Guia de combate à celulite | dicas para se livrar dos furinhos

Conheça a celulite de perto! Este guia aborda sua origem, fatores desencadeantes e estratégias eficazes de tratamento. Descubra como a dieta, exercícios e procedimentos como laser e massagens podem reduzir significativamente a aparência da "casca de laranja". Transforme sua abordagem para conquistar uma pele mais suave e confiança duradoura.

Conteúdos

A celulite não é uma doença, mas deixa a gente cabisbaixa, preocupada e querendo encontrar um tratamento para celulite eficaz para ficar “boa” logo. Leve, moderada ou grave, não importa: ninguém quer a danadinha sob a pele. Estamos falando da celulite, um desequilíbrio de gordura, água e toxinas nas células, que causa o aumento do tecido fibroso com nódulos, ondulações e furinhos, dando aquela aparência de “casca de laranja” à região afetada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez mulheres (inclusive as magras) apresentam algum grau de celulite, que ocorre onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino) como nos quadris, coxas, nádegas, mamas, braços e abdome. Muitos são os agravantes, entre eles: fatores hereditários como sexo, etnia e biotipo corporal, alimentação inadequada, sedentarismo, má circulação, disfunções hormonais, fumo, estresse, uso de medicamentos, gravidez.

Temos uma má notícia: não há solução definitiva. E uma boa: tratamentos para celulite combinados com alterações na dieta e prática de exercícios amenizam bastante a incidência. Reduza o consumo de açúcar e gorduras, beba (muito) mais água, invista em atividades físicas aeróbias e musculação, que queimam a gordura localizada e remodelam os músculos, hidrate a pele. Apertar a tecla dos hábitos saudáveis sempre é o melhor caminho.

Tratamento para celulite

Veja o que ajuda no tratamento para celulite:

Alimentação

Beleza vem de dentro. Literalmente. Então, vamos começar pelo básico: evite (mesmo!) açúcar, gorduras, bebidas com gás, cafeína em excesso, sal e álcool. Muito bem. Agora inclua no cardápio (quanto maior a variedade, melhor) fontes de Vitamina C, E, A, zinco, iodo (regulam hormônios), selênio e ômega 3, fibras (ajudam no tratamento para celulite na “faxina” de toxinas) e antioxidantes.

Tratamentos

Alguns procedimentos apresentam melhoras imediatas (não a longo prazo) como radiação infravermelha, ultrassom localizado, laser, radiofrequência, ondas de choque, ondas acústicas e subincisão. “Em geral, são propostas associações desses tratamentos para celulite com exercícios físicos e dieta adequada, sem dúvida importantes para saúde geral”, afirma a Profa. Dra. Ediléia Bagatin, do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Massagem

Duas massagens se sobressaem, sendo ideal a combinação entre elas: a drenagem linfática, que melhora a circulação direcionando para as glândulas linfáticas as toxinas e os líquidos retidos (posteriormente eliminados pela urina). E a vigorosa massagem modeladora, focada em dissolver a gordura localizada e nódulos aprisionados nos tecidos. Recomendação: 2 a 3 vezes por semana no tratamento para celulite.

Exercício

A prática regular de exercícios aeróbios (no mínimo 3 vezes por semana) ativa a circulação, queima gordura, acelera o metabolismo e elimina toxinas através da transpiração. Ufa! Agora, se quiser algo duradouro, mais que pontual, adote para a vida hábitos simples, diários e essenciais à saúde.

Suco detox

A missão é desintoxicar? Anote essa receita no seu tratamento para celulite:

  • 2 fatias de abacaxi (diurético e elimina toxinas)
  • 6 morango (antioxidante rico em Vitamina C)
  • ½ xíc. água de coco (hidratante rico em sais minerais)
  • ½ xíc. de chá verde pronto e resfriado (anti-inflamatório)
  • Hortelã a gosto

Bata tudo no liquidificador

Tim-tim.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.