Longevidade: você quer ou não? Veja como conseguir!

A longevidade é uma busca constante, mas você sabia que é possível conseguir ela por meio da alimentação?

Conteúdos

Você já deve ter ouvido falar sobre dieta de longevidade, mas, você sabe quais as diferenças entre esse tipo de alimentação e uma comum? E, mais importante ainda, como garantir isso tudo?

Só para você saber, a dieta para longevidade foi criada pelo bioquímico Valter Longo, diretor da University of Southern California’s Longevity Institute. Ele é um renomado cientista e tem como meta chegar aos 110 anos de idade, para isso, coloca boa parte de suas fichas na alimentação.

Neste artigo você descobrirá que a alimentação é um dos fatores indispensáveis para garantir saúde, qualidade de vida e longevidade. E temos provas, confira!

O que é a dieta da longevidade?

Criada pelo bioquímico Valter Longo, ele a desenvolveu baseando-se em cardápios feitos com alimentos como: vegetais, folhas verdes, feijão, óleo de oliva, castanhas e frutos do mar, que tenham uma pequena quantidade de mercúrio, fermentados, entre outros.

Assim, a base dessa dela é feita, principalmente, com alimentos que vêm da terra, altos em minerais e vitaminas, com uma grande quantidade de fibras, baixa quantidade de gordura saturada, antioxidantes e sal.

A combinação de tudo isso leva a grandes benefícios para a saúde.

A carne em excesso e alimentos com um alto teor de açúcar não são indicados, motivo pelo qual os preceitos desse tipo de alimentação fazem sucesso entre os vegetarianos.

Também é necessário alternar entre o leite de vaca, de ovelha ou de cabra, isso porque eles têm diferentes tipos de nutrientes, sempre lembrando que os maiores nutrientes estão no de cabra e ovelha.

A dieta também indica a ingestão de alimentos fermentados, como iogurte e queijo, no cardápio diário. Isso porque esse tipo de alimento tem bactérias boas para o organismo, melhores do que qualquer outro tipo de leite.

Uma boa informação caso você esteja pensando em se tornar lactovegetarianos. Caso você não saiba, são aqueles que optam pela exclusão da carne e ovos da alimentação, mas continuam consumindo leite e seus derivados.

A dieta proposta por Valter Longo também propõe a realização de jejum intermitentes, mas isso nunca deve ser feito de forma leviana. Por isso, recomendamos sempre que você procure um nutricionista de confiança antes de aderir a essa prática.

Quais outras dietas são similares?

Há algumas dietas conhecidas que são parecidas com a de longevidade, como a do mediterrâneo e planted based, por exemplo. Ambas promovem a redução de doenças e vida longa.

Como prova temos temos a existência da blue zone localizada em Nùoro, Sardenha (Itália), vilarejo montanhoso com a maior concentração de homens centenários no mundo.

As Blue zones são regiões ao redor do mundo onde as pessoas vivem mais e melhor. Estudos sobre elas relataram que só 20% da longevidade nesses lugares é influenciada pela genética. Os outros 80% dependem do estilo de vida e do ambiente e da forma como a pessoa vive.

Falamos um pouquinho mais sobre as Blue zones neste artigo aqui. Bateu curiosidade? Dê uma olhada!

Outra dieta que tem pontos em comum com a alimentação para longevidade e mediterrânea é a planted Based. Por isso, veja também: Dieta Plant-Based: saúde muito além do corpo.

Como a dieta ajuda a manter um peso saudável?

A dieta para longevidade defende que as pessoas que estão com o peso acima do normal comam somente duas refeições ao dia. O ideal, nesse caso, é que a alimentação seja no café da manhã e almoço.

Não sabe se está acima do peso? Neste artigo aqui explicamos como calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC) e descobrir se você se encaixa em algum dos níveis de obesidade!

Vale ressaltar que a redução do snacking, (que é fazer várias refeições ao longo do dia, com snacks), é muito boa para diminuir a ingestão calórica, o que auxilia na perda e manutenção do peso.

A maior parte dos snacks possuem uma grande quantidade de açúcar, sal e gordura saturada, são ultraprocessados e com baixo valor nutricional, o que ajuda imensamente para o ganho de gordura corporal.

A alimentação é muito importante para garantir qualidade de vida, saúde e longevidade, motivo pelo qual é um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida.

Recomendamos sempre o acompanhamento médico e especializado, por isso, nossos hóspedes são acompanhados de perto por nossos nutricionistas durante a estadia.

Comer de forma correta na dieta da longevidade é essencial para ter todos os nutrientes necessários para manter o corpo saudável. Fazendo isso de forma correta, não será necessária suplementação.

No Rituaali, adotamos uma alimentação vegetariana estrita, ou seja, sem o consumo de carnes de origem animal, ovos e laticínios.

O motivo é simples, acreditamos que esse tipo de alimentação seja a chave para uma vida mais saudável e livre de doenças.

Alguns fatos que comprovam nossa visão:

  • Vegetarianos apresentam de 34 a 75% menos chances de desenvolverem diabetes;
  • Uma alimentação vegetariana reduz em torno de 18% a incidência de alguns tipos de câncer;
  • Uma dieta vegetariana contribui para a redução de 29% de doenças cardiovasculares.

O vegetarianismo pode assustar algumas pessoas no início, mas com o tempo você perceberá que é super simples, e o melhor aqui no Rituaali damos o passo a passo para conseguir esse estilo de vida.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.