Implementação de Novos Hábitos: Um Guia em 5 Passos

Hábitos
Descubra como transformar sua vida adotando novos hábitos saudáveis. Entenda a importância de identificar gatilhos negativos e como superá-los com estratégias eficazes.

Conteúdos

close up hand writing notebook 2

Introdução aos Hábitos: Definições e Importância

Hábito é uma escolha que em algum momento tomamos deliberadamente e depois fazemos sem pensar muito a respeito, porém continuamos fazendo, às vezes todos os dias (1).

O Caminho para Novos Hábitos: Estratégia e Compromisso

O processo de adoção de novos e bons hábitos requer estratégia, empenho, disposição, autoconhecimento e compreensão dos gatilhos que conduzem aos maus hábitos.

Desafios na Mudança de Comportamento

É preciso intenção, desejo genuíno, planejamento, e muitas vezes acompanhamento profissional. Muitas pessoas passam o decorrer de suas vidas querendo mudar alguns comportamentos e não obtém sucesso nessa mudança.

Benefícios dos Hábitos Saudáveis

A adoção de novos hábitos ou a mudança deles costuma ser complexa. Se ouve a respeito dos benefícios de alguns hábitos, como por exemplo os relacionados a alimentação, a prática de exercício físico e o sono de qualidade, no entanto, mesmo assim as pessoas não demonstram facilidade em colocar em prática essas mudanças.

Fatores para o Sucesso no Estilo de Vida Saudável

Em um estudo qualitativo sobre as condições que contribuem para adoção e manutenção do estilo de vida saudável a longo prazo, os autores concluíram que os seguintes fatores estão intimamente ligados à manutenção de hábitos que contribuem para uma boa saúde: o ambiente familiar; a possibilidade de escolher atividades físicas diversificadas na juventude; o ambiente social; a autonomia e a saúde mental (2).

Como incorporar novos hábitos e alcançar um estilo de vida saudável

Veja em 5 passos, como estruturar o processo de adesão e implementação dos hábitos.

Identificação e Motivação para a Mudança

Entenda porque você quer acrescentar um novo comportamento, quais as razões, motivos que levaram a essa decisão? Liste 5 motivos para a mudança, que sejam relevantes, profundos, que de fato te movam nos dias que não quiser praticar o novo hábito.

Especificação e Mensuração dos Objetivos

Defina uma meta que pode ser mensurada. Exemplo: Se for “ingerir mais água”, quanto de água você vai tomar por dia? Como vai medir?

Acessibilidade e Realismo na Escolha de Hábitos

Escolha algo que seja possível de realizar, que funcione dentro da sua rotina e realidade de vida. De preferência comece com pequenas mudanças, não tenha tanta ambição no início do processo, vá aos poucos.

Monitoramento e Sustentabilidade do Processo

Por quanto tempo você estará monitorando este processo de mudança? Lembre-se que no início é uma intenção, mas ainda não se tornou um hábito, precisa de maior esforço até que já faça parte da sua rotina e seja algo prazeroso de realizar.

Aplicando a Estratégia SMART nos Hábitos

Esses cinco passos são baseados na estratégia SMART (4), ela é muito utilizada para estruturar a realização de metas.

O Loop dos Hábitos: Deixa, Rotina e Recompensa

Todo hábito passa por um loop, formado por 3 etapas: deixa, rotina e recompensa.

Identificação e Quebra de Hábitos Ruins

Para a mudança de hábitos é muito importante a identificação destes gatilhos, assim, racionalmente o ciclo do hábito ruim é quebrado e você passa a ter alívio com boas rotinas e recompensas.

A Importância de Iniciar com Pequenas Mudanças

Lembre-se que é importante começar implementando um pequeno hábito de cada vez, assim as chances de manter e torná-lo sustentável serão maiores.

Valorizando as Pequenas Conquistas

Nunca subestime o poder das suas pequenas conquistas. Toda mudança no estilo de vida deve ser valorizada, independentemente dos resultados, ainda que possam parecer pequenos, com o tempo as mudanças vão se consolidando e aperfeiçoando (5).

Referências

  1. Duhigg, C. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Rio de Janeiro. Editora Objetiva, 1ª edição, 2012.
  2. COUTURE-WILHELMY, L.; CHAUBET, P.; GADAIS, T. Winning Conditions for the Adoption and Maintenance of Long-Term Healthy Lifestyles According to Physical Activity Students
  3. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 21, p. 11057, 2021.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. 10ª Conferência Global sobre Promoção da Saúde estabelece caminho para sociedades de bem-estar. Notícias e Artigos de 22 de dezembro de 2021. Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/en/noticias/2766-10-conferencia-global-sobre-promocao-da-saude-estabelece-caminho-para-sociedades-de-bem-estar
  5. Latham, G. The Reciprocal Effects of Science on Practice: Insights from the Practice and Science of Goal Setting. Canadian Psychology/Psychologie canadienne. 42. 1-11. 10.1037/h0086875, 2001.
  6. BRASIL. Ministério da Saúde. Quais são as principais recomendações para o tratamento da obesidade no SUS? Brasília, DF. 2023. Disponível em:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2023/quais-sao-as-principais-recomendacoes-para-o-tratamento-da-obesidade-no-sus

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.