como o estilo de vida saudável ajuda à acabar com doenças?

Com uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e uma rotina saudável, temos a possibilidade de termos uma vida longa e saudável

Conteúdos

Não podemos ignorar que os últimos anos permitiram um aumento na longevidade das pessoas, destacando a importância de um estilo de vida saudável. Com avanços na Medicina e as possibilidades para prevenção de doenças que vitimavam a população, adotar um estilo de vida saudável tornou-se crucial. Algumas enfermidades praticamente desapareceram graças à consciência de um estilo de vida saudável. Dependendo do estilo de vida saudável adotado, atravessar muitas décadas não é mais um sonho distante.

Assim, viver mais se tornou uma possibilidade ao alcance de uma quantidade maior de pessoas graças ao estilo de vida saudável. Porém, não basta ter muitos anos de vida — o que todos desejam é vivê-los com qualidade, incorporando um estilo de vida saudável, livres de doenças e com muita disposição para aproveitar cada momento. Como alcançar esse objetivo de estilo de vida saudável?

É justamente sobre o estilo de vida saudável que esse post vai tratar. Queremos conversar com você sobre os segredos para adotar um estilo de vida saudável que permita não apenas uma vida longa, mas saudável e plena. Para seu alívio — e responsabilidade — mostraremos que adotar um estilo de vida saudável está em suas mãos!

Então, quer você tenha algumas décadas e começou a desfrutar da maturidade, ou ainda esteja nos primeiros anos da vida adulta, o que importa é começar já a implementar um estilo de vida saudável. Para isso, é fundamental conhecer o assunto, praticar bons hábitos alinhados ao estilo de vida saudável e se preparar para uma existência longa e feliz.

Vamos começar? Você vai descobrir:

  • como seu estilo de vida pode ajudá-lo a prevenir doenças;
  • como identificar aspectos de sua rotina que podem trazer problemas de saúde;
  • como uma alimentação equilibrada e a atividade física podem ajudá-lo a manter a qualidade de vida;
  • a importância de separar um tempo para recarregar as baterias, descansar principalmente a mente e renovar suas energias.

Preparado para iniciar sua jornada rumo a uma vida longa e saudável? Então vamos lá!

O que o estilo de vida tem a ver com a prevenção de doenças?

Desde os primeiros estudos sobre nossa predisposição genética ao desenvolvimento de doenças, criou-se uma expectativa negativa de que estávamos praticamente condenados por nossos genes.

Somado a isso, muito se fala da interferência de fatores que nem sempre dependem de nossa escolha, como os malefícios da poluição ou possíveis contaminações alimentares. Aos poucos, temos a sensação de que nossas condições de saúde estão fora do nosso próprio controle.

Na verdade, nenhuma dessas ideias poderia ser mais incorreta. Embora fatores genéticos e questões ambientais tenham uma parcela de influência em nossa saúde, eles não podem ser responsabilizados pelos resultados.

Estudos demonstram que apenas 20 ou 30% da nossa longevidade depende da herança genética. Para nosso alívio, nossas escolhas, como a adoção de um estilo de vida saudável que inclui hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas, além da limitação do uso de álcool, cigarro ou outras substâncias, determinam nossas condições de saúde e a possibilidade de viver mais e melhor.

Talvez você ainda não esteja convencido disso, mas vamos analisar alguns dados:

No passado, populações eram dizimadas por doenças contagiosas: malária, varíola, gripe espanhola, tifo, sarampo, poliomielite e tuberculose estavam entre as mais mortais. O avanço da Medicina e o desenvolvimento de métodos preventivos reduziu drasticamente essas mortes.

No entanto, hoje, encontramos uma situação contrária: o grande índice de mortalidade não se deve à ocorrência de moléstias infectocontagiosas. Doenças crônicas não transmissíveis e câncer são responsáveis por nada menos que 72% das mortes no Brasil.

Por mais que o dado seja alarmante, ele camufla uma boa notícia — a prevenção desse grupo de doenças está em nossas próprias mãos, a partir da adoção de um estilo de vida saudável. Podemos ser vítimas delas, mas, adotando um estilo de vida saudável, não precisamos ser vítimas desses problemas. Tudo depende das escolhas que fazemos hoje!

Estudos demonstram que mudanças no estilo de vida são capazes de reduzir 80% das doenças! Doenças cardíacas, câncer, AVC, doenças pulmonares crônicas, diabetes, transtornos psicológicos e mentais — todos esses males mortais ou incapacitantes podem ser prevenidos.

Existe ainda um ponto que precisa ser considerado: os hábitos saudáveis não só evitam as enfermidades — eles alteram a forma como nossos genes se expressam. Essa é uma das conclusões de uma área de estudos chamada epigenética.

Portanto, mesmo que tenhamos nascido com a predisposição genética para desenvolver determinadas doenças, muitas delas só serão “despertadas” em nosso organismo dependendo do estímulo que oferecermos, o que destaca a importância de um estilo de vida saudável ao longo da vida.

Na prática, isso equivale a dizer que nós podemos acionar ou desligar o gene responsável pelo surgimento de uma doença, dependendo dos hábitos que adotamos em nosso dia a dia. Portanto, sabe aquele histórico clínico familiar pavoroso? Ele pode ser revertido com suas escolhas direcionadas a um estilo de vida saudável!

O assunto é tão importante que hoje existe uma área específica de estudo no meio médico — a Medicina do Estilo de Vida. Baseada em evidências científicas, ela procura mostrar às pessoas como é possível cultivar a saúde, em vez de apenas curar doenças.

Quer saber o que eles ensinam? É o que vamos contar a você nos tópicos a seguir —continue a leitura e descubra!

Trabalho e saúde: como descobrir que a rotina está te adoecendo?

O estresse diário causa muitas doenças, que podem ser mitigadas por um estilo de vida saudável. A pressão do trabalho, o trânsito de grandes cidades, a insegurança e a correria do dia a dia — cada um desses fatores contribui para que o estresse esteja presente em nossas vidas, minando nossa saúde.

Situações tensas provocam uma reação imediata no corpo: a liberação de adrenalina. Esse hormônio, responsável pela nossa defesa em momentos de perigo, acelera o coração, despeja cortisol no sangue e eleva a pressão sanguínea, fazendo com que uma quantidade maior de oxigênio e energia chegue aos músculos.

Portanto, se estiver atravessando a rua e vir um carro se aproximando rapidamente, essa reação é perfeita: em um único salto, sem nem mesmo perceber, você chegará à calçada, escapando de um atropelamento.

O problema é que o mecanismo extremamente útil em momentos esporádicos de emergência não faz nada bem quando ocorre continuamente. Se ele estiver presente cada vez que enfrentamos o trânsito, a fila, quando saímos de casa e tememos um assalto, isso vai cobrar um alto preço do nosso corpo.

Quando produzimos continuamente elementos como o cortisol, isso desequilibra completamente nosso sistema imunológico, abrindo as portas do organismo para o surgimento de doenças.

E não é só isso. Pessoas estressadas relatam ter sintomas como:

  • dores musculares;
  • dores de cabeça;
  • cansaço excessivo;
  • distúrbios do sono;
  • ansiedade;
  • angústia;
  • irritação;
  • aumento da pressão arterial;
  • maior risco de derrame;
  • susceptibilidade a infecções devido ao desequilíbrio imunológico;
  • distúrbios gastrointestinais;
  • resistência à insulina, o que pode levar ao surgimento de diabetes tipo 2;
  • redução do desejo sexual;
  • desordens alimentares, com consequente aumento ou perda de peso;
  • prejuízo à concentração e memória, o que inibe o aprendizado;
  • utilização mais frequente de drogas (remédios prescritos, álcool e até mesmo substâncias ilegais).

Quais as principais causas do estresse?

Em diversas pesquisas realizadas, a maior parte dos entrevistados reconhece que o principal fator estressor é o trabalho. A pressão cotidiana, a necessidade de apresentar resultados em um cenário econômico turbulento, e a competitividade do mercado contribuem para o aumento do estresse, destacando a necessidade de um estilo de vida saudável para contrabalançar essas tensões.

No entanto, outras situações pessoais e familiares também podem causar esse problema. Elas podem ser breves, como os transtornos decorrentes do final de um relacionamento, ou persistentes, como a ocorrência de uma doença grave na família.

Se somadas, essas condições podem criar um quadro praticamente insuportável para o indivíduo, evidenciando ainda mais a necessidade de um estilo de vida saudável para preservar a saúde e a qualidade de vida. É preciso buscar apoio para minimizar o problema e suas consequências.

Como lidar com o estresse através de um estilo de vida saudável?

Em primeiro lugar, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos, elementos essenciais de um estilo de vida saudável, já contribuem significativamente para reduzir o estresse, e vamos falar disso daqui a pouquinho. Porém, existem algumas estratégias específicas para combatê-lo:

Use ferramentas para otimizar a rotina

Se o trabalho é o principal fator estressor e não é possível deixar de trabalhar, chegamos à conclusão de que é necessário contar com outras estratégias para lidar com o problema.

Mesmo no ambiente laboral, algumas práticas podem ser úteis para reduzir o estresse: tirar alguns momentos para se exercitar, contar com a ajuda de ferramentas para otimizar a rotina e ganhar tempo, implantar um modelo de gestão um pouco mais descentralizado, o que ajuda a dividir tarefas e responsabilidades, entre outros aspectos.

Faça algo que goste

Uma das principais estratégias, integrando um estilo de vida saudável, é reservar algum tempo para fazer algo que você realmente goste. Ler um livro, realizar algum tipo de trabalho manual, ouvir música, praticar um esporte, ter um hobbie… Todas essas alternativas são válidas para acalmar a mente e promover o bem-estar.

Talvez essa dica o faça pensar: “mas eu não tenho tempo nem para o que eu preciso fazer, como separar um período para o que eu quero fazer”? Pode parecer uma dica impraticável a princípio, mas se você separar meia horinha, duas vezes por semana, para se dedicar a algo que lhe faz bem, os resultados serão vistos a curto prazo.

O fato é que, se você gasta uma hora para chegar em casa no horário de pico do trânsito, talvez seja interessante realizar alguma dessas atividades perto do seu local de trabalho. Assim, trinta daqueles minutos terríveis que passaria se estressando são dedicados a realizar algo que lhe dá prazer.

Depois, aproveitando um tráfego menos intenso, você pode chegar em casa praticamente no mesmo horário, mas tendo feito algo que contribui para o seu estilo de vida saudável e ajuda a gerenciar o estresse, trazendo benefícios pessoais.

Utilize técnicas específicas

Outra opção é relaxar por meio de técnicas específicas. Sessões de massagem, exercícios de respiração profunda e meditação estão entre as possibilidades perfeitas para afastar o estresse e garantir uma vida mais equilibrada.

Fuja da rotina de vez em quando

Enquanto o celular estiver tocando e os e-mails chegando, fica difícil relaxar, enfatizando a importância de adotar um estilo de vida saudável para gerenciar o estresse. Os brasileiros, notoriamente, estão entre os profissionais que mais levam trabalho para casa, aumentando a necessidade de práticas saudáveis fora do horário comercial.

Por isso, uma alternativa muito saudável é fugir. Isso mesmo! Escolha um local agradável, em meio à natureza, com o conforto que você merece e programe visitas periódicas. Hotéis retirados ou spas relaxantes podem servir como refúgio para renovar suas energias.

Passar alguns dias nesse refúgio pode fazer um verdadeiro milagre para livrá-lo dos efeitos de uma rotina corrida e do estresse do trabalho. Portanto, é um investimento em seu tempo que reforça um estilo de vida saudável, promovendo sua saúde de maneira integral.

Priorizando alimentação e atividade física

Entre os fatores que mais contribuem para a saúde e longevidade, estão uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios. Saiba agora como eles podem fazer você viver mais e melhor:

Alimentação equilibrada

Cada vez mais, os estudos mostram a importância dos alimentos que consumimos para a manutenção da saúde e prevenção às doenças. Além de fornecerem energia ao nosso corpo, os diferentes produtos possuem substâncias específicas que interagem para combater as doenças, atuando como agentes de proteção.

Portanto, o cuidado com a origem dos alimentos e com a sua variedade é fundamental no âmbito de um estilo de vida saudável para prevenir doenças e manter-nos ativos e saudáveis. Alguns princípios podem nos ajudar a fazer escolhas que favorecem o nosso bem-estar. Conheça-os:

Não se esqueça dos elementos essenciais

Para seu perfeito funcionamento, o corpo precisa de nutrientes essenciais, que devem ser fornecidos pela alimentação. Eles têm três tarefas principais:

Fornecer energia

Com a função de garantir combustível para o corpo, encontramos os energéticos. Eles são cereais e grãos (arroz, milho, trigo, aveia, cevada, centeio…), raízes ou tubérculos (batata, mandioca, cará…), frutas adocicadas e açúcares (mel, melado, doces) e gorduras (óleos, castanhas, manteiga, margarina).

Construir nossas células

As proteínas têm essa função. Elas são encontradas principalmente nos produtos de origem animal, como carne, leite, ovos e seus derivados. No entanto, elas também estão presentes em vegetais como os feijões de todos os tipos (lentilhas, ervilhas, soja…).

Regular nosso organismo

Com suas fibras, vitaminas e sais minerais, os reguladores — legumes, verduras e frutas — ajudam os órgãos a funcionarem perfeitamente e previnem doenças.

Portanto, nossas refeições precisam ter representantes desses três grupos alimentares para fornecer os nutrientes que precisamos. Quanto maior a variedade de hortaliças, mais beneficiados seremos.

Consuma “comida de verdade”

Essa expressão tem se tornado cada vez mais comum, e ela define aqueles alimentos naturais, preparados com ingredientes puros, e não os ultraprocessados que encontramos no supermercado, repletos de aditivos químicos.

Prefira os integrais

Quando um produto como o trigo, o arroz ou a aveia são refinados, esse processo retira suas fibras e parte dos nutrientes, como vitaminas. Desta forma, eles perdem os benefícios naturais e ainda podem se tornar fatores que acarretam problemas de saúde, como um trânsito intestinal lento.

Quanto mais natural for o produto, mais próximo de sua versão “original”, maiores são as chances de ele contribuir para sua longevidade e para a prevenção de doenças.

Faça escolhas inteligentes

Um mesmo nutriente pode ser obtido de diversas fontes. Por isso, para ter saúde é necessário escolher a mais benéfica. Assim, tanto é possível obter proteínas de um pedaço de carne, quanto de uma espécie de feijão.

Nesse contexto, se um indivíduo busca um estilo de vida saudável para evitar um alto índice de colesterol, ele precisa controlar a ingestão de gorduras saturadas, preferindo alternativas mais saudáveis. Neste caso, aumentar a variedade de feijões na dieta pode proporcionar a proteína que ele necessita sem os efeitos da carne, especialmente vermelha.

O mesmo vale para as gorduras. Elas são importantíssimas para o organismo e não devem ser evitadas. No entanto, dentro de um estilo de vida saudável, obter gorduras a partir de fontes como manteiga ou margarina pode não ser a melhor escolha a longo prazo.

Varie

Alimentos diferentes, nutrientes diferentes. Combinações variadas são mais vantajosas pois, além de deixarem os pratos mais atrativos, fornecem tudo o que seu corpo precisa. Aquela antiga regra continua válida: prato colorido é prato saudável!

Invista em conhecimento

A alimentação equilibrada, com produtos naturais, pode ser saborosíssima! Atualmente, muitas instituições e chefs renomados têm realizado grandes esforços para desenvolver uma variedade de pratos que agrade a paladares de diferentes estilos.

Portanto, se deseja cuidar desse aspecto, invista em conhecimento. Faça cursos ou procure por estabelecimentos que ofereçam reeducação alimentar. Descubra que você pode ter uma cozinha saudável e saborosa!

Atividade física

A prática de exercícios é extremamente eficiente para evitar doenças, garantir saúde e longevidade. Além de produzir endorfinas (uma substância que promove o bem-estar e, portanto, faz com que nos sintamos mais felizes e relaxados, combatendo o estresse), ela beneficia o corpo de diversas formas:

  • promove a saúde cardiovascular e consequentemente, energia para as atividades do dia;
  • previne doenças como a hipertensão arterial, osteoporose, alguns tipos de câncer e diabetes, entre outras;
  • desenvolve a massa muscular, evitando dores articulares, lesões por sobrecarga diária e ocasionada por outros esportes;
  • garante a mobilidade do indivíduo à medida em que a idade avança;
  • serve como válvula de escape para pessoas que desejam combater hábitos prejudiciais, como o fumo e o uso de álcool;
  • combate os sintomas da TPM e da menopausa;
  • devido à produção de endorfina, ameniza os sintomas de transtornos psicológicos.

Os exercícios não devem ser uma atividade esporádica, e sim uma rotina. Desta forma, eles garantem os benefícios mencionados e uma dose extra de disposição para as atividades diárias.

Qual é a quantidade ideal de exercícios?

Apesar de estudos anteriores recomendarem que 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana façam parte de um estilo de vida saudável, pesquisas recentes indicam que uma quantidade maior de atividade física tem efeitos ainda mais significativos no combate a doenças.

Portanto, o ideal é procurar uma recomendação médica e a orientação de um profissional de educação física competente para fazer uma prescrição de acordo com sua necessidade, objetivo e condicionamento físico atual.

Aumentar progressivamente o nível de atividade no dia a dia, e não só durante a prática dos exercícios, também é muito eficiente para promover a saúde.

Como começar uma rotina de exercícios e não desistir?

Para alguns, estabelecer uma rotina diária de atividade física pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, contar com estratégias para não desistir é fundamental. Conheça algumas:

  • Escolha uma atividade que gosta: se você tiver prazer, sua chance de aderir ao programa será maior. Acredite: há muitas modalidades. Se ainda não encontrou uma que o agrade, é porque ainda não conhece todas!
  • Encaixe o exercício na sua rotina: coloque-o em sua agenda nos horários e locais em que for mais fácil. Se você tiver que se deslocar por longas distâncias ou for em um período do dia complicado, encontrará mil motivos para fugir e desistir.
  • Comece com calma: se não tem o hábito de se exercitar há anos, não queira compensar isso em dias ou semanas. Inicie com duas ou três sessões semanais e aumente progressivamente.
  • Conte com profissionais qualificados: há muitas dicas de exercícios na internet, mas só um profissional capacitado saberá prescrever o melhor programa de atividades para você. Ele vai levar em consideração seu condicionamento atual e seus objetivos, além de corrigir erros que poderiam levar a lesões. Não se arrisque com dicas de amadores.
  • Alie a atividades que gosta: ouvir uma playlist que lhe dá prazer pode garantir uma motivação extra para as sessões de exercícios. Também é possível ter mais disposição ao praticar com amigos, ou escolher um local agradável.
  • Premie-se: estabeleça alguns alvos possíveis de alcançar e premie-se cada vez que atingi-los. Pode ser fazer alguma coisa que gosta, passar um final de semana naquele spa maravilhoso…
  • O importante é iniciar a rotina e cuidar para mantê-la. Com um pouco de tempo e perseverança, os resultados vão fazer você se sentir tão bem que não vai desejar mais parar.

Um tempo de descanso: fundamental para recarregar as baterias e organizar os pensamentos

O universo e o nosso organismo funcionam de forma rítmica: os batimentos cardíacos têm uma cadência própria, os hormônios têm horários específicos para produção, os dias, semanas e anos ocorrem de acordo com a atuação totalmente previsível do Sol e da Lua.

Portanto, conscientes ou não, nossos corpos refletem essa natureza rítmica, necessitando de repouso como parte de um estilo de vida saudável. Com base em diversos estudos, chegou-se à conclusão de que o descanso semanal é fundamental à saúde psíquica do ser humano.

Na tentativa de aumentar a produtividade e outras razões referentes à mentalidade racionalista, a França testou uma “semana de dez dias” durante a Revolução Francesa. Além de não reverter em incremento na produção, as instituições de saúde mental ficaram sobrecarregadas. Os resultados foram tão desastrosos que a tentativa foi abolida.

Não ficamos surpresos quando observamos que, mesmo sem relacionarem essa necessidade aos seus motivos, muitas crenças adotam algum dia de descanso: sexta para os muçulmanos, domingo para católicos e muitos protestantes, sábado para judeus e alguns grupos sabatistas.

É crucial reconhecer além desses fatos: uma rotina de trabalho incessante contraria o estilo de vida saudável, cobrando um preço alto do nosso bem-estar.

Seria uma coincidência que, justamente na correria dos dias atuais, os transtornos mentais sejam a terceira causa de longos afastamentos do trabalho por doença, atrás apenas de traumas e doenças osteomusculares?

Assim, tão importante quanto o repouso diário, reservar um tempo semanal para descanso total é uma pedra angular do estilo de vida saudável, essencial para manter a saúde física e mental. Porém, de nada adianta gastar esse tempo com a realização de compras, leitura de e-mails atrasados ou para fazer aquela especialização adiada há anos.

Neste dia, o ideal é fazer algo diferente, como procurar contato com a natureza e luz solar em um passeio no parque com a família, por exemplo. Participação em atividades voluntárias e convívio social também podem ser importantes formas de renovação mental.

Felizmente, a genética não é determinista a ponto de definir quantos anos de vida teremos e a qualidade com que eles serão desfrutados. Essa responsabilidade está em nossas mãos, a partir das escolhas que fazemos.

Adotando uma boa alimentação, exercícios regulares e mantendo um estilo de vida saudável, aumentamos nossas chances de viver uma vida longa, plena e feliz.

E você, o que tem feito para adotar um estilo de vida saudável? Pratica alguma dessas dicas? Já percebeu bons resultados quanto à prevenção de doenças?

E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

estilo de vida saudável

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.