Os riscos da obesidade na longevidade

Pesquisa da Universidade de Cambridge mostrou que estar acima do peso diminui cerca de um ano de expectativa de vida e nos casos de obesidade severa, esta conta passa para cerca de 10 anos.

Conteúdos

Você está acima do peso? Sim? Então, é crucial entender os riscos da obesidade. Uma pesquisa impactante da Universidade de Cambridge destaca que o excesso de peso pode reduzir significativamente a expectativa de vida. Enquanto estar levemente acima do peso pode diminuir cerca de um ano de sua vida, a obesidade severa pode subtrair até dez anos. Esses dados contrariam estudos anteriores que minimizavam os riscos da obesidade.

A pesquisa, que analisou dados de quase quatro milhões de adultos de quatro continentes, revelou que o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) está diretamente relacionado com os riscos da obesidade. Caso as pessoas com sobrepeso e obesidade tivessem IMCs dentro da faixa considerada normal, uma em cada sete mortes prematuras na Europa poderia ser evitada.

Impacto global e ações contra os riscos da obesidade

No Brasil, os riscos da obesidade são evidentes, com cerca de 30 milhões de pessoas afetadas, posicionando o país entre os mais obesos do mundo. Felizmente, o Brasil tem apresentado melhoras significativas na luta contra a desnutrição. A conscientização sobre a obesidade tem sido ampliada globalmente, com campanhas direcionadas especialmente à obesidade infantil, como a impactante “Rewind the future: Stop the cycle” do Children’s Healthcare of Atlanta.

Campanhas de sucesso não se limitam aos EUA. Em 2009, a Prefeitura de Nova York lançou uma campanha contra bebidas açucaradas, destacando os riscos da obesidade de forma visualmente chocante. Na França, o Ministério da Saúde enfatiza que a obesidade começa na infância, enquanto a publicidade brasileira, conhecida por seu impacto, trouxe a campanha “Seu filho é o que você come”, desenvolvida para a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Assim, os riscos da obesidade são sérios e exigem atenção imediata. A conscientização e ações preventivas são fundamentais para combater esse problema de saúde pública. Iniciativas globais e nacionais ilustram a importância de abordar os riscos da obesidade desde a infância, promovendo hábitos saudáveis que podem durar a vida toda.

Referências : https://cliniquemana.com/comment-lutter-contre-lobesite-des-le-plus-jeune-age/#:~:text=Les%20risques%20li%C3%A9s%20%C3%A0%20l’ob%C3%A9sit%C3%A9&text=On%20rel%C3%A8ve%20aussi%20une%20incidence,9%20ans%20pour%20les%20gar%C3%A7ons. https://www.sprs.com.br/sprs2013/noticias/detalhe.php?id=23&detalhe=464#:~:text=Com%20o%20conceito%20%22Seu%20filho,que%20durem%20a%20vida%20toda.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.