14 Alimentos ultraprocessados para deixar de comprar agora mesmo

Mulher olhando rótulo de alimento
Não sabe o que são alimentos ultraprocessados? Aqui explicamos o que é e citamos 14 para você passar bem longe. Sua saúde agradece!

Conteúdos

O excesso do consumo de alimentos ultraprocessados tem gerado burburinho na mídia, e não é pra menos.

Se alimentar bem nunca foi fácil e agora está pior ainda. Seja por motivos econômicos, geográficos ou pela falta de informação sobre o que comer e como separar o joio do trigo nas prateleiras.

Por exemplo, uma pesquisa recente feita pela Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertam que o consumo de ultraprocessados é responsável por 57 mil mortes por ano no Brasil.

Desse número, 10% se enquadram como mortes prematuras pois abrangem a faixa etária de 30 a 69 anos.

Aliás, 20% das calorias ingeridas pelos brasileiros veem desse tipo de alimento, e se reduzirmos pela metade o consumo deles cerca de 29 mil mortes seriam evitadas.

Por isso, neste artigo vamos explicar o que são alimentos ultraprocessados e apresentar 14 produtos que você deve deixar lá no mercado.

O que são alimentos ultraprocessados?

Basicamente são alimentos produzidos industrialmente de baixo teor de nutrientes, prontos para consumo e com alto teor de gordura, açúcar, óleo e substâncias com nomes difíceis. Por isso ler os rótulos dos produtos nunca foi tão importante. Ao fazer isso você poderá identificar venenos como:

  • Carboximetilcelulose;
  • Maltodextrina;
  • Açúcar invertido;
  • Frutose;
  • Xarope de milho;
  • Aromatizantes;
  • Emulsificantes;
  • Espessantes;
  • Adoçantes;
  • E outros.

Esse padrão de consumo alimentício está relacionado não só à mortes prematuras, mas também à obesidade, excesso de peso e desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis como alguns tipos de câncer e diabetes.

Além da existência dessas substâncias, também se torna fácil identificar um ultraprocessado pelo seu propósito. Geralmente são produtos prontos para comer e com prazo de validade bem longo. Não dá para confiar em nada assim, não é?

A seguir, conheça alguns itens cheios dessas surpresinhas que você deve passar longe!

14 Alimentos ultraprocessados para deixar no mercado

  1. Salgadinhos de pacote
  2. Cereais matinais e barras de cereais;
  3. Sucos de caixinha e refrescos artificiais;
  4. Refrigerantes
  5. Biscoitos
  6. Congelados como pizzas, lasanhas, nuggets, hambúrgueres, salsichas, etc.
  7. Sopas e macarrão instantâneo
  8. Temperos e condimentos industrializados
  9. Sorvetes
  10. Iogurtes, achocolatados e bebidas lácteas adoçadas
  11. Energéticos
  12. Caldos com sabor de frango, carne ou legumes
  13. Maionese e outros molhos prontos
  14. Pães de forma, pães doces e produtos de panificação que possuem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar e outros aditivos químicos

Dicas para se alimentar melhor!

  • Leia o rótulo do que você compra
  • Reduza o consumo de processados e evite ultraprocessados
  • Dê preferência por alimentos in natura e minimamente processados
  • Cuidado com o consumo excessivo
  • Não substitua comida de verdade pelo o que você compra no supermercado
  • Pesquise sobre o grupos alimentares e suas características nutricionais
  • Comer bem não é comer muito, mas sim com qualidade

E por último, faça exercícios físicos e durma bem. Pode até achar que não tem nada a ver, mas isso refletirá em suas escolhas alimentares.

Ainda está com dúvida sobre como reformular sua lista de compra?

Conheça os grupos alimentares

O Guia Alimentar para a População Brasileira produzido pelo Ministério da Saúde apresenta os seguintes grupos. Você pode ter ele em mente toda vez que for ao mercado.

  • Alimentos in natura: obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Exemplos: verduras, legumes, frutas, mandioca, batata e outras raízes e tubérculos;
  • Minimamente processados: são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. Exemplos: raízes e tubérculos lavados, grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, congelados, cortes de carne resfriados e leite pasteurizado;
  • Ingredientes culinários: são os extraídos de alimentos in natura ou direto da natureza e utilizados como temperos, para cozinhar e fazer as preparações culinárias. Exemplos: óleos, sal e açúcar;
  • Processados: são fabricados pela indústria, com a adição de sal ou açúcar e outros ingredientes a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Exemplos: sardinhas enlatadas, palmito e outros vegetais em conserva, pães feitos com farinha de trigo, frutas em calda e queijos, leveduras, água e sal;
  • Ultraprocessados: são formulações industriais prontas para consumo. Exemplos: refrigerantes, salgadinhos de pacote, bebidas adoçadas, biscoitos recheados, macarrão instantâneo e chocolate.

O que mais você precisa saber? Mesmo que às vezes, os processados e ultraprocessados sejam feitos a partir de preparos e alimentos in natura, acabam que ao final do processo, se tornam descaracterizados nutricionalmente.

De forma simples, imagine um industrializado feito a partir de um alimento in natura, mas recebeu grande quantidade de açúcar ou óleo. Ele deixará de ser de baixa ou média caloria para ser um de alta densidade calórica. O preparo e a forma como o produto é feito conta mais do que as pessoas imaginam.

É o que acontece, por exemplo, com produtos como frutas em calda, peixes em conserva de óleo, queijos e pães.

Isso serve também no dia a dia. Toda vez que você cozinha está alterando o teor nutricional do que ingere.

Alimentação é coisa séria, e não deve ser deixada de lado. Não só devido a inserção de altas doses de açúcar, sal e óleo, mas também de outras substâncias como espessantes e condimentos.

Sabemos que a primeiro momento pode parecer um pouco difícil, mas não é. Um estilo de vida saudável e equilibrado é uma questão de hábito que começa com a aquisição de informação.

Neste artigo você aprendeu o que são alimentos ultraprocessados e como eles podem fazer mal para sua saúde. Apresentamos também algumas palavrinhas para procurar nos rótulos e 14 produtos que deve evitar.

Quer aprender como se alimentar melhor e deixar hábitos alimentares nocivos como estes para trás? Aqui você aprende na prática como ter mais saúde e bem-estar no seu dia a dia.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.