Conheça 5 alimentos que ajudam a combater o estresse

Você sabia que a alimentação pode te ajudar a aliviar os sintomas do estresse? Confira quais alimentos são os mais indicados para essa função!

Conteúdos

Ao falarmos em ter uma alimentação saudável, quais são as primeiras coisas que vêm a sua cabeça? Você provavelmente vai relacionar ao emagrecimento, ao ganho de massa muscular, ao cuidado com doenças físicas. Mas você sabia que a alimentação também tem influência na sua mente? Isso mesmo!

Existem alguns alimentos que ajudam a combater o estresse de forma natural. Abaixo, nós listamos cinco deles! Que tal incluir no cardápio? Continue a leitura!  

combater o estresse

Veja os alimentos que ajudam a combater o estresse

Você já recorreu a algum alimento para tentar “curar” um quadro de estresse e/ou de ansiedade?

Isso é bem normal e tem uma explicação científica: durante os momentos de estresse, o corpo tenta controlar esse quadro liberando cortisol na corrente sanguínea. Essa substância tem um alto teor de açúcar, o que causa a liberação de serotonina, desacelerando os batimentos cardíacos e oferecendo uma sensação de prazer e relaxamento.

Em meio a isso, muita gente recorre a hábitos alimentares ruins, como o consumo de açúcares e gordura para garantir a mesma serotonina do cortisol. É essencial, porém, buscar alternativas saudáveis para combater o estresse.

1) Banana

A banana oferece nutrientes que estimulam a produção de serotonina, ajudando a combater o estresse. Ela é rica em vitamina B6, assim como em triptofano — aminoácido essencial utilizado pelo cérebro para produzir a serotonina. Além de seu valor nutricional, essa fruta é bastante saborosa, podendo ser consumida de diversas formas e em inúmeros horários.

2) Chás

Os chás são ótimos para tomar no frio, ajudando o corpo a se manter quente e reduzindo a sensação constante de fome tão comum nessa época. Como se não bastasse, alguns são ótimos para acalmar, ajudando a lidar com o estresse. Entre os principais estão o de erva-cidreira, de passiflora, de camomila, de maracujá e de alecrim.

3) Cacau

O cacau também consiste em um alimento rico em triptofano, ajudando no processo de acalmamento. O ideal é que ele seja consumido em conjunto com outras frutas, como a maçã e a própria banana.

4) Amêndoas

As amêndoas têm uma lista interessante de nutrientes, como vitamina B2 e E, zinco e magnésio, que são muito eficientes na produção de serotonina, contribuindo assim para combater o estresse e aumentar os níveis no corpo. A dica, então, é comer um punhado ao dia, mas sem exagerar, já que as amêndoas apresentam um valor calórico maior.

5) Laranja

Conhecida como fonte de vitamina C, a laranja também oferece magnésio, potássio e cálcio. Ela ajuda na redução do cortisol após picos de estresse e evita que esse hormônio fique no corpo, algo capaz de aumentar os índices de açúcar no organismo e auxiliar no ganho de peso.

Veja dicas gerais sobre como reduzir o estresse

Assim como a relação entre alimentação e combater o estresse, há outros fatores que têm ligação direta com esse mal. Não há uma fórmula mágica para se livrar da doença, mas vale a pena adotar um conjunto de hábitos saudáveis.

O que mais influencia no surgimento do estresse é um estilo de vida desregrado, incluindo a má alimentação, sono ruim, sedentarismo, gestão ruim de problemas pessoais e outras questões corriqueiras.

É preciso reformular todos as práticas rotineiras, adequando a vida a um modelo mais saudável. Entre as principais mudanças, você precisa dar atenção especial aos seguintes pontos:

Você está buscando novos hábitos e um replanejamento para viver melhor? A Rituaali pode lhe ajudar! Somos um centro de medicina focado em estilo de vida saudável. Faça sua reserva e saiba mais!

E aí, gostou deste post sobre os alimentos que ajudam a combater o estresse? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.