Virar um vegetariano depende da mudança de hábitos alimentares. O processo não é tão simples assim, e não pode ser encarado de tal modo. A dieta tradicional com carnes é muito comum a nosso corpo e ele pode sentir falta de nutrientes.
Antes de adotar o vegetarianismo, é necessário conhecer de forma aprofundada do que se trata esse regime alimentar, que funciona quase como um estilo de vida, e saber que alguns esforços serão demandados.
Este post mostra tudo que você precisa saber sobre o assunto, a fim de fazer uma transição saudável e adequada para virar um vegetariano e alcançar uma grande mudança de vida. Continue a leitura e confira!
Qual o conceito de vegetarianismo?
Apesar de ser um assunto muito comentado hoje em dia, o vegetarianismo ainda desperta algumas dúvidas. Basicamente, é um regime que dispensa qualquer alimento de origem animal, em favor de uma dieta baseada em frutas, vegetais e legumes.
Como a dispensa total de carnes e produtos de origem animal é algo complicado e gradativo, há diversos níveis de vegetarianismo. Saiba quais são:
- ovolactovegetarianismo: nesse nível, ainda são consumidos alimentos de origem animal, como ovos e laticínios de uma maneira geral;
- lactovegetarianismo: nesse estágio, somente laticínios são permitidos na dieta, junto aos vegetais e legumes;
- ovovegetarianismo: aqui, somente os ovos entram na dieta, mais nenhum outro alimento de origem animal;
- vegetarianismo: último nível, é o conceito original da filosofia, em que a alimentação dispensa completamente qualquer alimento de origem animal.
Os vários estágios existem justamente para que a transição a partir de uma dieta comum seja feita gradativamente. Ainda que alguns não configurem o abandono total de alimentos com origem animal, essas variações são um grande passo em direção à restrição total.
Quais os benefícios de virar um vegetariano?
Hoje existem cada vez mais opções de alimentos voltados a vegetarianos, assim como restaurantes e comércios especializados nesse público. Desse modo, com maior aceitação e suporte da sociedade, é cada dia mais fácil aproveitar os benefícios de virar um vegetariano.
A mudança no regime alimentar traz vantagens que vão desde a liberdade aos animais aos benefícios próprios em relação à saúde e ao peso. Manter uma forma satisfatória é possível e deve ser considerado um motivo relevante para adotar o vegetarianismo. Quer conhecer as vantagens principais?
Longevidade
Quem não quer viver mais tempo e melhor? O vegetariano está menos exposto a toxinas e outros elementos presentes nos alimentos, especialmente os industrializados. Quem está livre disso, naturalmente, tem aumento na qualidade e no tempo de vida. Virar um vegetariano pode ser uma escolha inteligente para quem busca uma vida mais saudável e duradoura
Controle da pressão
A pressão arterial é uma questão que merece todo cuidado, já que muitas pessoas têm problemas relacionados a ela. O vegetariano consegue manter um melhor controle, porque segue uma dieta com menos gordura e mais fibra alimentar. Os dois fatores estão diretamente ligados ao controle do peso, influenciando diretamente a pressão arterial e fazendo com que ela se mantenha em níveis aceitáveis.
Benefícios estéticos
Virar um vegetariano pode melhorar a aparência, já que as vitaminas e minerais presentes na alimentação vegetariana oferecem alto poder de renovação celular, beneficiando cabelos, unhas e pele. Além disso, o menor consumo de gordura e calorias também influencia diretamente no peso, ajudando a manter uma forma física esteticamente satisfatória.
Menor incidência de diabetes e colesterol ruim
A incidência do colesterol ruim se dá, geralmente, pelo consumo de alimentos de origem animal, o que não há na dieta vegetariana. Essa alimentação também proporciona um melhor controle do peso e menos açúcar no sangue, colaborando para que o diabetes não se desenvolva. Virar um vegetariano pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o risco de problemas cardiovasculares e diabetes.
Como é o processo de transição alimentar?
A transição de uma alimentação regular para a dieta vegetariana se dá, basicamente, pelo corte de carne e de tudo que for de origem animal. Além disso, alimentos industrializados e embutidos também devem deixar o prato. Esse processo não acontece de um dia para o outro! É gradual e, algumas vezes, até pode ser lento. Isso varia de uma pessoa para outra. Que tal vermos um passo a passo de como virar um vegetariano?
Inicie cortando carne vermelha e embutidos
No primeiro mês, o foco deve ser em cortar a carne vermelha, a mais nociva para o organismo. Primeiro, evite os embutidos, como presunto, mortadela, salame e derivados. Depois, reduza o consumo de carne vermelha para uma vez na semana, optando por frango e peixe.
O frango deve sair em sequência
Opção menos calórica, o frango também deve sair da dieta, assim como a carne vermelha. Coma apenas uma vez na semana e nos outros dias baseie sua alimentação em peixe, legumes e vegetais em geral.
Peixes também deixam a dieta
O último tipo de carne consumida também deve sair. Consuma o peixe apenas duas vezes por semana, reduzindo para uma, caso sinta-se confortável para isso. Esse processo deve durar um mês, até que não haja mais carne na sua alimentação.
A conclusão do processo
Após abandonar o consumo de qualquer tipo de carne, é hora de abandonar os outros alimentos de origem animal, como laticínios e ovos. Reduza cada vez mais esses alimentos na sua dieta, até não sentir mais necessidade deles.
Como consumir proteínas por alimentos saudáveis?
A transição para o vegetarianismo não pode ser feita de qualquer maneira, simplesmente abandonando o consumo de carnes e qualquer outro alimento de origem animal. Ainda que não sejam os mais adequados, eles possuem proteínas indispensáveis para o organismo humano. É importante garantir a substituição adequada dessas proteínas ao decidir virar um vegetariano.
Deve existir a preocupação em nutrir corretamente o corpo, de modo que ele receba tudo que precise para funcionar normalmente, sem prejudicar a saúde do vegetariano. Isso só é possível com uma dieta rica em legumes, vegetais, grãos e frutas.
Se não há carnes, as proteínas devem vir de outros alimentos que caibam dentro da dieta vegetariana, e isso é completamente possível. Veja onde encontrar, em uma seleção variada e que pode ser combinada:
- soja;
- grão-de-bico;
- abacate;
- alimentos integrais (arroz, trigo, aveia e outros);
- ervilha;
- feijão;
- leite de soja;
- lentilha;
- nozes;
- quinoa;
- linhaça;
- amendoim.
Inclua esses alimentos na sua dieta a partir do primeiro momento de transição, em que as carnes começam a ser cortadas. Eles garantem que o corpo continue sendo nutrido com as proteínas necessárias.
O regime alimentar com base no vegetarianismo traz muitos benefícios, sendo capaz de mudar o dia a dia de quem opta por virar um vegetariano e seguir essa nova filosofia de vida.
Agora, que você já sabe como virar um vegetariano, entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Estamos prontos para oferecer a mudança que você precisa para uma vida mais saudável!
E aí, gostou deste post sobre como virar um vegetariano? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!
Referências:
- https://www.tuasaude.com/vegetarianismo/