Xô, falta de disposição! Veja o que você pode fazer para renovar as suas energias

Falta disposição em seu dia? Temos dicas para você renovar as energias!

Conteúdos

Nas últimas semanas, quantas vezes você reclamou de cansaço? A falta de disposição é uma consequência desagradável das rotinas atarefadas e correria do dia a dia, mas quando passa a ser persistente, cuidado. Ela pode ser o sinal de algum problema no organismo. 

Sentir falta de disposição ou cansaço é uma resposta natural do organismo, mas, se esses sintomas o acompanha mesmo após boas noites de sono, precisa ser investigado.

Por isso, escrevemos neste artigo as principais causas da falta de disposição e o que você pode fazer no seu dia a dia para recuperar energias. Ficou curioso? Então, continue lendo este artigo!

Falta de disposição: 6 possíveis causas  

1. Insônia ou má qualidade de sono  

Você sabia que enquanto dormimos o nosso organismo segue em atividade para repor todos os nutrientes que foram gastos durante o dia? Se não tivermos uma boa noite de sono, nosso corpo não consegue trabalhar bem e a falta de disposição aparece logo pela manhã.

Um adulto, por exemplo, deve dormir de sete a nove horas por dia. Além da insônia, outros fatores podem contribuir para que sua noite de sono não seja confortável, tais como a apneia, colchões e travesseiros inadequados.  

 2. Estresse persistente  

As pesquisas mostram que pessoas que não conseguem lidar com o estresse tendem a ficar mais exaustas. Além disso, o estresse aumenta o nível do hormônio cortisol, o que resulta em ansiedade e baixa energia, além de acarretar transtornos de humor e ganho de peso.  

3. Alimentação pouco nutritiva  

A falta de disposição pode ter início na sua alimentação. O ferro, por exemplo, é um mineral essencial para o transporte de oxigênio pelo corpo. Se está em déficit, logo aparece a falta de disposição. Além dele, gorduras boas, vitaminas e minerais também podem causar uma baixa de energia.  

4. Excesso de açúcar 

Os carboidratos são uma das principais fontes de energia para o corpo, mas, quando consumidos em excesso e principalmente refinados, podem levar ao acúmulo de glicose no sangue. 

Ainda que o efeito inicial seja de um pico de energia, o acúmulo de glicose leva ao cansaço a longo prazo. Além disso, alimentos com alto teor de açúcar ou carboidratos refinados possuem baixo valor nutricional, não oferecendo a quantidade e qualidade de nutrientes necessários para nos manter ativos.  

5. Falta de atividades físicas 

A atividade física aumenta a produção de alguns hormônios, como a endorfina, o que ajuda a melhorar a qualidade do sono, ter melhor produtividade e proporcionar saúde e disposição. 

A prática também provê o aumento da taxa metabólica por meio da liberação de glicose e de ácidos graxos, aumentando o gasto energético. 

6. Excesso de cafeína 

Você sempre recorre ao café para aumentar a energia durante o dia? Pois, saiba que o consumo em excesso pode causar justamente o efeito contrário e diminuir os níveis de energia a longo prazo. 

Além de outros efeitos negativos, como o aumento da ansiedade, o excesso de cafeína também pode drenar a energia ao longo do tempo, fazendo você sentir falta de disposição diariamente.  

7 dicas para driblar a falta de disposição  

1. À noite, diminua a atividade mental

Uma hora antes de ir para cama, tente desligar os aparelhos eletrônicos, como celular, computador e televisão. 

Isso porque o excesso de atividade mental provocado por essas tecnologias podem alterar a qualidade do sono e a luz azul exibida por eles também afeta a produção de melatonina. Portanto, aposte em atividades mais relaxantes, como ler um livro, escrever em um diário ou meditar.  

2. Tenha horários regulares

Experimente ter horários fixos para realizar suas tarefas, como trabalho e hobbies. Além disso, tente dormir e acordar no mesmo horário. Isso ajuda o corpo a se organizar e ter mais energia no dia seguinte.  

3. Faça pausas durante o dia

A produtividade caiu? Tente fazer outra coisa, como assistir um vídeo, dar uma volta do lado de fora ou apenas fazer uma pausa de 10 minutos. Depois disso, você voltará bem mais inspirado. 

 4. Modere no consumo de álcool

Apesar do seu efeito sedativo inicial, o álcool atrapalha — e muito — a qualidade do sono, principalmente quando consumido à noite. Ele altera os ciclos do sono, fazendo você dormir menos e acordar mais cansado. 

5. Comece pelas tarefas mais difíceis

Estudos relacionados à produtividade revelam que quando você começa uma tarefa que considera mais chata e difícil, consegue ter mais eficácia durante o dia. Assim, você se livra das horas de procrastinação.  

6. Tire uma soneca

Às vezes, tirar um cochilo tarde pode ser a única solução, mas, nada de abusar. Quinze a trinta minutos são suficientes para recuperar as energias.  

7. Troque snacks por lanches nutritivos

Você costuma comer entre uma refeição e outra? Aposte em uma fruta com fibras ou algo mais leve e nutritivo. Assim, você mantém a energia do seu corpo e não perde a fome. O ideal é comer com intervalo mínimo de duas horas e máximo de três horas e meia, entre uma refeição grande e outra.

Falta de disposição? Busque um lugar para repor as energias! 

O Rituaali é um centro de saúde e SPA situado em Penedo, no Rio de Janeiro. Repleto de profissionais experts nas mais diferentes áreas da saúde e com uma programação recheada de atividades, o Rituaali ajuda pessoas de todo o Brasil e América Latina a recuperar a disposição de forma natural.  

Durante a estadia, o hóspede conhece novas atividades físicas, recebe alimentação adequada, faz terapias naturais de SPA e tem o apoio de diversos profissionais para cuidar da sua saúde. Isso tudo em um local calmo, tranquilo e de ar puro: aos pés da Serra da Mantiqueira em um bairro ecológico e rodeado pela Mata Atlântica.

Assim, as terapias do Rituaali são capazes de transformar a vida dos seus pacientes. Quer saber mais? Acesse o site e conheça mais sobre a nossa clínica e SPA.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.