Obesidade e Genética

Obesidade e genética

Conteúdos

dna representation collage

Descoberta Revolucionária na Luta Contra a Obesidade

Hoje, vamos explorar uma descoberta revolucionária na ciência, sobre obesidade e genética, que pode mudar a maneira como entendemos o ganho de peso

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego fizeram um avanço interessante, eles descobriram que um único gene pode ser a chave para impedir o ganho de peso, mesmo com uma dieta rica em gorduras.

O Papel das Mitocôndrias e a Pesquisa com Animais

Por meio de estudos com animais, esses pesquisadores perceberam como as mitocôndrias – nossas usinas de energia celular – falham em queimar gordura de forma eficiente quando comemos uma dieta gordurosa. Mas, ao deletar um gene específico, algo surpreendente aconteceu…

Os camundongos pararam de ganhar peso! Isso mesmo. Apesar de continuarem comendo alimentos ricos em gordura, eles se mantiveram magros.

Implicações para o Tratamento e Prevenção da Obesidade

Alan Saltiel, o pesquisador à frente do estudo, explica que esse gene é crucial na transição para a obesidade, abrindo portas para novos tratamentos e métodos de prevenção.

O estudo, publicado na revista Nature Metabolism, não só lança luz sobre os mistérios da obesidade, mas também promete novas terapias que poderiam nos proteger contra o ganho excessivo de peso

Os resultados são promissores, e os pesquisadores estão otimistas de que o mesmo mecanismo possa ser aplicado em humanos, abrindo um novo caminho na luta contra a obesidade.

Obesidade e Genética: Reflexão Sobre as Causas

No entanto, trago aqui algumas considerações. Se formos observar a população por volta da década de 1920, 30, nós não observamos um número expressivo de pessoas com sobrepeso e obesidade. Quase 100 anos depois, quando olhamos os dados epidemiológicos, países como os EUA, onde cerca de 65% da população está com sobrepeso e 40% com obesidade. No Brasil, 55% dos Brasileiro estão acima do peso e nos últimos 13 anos, segundo a ABESO, a obesidade cresceu 72%.

Mas o que aconteceu nesses quase 100 anos?

Nós passamos a ter um trabalho mais sedentário, a consumir mais alimentos processados e ultraprocessados, os índices de estresse, ansiedade e depressão aumentam exponencialmente, bem como a qualidade do nosso sono caiu nas últimas décadas. 

Estilo de Vida Saudável como Solução Fundamental

Será que a chave para combater a obesidade está em desenvolver tecnologias e medicamentos de alto custo, que sejam capazes de editar nossos genes ou precisamos rever nossos hábitos de estilo de vida que nos levaram a ter uma vida mais sedentária e a consumir alimentos mais processados.

Para combater a obesidade e as consequências que ela trás ao longo da vida, como infarto, diabetes, câncer e outras doenças associadas, precisamos fazer o básico. Vamos observar os povos longevos das Blue Zones, que vivem por mais de 100 anos, sem desenvolver essas doenças crônicas e sem ganhar peso em excesso. Podemos nos inspirar nos centenários, para promover um estilo de vida mais saudável e que faça sentido para você.

Esse é um novo mundo de possibilidades que se abre sobre a relação entre obesidade e genética!

E aí, o que você acha dessa descoberta?

Fonte: https://www.nature.com/articles/s42255-024-00978-0

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Estamos felizes em anunciar que o Rituaali é um dos indicados ao prêmio de melhor spa do Brasil pelo World Spa Awards!

Esta é uma oportunidade incrível para sermos reconhecidos mundialmente,
e não podemos fazer isso sem você.
🏆 Melhor spa do Brasil

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.