Dormir pouco faz mal? Descubra os efeitos desse hábito na sua saúde

Você sabe quais consequências dormir pouco traz para o seu corpo? Descubra neste post o que acontece na sua saúde quando você dorme menos de 8h por dia!

Conteúdos

Dormir pouco já virou rotina para você? Com um dia a dia corrido, cheio de responsabilidades e preocupações, muitas pessoas têm dificuldade de conseguir uma boa noite de sono. É só deitar na cama e pronto: já começa a pensar em tudo o que tem para resolver e não consegue se desligar.

Você é assim? Embora seja um cenário comum, não é para ser deixado de lado. Dormir pouco traz diversos malefícios para o seu corpo que vão além do cansaço e das olheiras na manhã seguinte.

Quer saber como o seu corpo reage quando você decide dormir pouco? Então, continue lendo!

dormir pouco

Dormir pouco | quais são os malefícios para o corpo?

Afeta a imunidade

Você sabia? Enquanto você dorme, o seu organismo atua na produção de anticorpos, que são responsáveis por defender o corpo humano contra as ações de bactérias, vírus, infecções e demais vilões que causam doenças.

Assim, se você decidir dormir pouco, o organismo não consegue produzir esses anticorpos em quantidade suficiente para lhe proteger, o que faz com que a sua imunidade baixe consideravelmente.

Facilita o desenvolvimento da obesidade

Segundo um estudo realizado pela universidade de Uppsala, na Suécia, uma noite mal dormida impacta fortemente o metabolismo humano, de modo a aumentar a sua fome e dificultar a queima de gordura — situação que desencadeia a obesidade.

Basicamente, dormir menos que seis horas por dia contribui com o aumento na produção do hormônio grelina, causador da fome. O período curto de sono também reduz a produção de leptina, o hormônio responsável por dar a sensação de saciedade. Essa condição faz com que as pessoas comam mais e deem preferência a alimentos menos saudáveis.

Aumenta o risco de doenças cardíacas

Quanto menos você dorme, maiores são as suas chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso se torna ainda mais grave quando o indivíduo já está acima do seu peso, afinal, é por meio do sono que o corpo repara e fortalece as artérias do coração.

A privação do sono ainda estimula a produção de hormônios e demais substâncias químicas que favorecem o aumento da pressão arterial — o que, em casos extremos, pode acarretar infartos e Acidentes Vascular Cerebrais (AVC).

Compromete a coordenação motora

Você tem estado mais distraído? Volta e meia tropeça ou deixa algum objeto cair da sua mão? Esses são sinais recorrentes para quem dorme pouco, visto que a tendência é que os seus reflexos fiquem mais lentos.

Combinado com a falta de concentração, esse comprometimento da coordenação motora é muito perigoso quando você tem que pegar no volante e cair na estrada, por exemplo. Justamente por isso, não é recomendável dirigir se você dormiu bem nas noites anteriores.

Amplia as chances de ter diabetes

Por meio de uma alimentação descontrolada — que acontece devido ao aumento da produção do hormônio da fome, de que já falamos —, há ainda um risco de se desenvolver diabetes do tipo II. A causa disso é o aumento da resistência à insulina proporcionada pela falta de sono, de maneira que o organismo não consegue utilizá-la corretamente.

Assim, o corpo vai perdendo a habilidade de metabolizar os açúcares com eficácia, elevando as taxas de glicose no sangue e provocando cansaço, fome, sede, micção frequente e visão turva.

Propicia a depressão

Com o passar do tempo, o hábito de dormir pouco e outros distúrbios do sono propiciam o desenvolvimento dos sintomas da depressão, por conta do disparo na produção de cortisol — o hormônio do estresse.

Ele também aumenta a pressão arterial e reduz as defesas naturais do corpo, minando a produção de serotonina — importante regulador do humor e do apetite. Agora que você já sabe todos os problemas causados por dormir pouco, está na hora de olhar com mais carinho para a sua rotina de sono, não é?

Aposte em uma alimentação mais leve durante à noite e, no máximo, até duas horas antes de dormir. Outra boa dica é preparar um ambiente bem tranquilo: uma música mais leve, a luz baixa e desligar os aparelhos eletrônicos.

Se você precisar de ajuda, visite o Rituaali Clínica & SPA. Com programas completos de bem-estar e saúde, a equipe médica multidisciplinar e terapeutas, através de consultas, identificam o que está causando problemas no seu sono e desenvolvem estratégias para devolvê-lo a melhor noite de sonos de todas. Experimente!

E aí, gostou deste post sobre os efeitos de dormir pouco? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Referências:

  • https://runnersworld.com.br/dormir-mal-ou-dormir-pouco-engorda/

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.