Quando ir ao médico? Veja como descobrir!

Qual foi a última vez que você foi ao médico? Neste texto você entenderá que ir ao médico apenas quando está doente não é o indicado!

Conteúdos

Um médico é aquele profissional que vai te ajudar não só a tratar dos seus problemas de saúde, mas evitar que outros se instalem. E, diferente do que a maioria das pessoas pensam, não é para procurá-lo apenas quando já estiver doente.

Por isso, realizar consultas médicas com regularidade é tão importante. São elas que vão impedir que Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) como diabetes e problemas cardiovasculares se instalem sorrateiramente com a chegada da idade ou influenciadas por fatores externos. 

Neste artigo, resolvemos explicar pra você a frequência correta das consultas de rotina. 

De quanto em quanto tempo preciso ir ao médico?

Visitar o consultório com regularidade é uma das medidas práticas que devem ser tomadas para garantir a manutenção da saúde. Procurar ajuda profissional apenas quando está se sentindo mal é um erro que deve ser evitado.

Não é para ir ao médico apenas quando ficamos doentes. As visitas de rotina, ou consultas regulares, são importantes para manter o controle da saúde e evitar problemas futuros.

Consultar-se com um médico regularmente evita também outro problema comum em todo o mundo: o excesso de remédios no organismo

Por convenção estabelece-se que precisamos ir ao médico de 1 ou 2 vezes ao ano, contudo, cada faixa etária tem seus cuidados específicos e recomendações diferentes quanto às visitas médicas. Veja só!

Recém-nascidos

A primeira visita ao médico deve acontecer entre os primeiros 7 e 10 dias de vida para que o profissional oriente os pais sobre o aleitamento e as primeiras vacinas. 

Depois disso, o bebê deve ser acompanhado mensalmente até os alcançar um ano e meio de vida, que é quando passará a ter consultas de rotina a cada 2 meses. 

Crianças e adolescentes

Crianças a partir de 1 ano e meio devem ser levadas ao médico pediatra de 3 em 3 meses. O espaçamento entre uma visita e outra vai aumentando à medida que a criança vai crescendo. De 3 a 5 anos, por exemplo, ela pode ir ao pediatra a cada 6 meses para verificar peso, estatura e eventuais problemas. 

Adolescentes devem ir ao médico pelo menos 1 vez ao ano, a não ser é claro, que tenha alguma doença crônica. Nesse caso, essa periodicidade deve ser aumentada de acordo com o quadro.

Mulheres

Mulheres adultas devem ir ao médico clínico e ginecologista para verificar o status da sua saúde uma vez ao ano. 

É importante que alguns exames específicos sejam feitos como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal para verificar a existência de cistos, infecções ou alterações no aparelho reprodutivo.

Homens

Em geral, homens adultos, a não ser que tenham algum problema específico, devem ir ao médico ao menos uma vez ao ano. Contudo, ao chegar aos 40 anos é bom realizar  alguns exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA.

Idosos

Quando saudáveis os idosos podem manter as mesmas recomendações, contudo, quando apresentam alguma doença devem seguir as recomendações do médico especialista. 

Observações para grupos de risco

Adultos com doenças como diabetes, hipertensão e câncer devem ficar alerta para eventuais sinais como dor no peito e cansaço excessivo e manter consultas de rotina a cada 6 meses. 

Pessoas obesas ou com colesterol alto devem ir ao médico uma vez ao ano.

Fumantes também devem ir ao médico uma vez ao ano. Além disso, também precisam realizar exames específicos para avaliar alguns marcadores tumorais como alfafetoproteína (AFP), CEA e CA 19.9. 

Uma dica importante é nunca esperar sentir-se doente para ir ao médico! Mesmo não tendo sintomas, faça consultas regulares e peça exames de colesterol, glicemia e níveis hormonais. Esse é um dos hábitos que influenciam a longevidade.

E também fique atento aos sinais que o seu corpo possa dar, por exemplo, manchas na pele, inchaços e baixa imunidade. 

Neste texto, fizemos um apanhado para você saber quando visitar o médico. Buscamos trazer informações além da faixa etária e sexo, para que ao lembrar de alguém específico você possa ajudá-lo. 

Já que estamos falando de ajudar alguém, que tal disseminar esse texto e suas informações nas redes sociais. Compartilhe!

E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail! 

Viva Rituaali

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Estamos felizes em anunciar que o Rituaali é um dos indicados ao prêmio de melhor spa do Brasil pelo World Spa Awards!

Esta é uma oportunidade incrível para sermos reconhecidos mundialmente,
e não podemos fazer isso sem você.
🏆 Melhor spa do Brasil

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.