Adotado por diferentes razões, sendo que as principais são o respeito aos animais e a necessidade de uma vida saudável, ser vegetariano é um regime alimentar que se baseia no consumo de alimentos de origem vegetal, dispensando a ingestão de qualquer tipo animal, com ou sem uso de ovos e laticínios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, o número de adeptos a esse estilo de vida aumentou em 14% nos últimos anos, mas ainda há pessoas que acreditam que ser vegetariano faz mal.
Geralmente, esse pensamento se deve ao vegetarianismo ter uma alimentação restrita na visão de alguns, à ‘’estranheza’’, ao impacto que essa mudança gera nos círculos sociais e, acima de tudo, à desinformação. Afinal, já foi comprovado cientificamente que, quando seguido corretamente, esse regime alimentar traz inúmeros benefícios ao organismo humano, como redução dos riscos de doenças cardiovasculares e maior longevidade.
Gostaria de ser vegetariano, mas ainda tem receio de optar por essa mudança? Desvende, a seguir, os principais mitos ao redor dessa alimentação!
Mitos e Verdades | De como ser vegetariano
Nada substitui a carne? Mito.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os nutrientes que estão presentes na carne podem ser encontrados em diversos alimentos de origem vegetal. Os principais nutrientes, como proteínas, zinco e ferro, são obtidos por meio do grupo das leguminosas, que inclui lentilhas, feijão, fava, grão-de-bico, ervilha, soja e derivados.
Vegetarianos sofrem com a falta de nutrientes? Mito.
Assim como qualquer outra dieta, a vegetariana também necessita de equilíbrio entre os grupos de alimentos, como gordura, carboidrato, proteínas e fibras. A deficiência em nutrientes não é causada apenas pelo tipo de alimentação, mas também pelas características do metabolismo do indivíduo e da microbiota intestinal na absorção de nutrientes.
Entre as deficiências mais comuns, estão a de vitamina B12 e ferro, que acometem tanto os vegetarianos quanto os onívoros, ou seja, quem come de tudo. A maior fonte de B12 são os alimentos provenientes de animais, mas é possível encontrar produtos fortificados com essa vitamina exclusivamente para vegetarianos, como iogurte e queijo de soja, cereais, bebidas energéticas e extratos de leveduras.
Não existem muitas opções de alimentos para vegetarianos? Mito.
Em muitos casos, a alimentação vegetariana está associada a refeições monótonas e repetitivas, mas isso não é verdade, uma vez que há uma grande variedade de alimentos disponíveis para a pessoa que pensa em ser vegetariano, o que faz com que essa dieta possa até ser mais diversificada.
No seu cotidiano, você tem, à sua disposição, um amplo leque de opções em leguminosas, hortofrutícolas e cereais integrais que possibilitam muitas combinações de sabores e texturas, mantendo a monotonia bem longe do seu prato.
Gestantes não podem seguir a dieta vegetariana? Mito.
A gestação é um período que exige um consumo maior de nutrientes, mas isso não necessariamente está relacionado aos alimentos de origem animal. Um estudo realizado pela Academy of Nutrition and Dietetics e American Dietetic Association — entidades que são referência em nutrição — apontou que não há contraindicações da dieta vegetariana ou vegana para grávidas.
Para garantirem que seu organismo e o bebê recebam todos os nutrientes necessários, as gestantes devem seguir uma dieta prescrita por um nutricionista.
Todo vegetariano tem anemia? Mito.
Apesar de o consumo de ferro estar muito atrelado à carne vermelha, não é verdade que os vegetarianos estão mais propensos a ter anemia. Isso porque o alimento animal pode ser substituído por cereais integrais, leguminosas e legumes de cor verde escura, que são ricos em ferro.
Para que o organismo absorva o ferro com maior facilidade, o ideal é combinar esse nutriente com alimentos que são fontes de vitamina C e evitar tomar chá ou café durante a refeição.
E aí, esclareceu as suas dúvidas? A ideia de que ser vegetariano faz mal já pode ser descartada, pois trata-se de uma dieta saudável e benéfica para o organismo humano. Todavia, investir em uma alimentação equilibrada e capaz de suprir todas as suas necessidades nutricionais é essencial.
E aí, gostou deste post os mitos de ser vegetariano? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!
Referência:
- https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,fim-do-mito-vegetarianismo-ou-veganismo-na-gravidez-fazem-bem-para-mae-e-bebe,70001652095