Reeducação Postural Global (RPG): tudo o que você precisa saber

Conteúdos

Você sabe o que é a Reeducação Postural Global, ou RPG, e suas diferenças para outras modalidades fisioterapêuticas?

Muito indicado para correção de postura, o RPG também é aconselhado para quem busca a prevenção e tratamento de dores nos músculos, ossos e articulações, além de cuidado para alterações da coluna — como a escoliose e hiperlordose.

Um ponto positivo do RPG que o difere dos demais é que ele não só corrige as lesões, mas reeduca o paciente sobre como ele deve se posicionar no dia a dia. Portanto, deve ser procurado anteriormente ao início da dor, como uma forma de tratamento preventivo, e antes que a má postura interfira na rotina.

Quer saber mais sobre a Reeducação Postural Global (RPG)? Então, continue lendo este artigo!  

Reeducação Postural Global: RPG pode tratar diferentes problemas 

Os pacientes tendem a associar o RPG apenas aos problemas de postura e coluna, mas o método também trata problemas neurológicos, reumatológicos, respiratórios e somáticos. Ou seja, seu principal objetivo é reorganizar o corpo de maneira global, melhorando a postura e aliviando dores. 

No RPG acredita-se que os músculos estão interligados. Portanto, quando você sente dor em um músculo de determinado local, todo o seu corpo pode entrar em desarmonia. Além disso, as sessões podem ajudar na melhora de condições como a hérnia de disco, fibromialgia, asma e escoliose.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG (SBRPG), o método fisioterapêutico atua com três premissas básicas:  

  1. individualidade — cada corpo é único, por isso, os exercícios e suas reações também serão únicos;
  2. causalidade — a causa de um problema pode estar distante do seu sintoma;
  3. globalidade — o corpo deve ser tratado como uma unidade indivisível, em que todas as suas partes estão ligadas.  

Como é uma sessão de Reeducação Postural Global (RPG)? 

Na primeira sessão, o objetivo principal do fisioterapeuta é identificar a causa da dor. Para isso, é feita uma breve entrevista com o paciente para avaliar seis zonas do corpo:

  • cervical;
  • lombar;
  • quadril;
  • joelhos;
  • pés;
  • ombros.

Além delas, o ritmo da respiração também é analisado. Vale lembrar que o atendimento deve ser individual, pois, como citado anteriormente, cada pessoa é única e sua necessidade também.

A sessão dura, em média, uma hora e deve ser feita uma vez por semana ou de acordo com a prescrição médica. A duração do tratamento vai depender do problema a ser corrigido e pode variar de acordo com o paciente.

Os exercícios são feitos deitados, sentados ou em pé, sempre guiados e corrigidos pelo fisioterapeuta e sem movimentos abruptos. Para a escolha de qual exercício será feito é necessário considerar a necessidade de cada pessoa, mas, normalmente, o fisioterapeuta estimula o paciente a tentar manter uma determinada postura durante 3 a 7 minutos, sempre com os ombros apoiados e pés unidos.

Como a Reeducação Postural Global (RPG) age no corpo? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG (SBRPG), ao utilizá-lo em conjunto com outras técnicas manuais, é possível combater dores nos músculos, articulações e cabeça, além de proporcionar alívio aos sintomas respiratórios e realinhar a coluna. Tudo isso por meio de movimentos corporais, em uma série de alongamentos.

O tratamento identifica e alonga os músculos considerados responsáveis por aquele determinado incômodo. Dessa forma, o fisioterapeuta reajusta a postura e os segmentos do corpo, permitindo o reequilíbrio dos músculos responsáveis por firmar a postura.

Os principais benefícios do RPG 

Os seus benefícios podem ser percebidos pelo paciente desde as primeiras sessões, principalmente em relação à consciência da postura corporal. Abaixo, confira outros benefícios do método: 

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • liberação de toxinas;
  • combate à dor nas costas e realinhamento da coluna;  
  • correção do posicionamento dos joelhos; 
  • tratamento de hérnia de disco; 
  • correção de pé plano; 
  • melhora a respiração; 
  • melhora o posicionamento dos ombros; 
  • retarda o processo de envelhecimento; 
  • melhora a visão e o sono;
  • elimina a dor de cabeça causada pela tensão muscular.  

Quem deve fazer RPG? 

A Reeducação Postural Global (RPG) é indicada para todas as faixas etárias, com exceção dos bebês, crianças de até 12 anos e de casos médicos. Antes de começar a sessão, é necessário visitar um profissional para que avalie a necessidade da prática.  

O RPG é indicado para quem quer prevenir ou sofre de dores na região lombar e/ou cervical, escoliose, hérnias de disco e torcicolos. Gestantes também podem se beneficiar desse método fisioterapêutico, com permissão do seu médico, a partir do terceiro mês de gestação. A atividade pode ajudar na preparação para o parto e na recuperação no pós-parto. 

Gostou desse artigo? Então assine nossa newsletter para receber, diretamente em sua caixa de entrada, conteúdos relevantes sobre saúde, bem-estar e beleza.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.