Ser vegetariano faz mal? Esclarecemos os mitos dessa alimentação!

comer antes e depois de treinar
Gostaria de ser vegetariano, mas ainda tem receio de optar por essa mudança? Desvende os principais mitos ao redor dessa alimentação!

Conteúdos

Adotado por diferentes razões, sendo que as principais são o respeito aos animais e a necessidade de uma vida saudável, ser vegetariano é um regime alimentar que se baseia no consumo de alimentos de origem vegetal, dispensando a ingestão de qualquer tipo animal, com ou sem uso de ovos e laticínios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, o número de adeptos a esse estilo de vida aumentou em 14% nos últimos anos, mas ainda há pessoas que acreditam que ser vegetariano faz mal.

Geralmente, esse pensamento se deve ao vegetarianismo ter uma alimentação restrita na visão de alguns, à ‘’estranheza’’, ao impacto que essa mudança gera nos círculos sociais e, acima de tudo, à desinformação. Afinal, já foi comprovado cientificamente que, quando seguido corretamente, esse regime alimentar traz inúmeros benefícios ao organismo humano, como redução dos riscos de doenças cardiovasculares e maior longevidade.

Gostaria de ser vegetariano, mas ainda tem receio de optar por essa mudança? Desvende, a seguir, os principais mitos ao redor dessa alimentação!

ser vegetariano

Mitos e Verdades | De como ser vegetariano

Nada substitui a carne? Mito.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os nutrientes que estão presentes na carne podem ser encontrados em diversos alimentos de origem vegetal. Os principais nutrientes, como proteínas, zinco e ferro, são obtidos por meio do grupo das leguminosas, que inclui lentilhas, feijão, fava, grão-de-bico, ervilha, soja e derivados.

Vegetarianos sofrem com a falta de nutrientes? Mito.

Assim como qualquer outra dieta, a vegetariana também necessita de equilíbrio entre os grupos de alimentos, como gordura, carboidrato, proteínas e fibras. A deficiência em nutrientes não é causada apenas pelo tipo de alimentação, mas também pelas características do metabolismo do indivíduo e da microbiota intestinal na absorção de nutrientes.

Entre as deficiências mais comuns, estão a de vitamina B12 e ferro, que acometem tanto os vegetarianos quanto os onívoros, ou seja, quem come de tudo. A maior fonte de B12 são os alimentos provenientes de animais, mas é possível encontrar produtos fortificados com essa vitamina exclusivamente para vegetarianos, como iogurte e queijo de soja, cereais, bebidas energéticas e extratos de leveduras.

Não existem muitas opções de alimentos para vegetarianos? Mito.

Em muitos casos, a alimentação vegetariana está associada a refeições monótonas e repetitivas, mas isso não é verdade, uma vez que há uma grande variedade de alimentos disponíveis para a pessoa que pensa em ser vegetariano, o que faz com que essa dieta possa até ser mais diversificada.

No seu cotidiano, você tem, à sua disposição, um amplo leque de opções em leguminosas, hortofrutícolas e cereais integrais que possibilitam muitas combinações de sabores e texturas, mantendo a monotonia bem longe do seu prato.

Gestantes não podem seguir a dieta vegetariana? Mito.

A gestação é um período que exige um consumo maior de nutrientes, mas isso não necessariamente está relacionado aos alimentos de origem animal. Um estudo realizado pela Academy of Nutrition and Dietetics e American Dietetic Association — entidades que são referência em nutrição — apontou que não há contraindicações da dieta vegetariana ou vegana para grávidas.

Para garantirem que seu organismo e o bebê recebam todos os nutrientes necessários, as gestantes devem seguir uma dieta prescrita por um nutricionista.

Todo vegetariano tem anemia? Mito.

Apesar de o consumo de ferro estar muito atrelado à carne vermelha, não é verdade que os vegetarianos estão mais propensos a ter anemia. Isso porque o alimento animal pode ser substituído por cereais integrais, leguminosas e legumes de cor verde escura, que são ricos em ferro.

Para que o organismo absorva o ferro com maior facilidade, o ideal é combinar esse nutriente com alimentos que são fontes de vitamina C e evitar tomar chá ou café durante a refeição.

E aí, esclareceu as suas dúvidas? A ideia de que ser vegetariano faz mal já pode ser descartada, pois trata-se de uma dieta saudável e benéfica para o organismo humano. Todavia, investir em uma alimentação equilibrada e capaz de suprir todas as suas necessidades nutricionais é essencial.

E aí, gostou deste post os mitos de ser vegetariano? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Referência:

  • https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,fim-do-mito-vegetarianismo-ou-veganismo-na-gravidez-fazem-bem-para-mae-e-bebe,70001652095

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.