dormimos, o corpo repara os danos ocorridos durante o dia, liberando hormônios que contribuem para a saúde e o bem-estar.

Assim, uma noite bem dormida promove o bem-estar físico e emocional, tornando a pessoa mais disposta e ativa. Entretanto, além de descansar o corpo também é preciso separar um tempo para descansar a mente, livrando-a de preocupações.

É preciso cultivar a espiritualidade

Sendo uma cidade extremamente religiosa, Loma Linda é habitada por pessoas que cultivam a sua espiritualidade. Assim, a gratidão e o apoio emocional são aspectos que estão presentes na vida daqueles que conquistam a longevidade.

Estar em contato com a natureza, cultivar o desapego material e não se deixar dominar pelos maus sentimentos e pelo estresse são excelentes cuidados para ter com a alma.

É preciso praticar exercícios físicos

Além de fazer bem para o corpo, a prática de exercícios físicos também contribui para o bem-estar mental e emocional. Por isso, quando se procura observar os segredos daqueles que têm uma vida longa, não é surpresa nenhuma a constatação de que o sedentarismo não faz parte da vida dessas pessoas.

Diversos estudos já comprovaram que a prática regular de atividades físicas reduz o risco de morte prematura por diversos tipos de doenças, fortalecendo o sistema imunológico e os músculos do coração. Desta forma, evita-se o sedentarismo e as doenças relacionadas a ele, como as doenças cardiovasculares e a diabetes do tipo II.

É preciso buscar o autoconhecimento

A melhor maneira de conquistar uma rotina saudável é através do autoconhecimento. Por meio dele, é possível avaliar o nosso comportamento para identificar se estamos cultivando hábitos que fazem bem para a nossa saúde.

Através de uma autoavaliação, fica mais fácil identificar como está a nossa alimentação, o que nos deixa mais tranquilos e quais atividades favorecem o nosso bem-estar.

Existem lugares assim no Brasil?

Embora já tenha sido identificado que há outros lugares no mundo onde a expectativa de vida é mais elevada, como Sardenha, na Itália, e a ilha de Okinawa, no Japão, ainda não foi apontada nenhuma cidade assim no Brasil.

Uma maneira de seguir esses hábitos aqui no Brasil é com o auxílio de centros de medicina de estilo de vida. Nesses centros, além de aproveitar para cuidar da estética e relaxar, os hóspedes também podem tratar problemas de saúde, melhorando o seu bem-estar e prolongando a sua vida.

Assim, se você também deseja aumentar a sua longevidade, será necessário avaliar com cuidado se os seus hábitos estão de acordo com aquilo que você quer. Portanto, preste muita atenção à sua alimentação, beba bastante água e pratique exercícios com frequência. Caso tenha dificuldades para seguir uma rotina saudável, procure a ajuda de profissionais que possam orientá-lo nessa jornada.

Agora que você descobriu o segredo de Loma Linda, que tal compartilhar esse artigo com outras pessoas? Divulgue nas redes sociais para que os seus amigos também possam viver mais e melhor.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.