Terapias naturais podem desempenhar um papel fundamental no bem-estar integral e na busca pela felicidade. A felicidade é uma busca inerente ao desenvolvimento do ser humano; em cada fase e etapa da vida, ela é almejada em diferentes aspectos e versões. Os conceitos de felicidade são amplamente discutidos, no entanto, de acordo com o nosso dicionário, felicidade é um “estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar”.
Com base neste conceito, podemos compreender a felicidade como sendo sentida e vivida no interior do ser humano, expressada por satisfação, contentamento e bem-estar. Diferente do que muitas vezes percebemos, como se a felicidade estivesse em um lugar ou realização, ela pode estar presente na vida cotidiana e diária.
Essa busca é tão intensa e constante que, muitas vezes, no intuito de preencher o “vazio interno” com essa tal felicidade, alguns hábitos ruins que geram vícios são adotados, e o preço dessa satisfação pode ser alto para a saúde.
Este artigo propõe alguns rituais de felicidade que podem ser extraídos das terapias naturais, afim de promover a satisfação, contentamento e bem-estar, sem gerar prejuízos a saúde. Estes rituais podem e devem ser incorporados à rotina conforme as possibilidades para assim cumprirem o papel de entregar com frequência micro doses de felicidade que aumentarão o estado de contentamento e bem estar.
Um crescente corpo de pesquisas científicas destaca os benefícios das terapias naturais para a promoção da felicidade e do bem-estar geral.
1. Banho de Floresta
Inicialmente muito indicado no Japão, conhecido como “shinrin-yoku” essa prática propõe uma imersão na natureza, um contato contemplativo, sem interferências eletrônicas, por meio de uma caminhada leve, ou um tempo de conexão. Hoje, mais conhecida no mundo todo após as pesquisas científicas que confirmaram os seus benefícios, esse ritual pode ser incorporado na rotina como sendo um dos que promovem muita satisfação, contentamento, bem-estar e por consequência a felicidade.
Esta prática baseada em evidências, reduz a produção de cortisol, principal hormônio causador do estresse, diminui a pressão arterial, além dos sintomas de ansiedade, fadiga e irritação (1).
2. Grounding
O Grounding é uma prática que envolve fazer contato direto com a superfície da Terra, ou seja, andar descalço na grama úmida, na terra molhada, ou até mesmo em praias de areia. Desta forma é possível reconectar o corpo humano condutor à carga elétrica natural e sutil da Terra, esta simples atividade influencia sistemicamente a função bioelétrica básica do corpo trazendo muitos benefícios para a saúde.
Esse simples ritual feito com constância pode diminuir o estrese, a ansiedade, melhorar a circulação, a função imunológica, o humor e a qualidade do sono.
3. Respiração Consciente
Um bom padrão respiratório pode ser sentido na saúde e bem-estar, assim como o seu impacto negativo caso essa respiração se mantenha curta, acelerada e superficial. Com a correria do dia a dia, o aumento do estresse e ansiedade estimulam o padrão respiratório ruim, e esse modo de respirar aumenta ainda mais o estresse e a ansiedade, criando assim um ciclo de doenças, que aumentam as dores e inflamações no corpo.
Fazer a respiração consciente pode acessar no organismo um estado de tranquilidade, promovendo a diminuição do estresse e ansiedade, melhora do humor e da qualidade do sono.
4. Aromaterapia
Esta prática utiliza óleos essenciais para promover o bem-estar e tem uma relação direta com a felicidade, respaldada por pesquisas científicas. Estudos demonstram que certos aromas têm a capacidade de influenciar o sistema límbico, a parte do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos. Essa interação pode promover a liberação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que estão diretamente ligados à sensação de felicidade e bem-estar.
Por exemplo, a lavanda, amplamente estudada por suas propriedades calmantes, tem demonstrado reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumentar a sensação de relaxamento, o que contribui para uma melhoria no humor e na qualidade de vida. Pesquisas indicam que a inalação do óleo essencial de lavanda pode não apenas diminuir a ansiedade, mas também promover a sensação de felicidade, principalmente em pessoas que sofrem de estresse crônico (2).
Óleos cítricos, como a bergamota, também têm sido objeto de estudos devido ao seu efeito energizante. A inalação de bergamota tem sido associada a uma diminuição nos sintomas de depressão e a um aumento nos sentimentos de alegria e energia. Em um estudo, participantes que inalaram óleo de bergamota relataram uma melhora significativa no humor e na sensação de bem-estar (3).
5. Fitoterapia
A fitoterapia, que utiliza plantas medicinais para tratar e prevenir doenças, tem um papel significativo na promoção da felicidade, principalmente por meio de seus efeitos sobre a saúde mental, o estresse, a qualidade do sono e o bem-estar físico. Estudos científicos demonstram que compostos presentes em plantas medicinais podem modular neurotransmissores, reduzir o estresse e melhorar o humor, influenciando diretamente a sensação de felicidade (4). Alguns exemplos de plantas que exercem esse papel é o Hypericum perforatum (5), Valeriana Officinalis, Passiflora incarnata e Melissa Officinalis (6).
6. Hidroterapia
A hidroterapia é um tratamento que envolve o uso da água em seus diferentes estados e temperaturas para fins medicinais. Entre os seus muitos benefícios se destaca a diminuição do estresse, melhora da qualidade do sono e diminuição de dores, isto impacta fortemente na felicidade.
Imersões em água morna ou quente relaxam a musculatura alivia as dores e promovem bem-estar. Nada melhor que um bom banho quente diariamente após um dia de trabalho.
As imersões em águas frias, em cachoeiras ou banhos preparados para este fim, também podem favorecer muito a alegria e disposição, aumentando a produção de dopamina.
7. Massoterapia
A massoterapia, prática terapêutica que envolve a manipulação dos tecidos corporais, tem sido amplamente estudada em artigos científicos por seus efeitos positivos na saúde física e mental, especialmente no aumento da felicidade e bem-estar. Vários estudos demonstram que a massagem vai além do alívio de dores musculares, exercendo um impacto significativo na mente e nas emoções.
Dados de ressonância magnética funcional sugeriram que a massagem de pressão moderada foi representada em várias regiões do cérebro, incluindo a amígdala, o hipotálamo e o córtex cingulado anterior, todas as áreas envolvidas na regulação do estresse e da emoção (7).
O que podemos concluir com o uso das terapias naturais?
Os rituais de felicidade e o uso de terapias naturais nos oferecem uma oportunidade única de reconectar com nosso corpo e mente de maneira saudável. Ao integrar práticas como banho de floresta, grounding, respiração consciente, aromaterapia, fitoterapia, hidroterapia, massoterapia e outras formas de tratamentos naturais, podemos promover um estado de bem-estar contínuo, melhorando a qualidade de vida. Esses métodos nos lembram que a felicidade e a saúde estão intrinsecamente ligadas, e que pequenas mudanças em nossa rotina podem gerar grandes impactos positivos. Explore as terapias naturais, encontre aquelas que mais ressoam com você e permita-se desfrutar de uma vida mais equilibrada e plena.
Referências:
1.Kavanaugh, J., Hardison, M. E., Rogers, H. H., White, C., & Gross, J. (2022). Assessing the Impact of a Shinrin-Yoku (Forest Bathing) Intervention on Physician/Healthcare Professional Burnout: A Randomized, Controlled Trial. International journal of environmental research and public health, 19(21), 14505. https://doi.org/10.3390/ijerph192114505
2. Guo, P., Li, P., Zhang, X., Liu, N., Wang, J., Yang, S., Yu, L., & Zhang, W. (2020). The effectiveness of aromatherapy on preoperative anxiety in adults: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. International journal of nursing studies, 111, 103747. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2020.103747
3. Yoo, O., & Park, S. A. (2023). Anxiety-Reducing Effects of Lavender Essential Oil Inhalation: A Systematic Review. Healthcare (Basel, Switzerland), 11(22), 2978. https://doi.org/10.3390/healthcare11222978
4. Knuth M. 2019.Uma atualização da literatura que apoia os benefícios das plantas para o bem-estar: uma revisão dos benefícios das plantas para a saúde emocional e mental. Revista de Horticultura Ambiental 37 (1): 30–38.
https://doi.org/10.24266/0738-2898-37.1.30
5.Linde, K., et al. “St John’s wort for major depression.” Journal of Affective Disorders, 2018.
6. Akhondzadeh, S., et al. “Passionflower in the treatment of generalized anxiety.” Journal of Clinical Psychopharmacology, 2001.
7. Field T. (2014). Massage therapy research review. Complementary therapies in clinical practice, 20(4), 224–229. https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2014.07.002.