Distúrbios do sono e suas consequências para saúde!

Dorme mal? Os distúrbios do sono podem trazer consequências como depressão, doenças cardiovasculares e Alzheimer. Saiba mais neste artigo!

Conteúdos

Você tem distúrbios do sono? Esse artigo é um alerta e você deveria lê-lo!

Será que você realmente conhece as consequências daquelas noites desesperadas em que não prega o olho? Quando, apesar do cansaço, seu cérebro não desliga e fica dando voltas angustiantes por pensamentos que não chegam a lugar nenhum? 

O sono excessivo, a apneia do sono e a insônia são alguns dos distúrbios do sono mais comuns, e podem ocasionar doenças cardiovasculares, depressão e até mesmo Alzheimer

Ou seja, a qualidade do sono é fundamental para prevenir esses problemas e garantir saúde e qualidade de vida para a pessoa de forma que ela possa desempenhar bem todas as suas atividades diárias.

Neste artigo, vamos te alertar sobre as consequências dos distúrbios do sono. E mais, esclarecemos também quais são os sinais que indicam que você precisa de ajuda e onde acha-lá. 

Você pode até ignorar o nosso alerta e agir de forma leviana, mas as consequências de uma noite mal dormida pode sim ser demais para uma pessoa…Ao ler este conteúdo, você entenderá o porquê.

Distúrbios do sono

Quais são as consequências dos distúrbios do sono? 

Como dito anteriormente, a insônia, a apneia do sono e o sono excessivo são os distúrbios do sono mais comuns e não podemos menosprezar eles.

De acordo com o estudo Association of Short and Long Sleep Duration With Amyloid-β Burden and Cognition in Aging publicado na Jama Neurology em 2021, temos muito o que se preocupar sobre a qualidade do sono

Bem, vamos a alguns fatos

Os participantes da pesquisa que dormiam menos de 6 horas apresentaram um nível de proteína beta-amiloide elevado em relação aos que dormiam de 7 a 8 horas. Esse fator aumenta, e muito, o risco de demência, segundo o autor do estudo.

Aliás, essa proteína é uma dos primeiros marcadores detectáveis do Alzheimer. A teoria é de que o acúmulo da beta-amiloide no cérebro seja responsável pela progressão da doença.

Agora você deve estar pensando: “Ah, então a solução é dormir muito?” Também não!

Aqueles que dormiam por mais de 9 horas, embora não estivessem com níveis elevados de beta-amiloide, demonstraram habilidades de aprendizagem associativa menor

Além disso, ambos os grupos apresentaram sintomas depressivos. 

Mas então, qual é a solução? A resposta é prestar atenção aos indicativos que demonstram se o sono está sendo restaurativo ou não e buscar ajuda quando necessário para assegurar uma boa rotina de sono

Muitas vezes, a raiz dos distúrbios do sono estão até mesmo no emocional da pessoa. A Medicina do Estilo de Vida, também chamada de Medicina Comportamental, busca entender e avaliar esses diferentes fatores.

No Rituaali, por exemplo, nossos hóspedes não só identificam o que faz com que durmam mal, como também aprendem rotinas e ações para melhorar sua saúde e qualidade de vida

Mas, enquanto você não está aqui conosco, entender o que acontece durante o sono e as consequências do dormir mal já ajudam. Continue a leitura também para descobrir quando pedir ajuda. 

O que acontece quando NÃO DORMIMOS? 

Definitivamente, quando dormimos pouco, ou quando as fases do sono não ocorrem de forma organizada e sadia, podemos passar por momentos bem ruins durante o dia

Algumas das consequências mais visíveis são:

  • falta de concentração e atenção;
  • raciocínio lento;
  • sonolência durante o dia;
  • alterações de humor;
  • diminuição da imunidade;
  • aumento do apetite;
  • e às vezes, aparecimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Aliás, a falta de atenção e concentração ocasionada por dormir mal também é responsável por muitos acidentes, inclusive no trânsito e no trabalho. Muitos recorrem a remédios para dormir, o que não é a ação mais segura. 

Você deve estar se perguntando: “Nossa, tudo isso pode acontecer?” Sim, pode! Motivo pelo qual não podemos menosprezar a importância de uma boa noite de sono e buscar ajuda quando necessário. 

Talvez sua postura em relação ao sono seja porque você não sabe de fato para que ele serve e como funciona. Continue a leitura para entender.

O que acontece durante o sono?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o sono não é um processo passivo. Nosso cérebro não para quando dormimos, mas mesmo assim essa ação é importante para assegurar nossa saúde, qualidade de vida e desempenho físico e mental.

Podemos até dizer que o sono serve para repor as energias, mas é muito mais do que isso. 

É o momento em que ocorre a boa e velha faxina mental

Você já dormiu mal e ficou se arrastando o dia inteiro? Isso tudo foi porque as ações de restauração do seu cérebro não ocorreram da forma que deveria durante o sono. 

Quando dormimos os tecidos são reparados, eliminamos toxinas, o cérebro filtra tudo de importante que aconteceu durante e o dia e sedimenta isso na memória. Ou seja, o terreno para o dia seguinte está preparado. 

Na verdade, o sono é uma sucessão cíclica de diferentes fenômenos psicológicos. E outra coisa, para ser saudável precisa acontecer de forma organizada. 

Hoje, por meio da ciência, descobrimos que o sono tem 5 fases, incluindo a fase REM (Rapid Eyes Moviment, traduzindo “Movimento Rápido dos Olhos”). É quando sonhamos e onde as proteínas são sintetizadas.

Essa ação é importante porque é a partir dela que conseguimos manter e expandir nossa rede de neurônios ligados à memória e ao aprendizado. 

Além disso, o cérebro também produz e libera hormônios como a melatonina que tem como função regular o ciclo circadiano e o GH (Growth Hormone), mais conhecidos como hormônio do crescimento.

Quais são os sinais dos distúrbios do sono?

Bem agora, você já sabe para que serve o sono e as consequências de dormir mal.

Agora a pergunta que preciso fazer, e quero que você responda com toda a sinceridade é: Você dorme bem?

Tenho aqui algumas perguntas que podem te ajudar a descobrir se o seu sono é restaurativo ou não. Vejamos…

  • Você desperta muitas vezes durante a noite?
  • Tem dificuldade para cair no sono?
  • Acorda antes do horário com frequência?
  • Fica com sonolência durante o dia?
  • Não consegue dormir?
  • Acorda cansado? 

Quando isso acontece, precisamos saber o motivo, não é mesmo? Pode ser falta de uma alimentação eficiente, ansiedade, excesso de bebidas estimulantes, estresse e várias outras coisas. Nosso papel é descobrir esses fatores e te ajudar.

No Rituaali, por exemplo, temos soluções onde você consegue achar a raiz dos seus problemas, sejam eles de fundo emocional ou não.

A maioria dos hóspedes que passam pelo nosso Programa de Controle do Estresse e Ansiedade apresentam distúrbios do sono. Por meio de uma avaliação clínica buscamos chegar à raiz de seus problemas. 

Você deseja mais qualidade de vida e saúde, mas não sabe como conseguir? Um centro especializado em Medicina do Estilo de Vida pode te ajudar. Faça sua reserva no Rituaali!  

E aí, gostou deste post os distúrbios do sono? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Referência:

  • https://jamanetwork.com/journals/jamaneurology/article-abstract/2783664

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Estamos felizes em anunciar que o Rituaali é um dos indicados ao prêmio de melhor spa do Brasil pelo World Spa Awards!

Esta é uma oportunidade incrível para sermos reconhecidos mundialmente,
e não podemos fazer isso sem você.
🏆 Melhor spa do Brasil

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.