Prevenção ao tabagismo | Dicas para um futuro sem fumo

Em 2015, mais de 156 mil mortes no Brasil foram atribuídas ao tabagismo, gerando custos sociais de 56,9 bilhões de reais. A campanha "Diga Não ao Tabaco" enfatiza a necessidade de prevenção. Estratégias incluem programas anti-tabagismo, legislação rígida e ambientes sem fumaça para reduzir o impacto devastador do tabaco na sociedade.

Conteúdos

Mais de 156 mil pessoas morreram devido a doenças associadas ao tabagismo em 2015, um número alarmante que evidencia a urgente necessidade de prevenção ao tabagismo. Esses dados foram divulgados no lançamento da Campanha Nacional de Prevenção ao Tabaco pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), ressaltando que 12,6% de todas as mortes de pessoas acima de 35 anos estão relacionadas ao consumo de tabaco.

Prevenção ao Tabagismo

A importância da prevenção ao tabagismo

Os custos do tabagismo para a sociedade brasileira são astronômicos, alcançando 56,9 bilhões de reais em despesas médicas e perdas econômicas. Esse valor, equivalente a 1% do PIB nacional, destaca a necessidade premente de políticas eficazes de prevenção ao tabagismo. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, enfatizou as iniciativas em andamento para combater esse flagelo, incluindo a revisão das advertências nos maços de cigarros e a proibição de aditivos saborizantes, medidas que reforçam a estratégia de prevenção.

A pesquisa Vigitel de 2016 revelou uma queda de 35% na quantidade de fumantes no país na última década, de 15,7% em 2006 para 10,2% em 2016. A redução é significativa, mas ainda há muito a ser feito, especialmente considerando que os homens e as pessoas de 55 a 64 anos continuam apresentando altas taxas de tabagismo. As capitais Curitiba, Porto Alegre e São Paulo registraram os maiores índices, superando a média nacional e sublinhando a necessidade de intensificar as campanhas de prevenção ao tabagismo em áreas urbanas.

A campanha “Diga Não ao Tabaco”, promovida em parceria com organizações globais de saúde, tem como objetivo sensibilizar a população sobre os perigos do tabagismo e incentivar as pessoas a abandonarem o hábito. O lema “O Cigarro Mata” reflete a dura realidade das doenças e mortes associadas ao tabaco, que incluem DPOC, doenças cardíacas, e vários tipos de câncer.

Estratégias e programas de prevenção

O programa anti-tabagismo do Rituaali é um exemplo de como instituições podem contribuir para a luta contra o tabagismo. Oferecendo consultas de psicologia, aconselhamento, sucos funcionais e tratamentos terapêuticos, o Rituaali apoia indivíduos no processo de cessação do tabagismo, um componente vital da prevenção ao tabagismo. Essas iniciativas são fundamentais para proporcionar o suporte necessário àqueles que decidem abandonar o cigarro.

Além de programas individuais, ações coletivas e políticas públicas são essenciais para avançar na prevenção ao tabagismo. Isso inclui educação pública, legislação rigorosa sobre o uso e venda de tabaco, e o fomento de ambientes livres de fumaça. Somente através de uma abordagem holística e colaborativa, poderemos reduzir significativamente os impactos do tabagismo na saúde pública e na economia.

É imprescindível que continuemos a promover e aprimorar estratégias de prevenção ao tabagismo. A conscientização, a educação e o suporte são chave para uma sociedade mais saudável e livre do tabaco, onde futuras gerações possam viver sem as ameaças impostas pelo tabagismo.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.