Batata doce na dieta | Benefícios para saúde e fitness

Explore os benefícios nutricionais da batata doce, uma fonte energética sustentável e versátil. Com baixo teor de gordura e rica em fibras, potássio, cálcio, betacaroteno e vitaminas, essa hortaliça promove desde a saciedade até o fortalecimento ósseo. Descubra receitas inovadoras, como os chips saudáveis, e compare seus poderes aos da batata-inglesa. Transforme sua dieta com esse superalimento nutritivo e funcional.

Conteúdos

Ela tem alto valor energético (90 cal/100g) e baixo teor de gordura (menos de 0,1 g/100 g). É rica em potássio, cálcio, magnésio, fibras, betacaroteno e vitaminas A, C, B6, promovendo não apenas a longevidade, mas também adoçando naturalmente o cardápio nosso de cada dia. A inclusão da batata doce na dieta é uma escolha inteligente para quem busca saúde e bem-estar.

Estamos falando dos poderes da batata doce, também conhecida como batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica. Originária dos Andes, esse tubérculo se espalhou pelos trópicos e é hoje uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil, tornando a batata doce na dieta uma prática comum para os brasileiros. Pra nossa sorte!

batata doce na dieta

Benefícios da batata doce na dieta

Energia pura – Fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, a absorção pelo organismo é mais lenta, a batata-doce fornece energia ao se transformar em glicose, sem provocar fadiga. Por isso, e por ajudar no ganho saudável de massa muscular, é uma constante na dieta de desportistas (dica: comer uma hora antes do treino).

Fibras – Consumida com moderação, é uma aliada em dietas de emagrecimento, uma vez que suas fibras dão aquela (desejada!) sensação de saciedade. E, de quebra, melhoram o funcionamento do intestino. A batata doce na dieta pode ser um excelente recurso para quem busca controle de peso.

Potássio – Contém potássio, que ajuda a regular os sinais de pulsação nervosa funcionando como um relaxante para contrações musculares, o que previne contra câimbras, por exemplo.

Cálcio – O cálcio é o metal mais abundante no corpo humano e mais de 90% dele estão nos tecidos ósseos. É essencial para o organismo e para controlar a acidez e a coagulação do sangue, a divisão celular e prevenir doenças como a osteopenia e a osteoporose, entre outros benefícios. A batata-doce possui cinco vezes mais cálcio do que a batata-inglesa. Bom motivo para incluí-la na dieta, não?

Betacaroteno – Tal como a cenoura, a abóbora, o mamão e a manga, a batata-doce possui alto teor de betacaroteno, antioxidante que participa na formação de melanina (pigmento protetor da pele contra raios ultravioletas e responsável pelo bronzeamento), inibe radicais livres, melhora a imunidade e fortalece cabelos e unhas.

Vitaminas – A Vitamina C tem importante papel na formação óssea, dentária, na cicatrização de feridas, na produção de células do sangue e de colágeno. A Vitamina A fortalece o sistema imunológico, protege as córneas, é necessária para o funcionamento das células da pele e das mucosas (como as digestivas, as respiratórias e as do trato urinário, que são barreiras a infecções). A Vitamina B6 contribui para a produção de anticorpos e de hemoglobina, e melhora o sistema nervoso. Todas essas vitaminas criam um conjunto benéfico para os poderes da batata doce na dieta.

Versátil, a hortaliça permite variações no preparo como purê, sopas, tortas, panqueca, saladas, na massa de pão doce e até como chips, confira a receita:

Receita de chips de batata doce

Corte a batata em fatias fininhas, forre o prato do micro-ondas com papel toalha, tempere a gosto (com sal, alecrim, orégano, manjerona ou o que preferir). Leve ao micro por um minuto e meio. Retire o prato, vire as batatas do outro lado, repita o processo. Prontinho, deixe esfriar e eis um lanche saudável para servir à tarde ou levar na bolsa para comer antes do treino, que tal?

Batata inglesa VS Batata doce

Os poderes da batata doce se destacam quando comparados à batata-inglesa, principalmente devido ao seu menor índice glicêmico e ao maior conteúdo de vitamina A, proveniente do betacaroteno. Essas características tornam os poderes da batata doce uma fonte de energia mais estável e uma opção mais nutritiva, ideal para quem procura controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a ingestão de antioxidantes e fibras na dieta.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e considere incluir a batata doce na dieta para uma vida mais saudável e energética.

Referência:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andes

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.