Sem dor, sem ganho? Quando o exercício se torna um risco à saúde

Conteúdos

Um dos pilares do VIVA é o Movimento, justamente pela importância dos exercícios físicos para uma vida plena e longeva. Porém, como tudo na vida, é importante buscar o equilíbrio. O excesso de treino pode acabar se tornando um risco para a qualidade de vida.

Tem muita gente que quer alcançar em 1 treino o resultado de 1 ano de atividades constantes. E acaba forçando mais do que deveria, acima da limitação do condicionamento físico. Chamamos isso de “overtraining”.

O prejuízo do overtraining não é só físico. Além do desgaste muscular, há uma queda no sistema cognitivo, ocasionando fadiga mental, aumento da fome, desregulação do sono, irritação, estresse e redução de performance esportiva.

Não adianta forçar, o resultado não vai vir em um dia, nem em uma semana, nem em um mês. O treino, independente do seu objetivo, deve fazer parte da sua rotina. Portanto, a melhor forma de evitar as lesões é manter um treino organizado e supervisionado.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.