Ser otimista faz bem à saúde

Estudos, incluindo um da Universidade de Harvard, mostram que o otimismo está ligado à saúde, reduzindo o risco de doenças graves. A maior parte do otimismo é influenciada pelo ambiente e ações pessoais. Práticas como gratidão e visualização positiva fortalecem essa conexão, promovendo bem-estar físico e mental.

Conteúdos

Evidências crescentes da literatura médica mostram que otimismo e saúde estão diretamente relacionados, com sentimentos positivos contribuindo para um menor risco de doenças a longo prazo, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Um estudo recente da Universidade de Harvard, que acompanhou mais de 70 mil mulheres por 8 anos, revelou que aquelas com altos níveis de otimismo tinham um menor risco de mortalidade por causas comuns, como câncer e derrame. Isso destaca a conexão entre otimismo e saúde.

Apenas cerca de 25% do otimismo de uma pessoa é devido à genética. O restante pode ser influenciado pelo ambiente e pelas ações pessoais. Isto mostra que o cultivo de uma atitude positiva pode resultar em mudanças significativas na saúde cerebral e hormonal.

otimismo e saúde

Como aumentar seu otimismo e saúde

Agradeça: Praticar a gratidão pode ativar partes do cérebro associadas ao prazer e reforçar o vínculo com os outros, melhorando assim o otimismo e saúde.

Visualize seu melhor futuro: Imaginar-se atingindo suas metas pode elevar seu otimismo. Reserve tempo para visualizar um futuro positivo, o que pode também reduzir a dor e promover a saúde mental.

Dedique tempo a atividades que lhe dão prazer: Engajar-se em atividades prazerosas pode ter um impacto positivo significativo no seu bem-estar, aumentando assim seu otimismo.

Escolha ser feliz: A felicidade é uma escolha. Decidir olhar o lado bom da vida pode aumentar seu otimismo e, consequentemente, sua saúde.

Adotar essas atitudes pode melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu otimismo e saúde. Integrar uma perspectiva positiva pode levar a uma vida mais saudável e feliz.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.